O Instagram se tornou uma rede social obrigatória para quem deseja melhorar os seus resultados, conquistar novos clientes e estabelecer uma melhor conexão com os seus seguidores.

Além de alcançar uma maior popularidade, conseguir um melhor engajamento no Instagram é fundamental para crescer na rede, promover o seu negócio e aumentar a sua visibilidade.

No entanto, quando o assunto é vendas, uma das melhores alternativas para os empreendedores é o Instagram, visto que a plataforma é uma das redes que mais crescem no mundo e 87% dos consumidores utilizam o Instagram para fazer compras online de acordo com pesquisas do site da Opinion Box.

Por isso, é essencial criar e estabelecer estratégias para crescer Instagram e promover a sua empresa, aproveitando todo o potencial dessa rede social para crescer Instagram.

Pensando nisso, preparamos um artigo com as melhores estratégias e mais eficazes para crescer Instagram e fazer da sua rede social um sucesso.

As 10 melhores estratégias de como conseguir crescer Instagram

crescer Instagram

  • Fortaleça sua presença na rede;
  • Publique vídeos;
  • Compre seguidores;
  • Crie um perfil atrativo;
  • Utilize os stories diariamente;
  • Verifique suas métricas;
  • Humanize sua marca;
  • Faça parcerias;
  • Seja inovador;
  • Posicione a sua marca.

Fortaleça sua presença na rede

Sabemos que para crescer Instagram e aumentar os seguidores brasileiros é essencial manter a sua presença ativa na rede, além de ser uma forma de melhorar a credibilidade do seu negócio, fortalecer a sua presença pode aumentar o seu alcance e consequentemente melhorar a imagem da sua empresa.

O Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso é necessário trabalhar a sua imagem e a qualidade dos seus conteúdos, ou seja, é importante publicar diariamente no seu perfil, interagir com seus seguidores e manter a estética do seu feed atrativa.

Portanto, lembre-se que é fundamental estar atento a todas as tendências do marketing, posicionar a sua marca e possuir uma forte presença no Instagram para te ajudar a  construir a sua marca e aumentar a sua autoridade na rede.

Publique vídeos

crescer Instagram

 

Apesar do  objetivo inicial do Instagram ser o compartilhamento de fotos, nos últimos anos os vídeos ganharam um enorme destaque na rede.

Até porque atualmente os vídeos possuem muito mais engajamento do que conteúdos em fotos, simplesmente por ser um tipo de recurso atrativo, criativo e por incentivar a interação do público através de comentários ou compartilhamentos.

Sendo assim, invista IGTV, lives e reels para melhorar o seu alcance, entretanto nem sempre é fácil possuir um maior alcance e aumentar o engajamento através do reels.

Por isso,  uma excelente forma de aumentar a visibilidade do reels é utilizar os melhores filtros, músicas em alta, seguir as tendências e principalmente criar conteúdos de qualidade.

Sendo assim, invista em diferentes formatos de vídeos e lembre-se que os vídeos estão crescendo cada vez mais e é fundamental buscar formas de inovar e de envolver o seu público no Instagram.

Compre seguidores

Apesar de ser uma estratégia bastante utilizada por influenciadores digitais e por pessoas que desejam crescer Instagram, algumas pessoas ainda possuem dúvidas se essa é uma estratégia eficaz.

Se o seu intuito é crescer de forma rápida e prática no Instagram, comprar seguidores é uma das melhores formas de alcançar o sucesso na rede, entretanto uma das dúvidas mais frequentes da maioria dos usuários é se essa estratégia é segura e se realmente vale a pena.

Além de ser totalmente segura, comprar seguidores traz credibilidade, parcerias e economia e é uma prática sigilosa, ou seja, quando feita em sites que possuem credibilidade, segurança, qualidade e trabalham com seguidores reais e brasileiros.

É necessário se atentar e ter atenção quando for adquirir essa prática, até porque existem diversos sites fakes que trabalham que prometem o serviço e não entregam ou entregam seguidores falsos que podem ser totalmente prejudiciais para a sua conta.

Por isso, é importante fazer uma boa avaliação dos sites que será realizada essa prática e verificar se o site possui atendimento ao cliente, se possuem seguidores reais e brasileiros, se possuem anos no mercado, total sigilo e principalmente segurança.

Crie um perfil atrativo

Criar um perfil atrativo no Instagram é essencial para expandir ao seu alcance, aumentar as suas curtidas e principalmente despertar o interesse do público.

Além disso, um perfil bem construído chama a atenção dos seus seguidores e melhora o resultado do seu negócio, por isso, é importante utilizar imagens de qualidade, conteúdos de relevância, escolher uma estética para o seu feed, manter a sua bio organizada e destacar os seus serviços ou produtos nos destaques.

Utilize os stories diariamente

Os stories são uma excelente forma de melhorar o engajamento do seu perfil e atrair novos públicos e de acordo com o site MLabs cerca de 37% dos perfis comerciais utilizam os stories.

Sendo assim, é fundamental que a sua empresa esteja  presente no Instagram, mantenha a biografia organizada, publique conteúdos atrativos  e utilize todos os recursos que os stories tem a oferecer, como: caixa de perguntas, enquetes, filtros personalizados, sticker, boomerangs, localização, links, emojis e efeitos nos vídeos.

Portanto, invista nos stories para melhorar ainda mais o seu engajamento e dar destaque ao seu conteúdo.

Verifique suas métricas

Uma das melhores formas de não flopar no Instagram e crescer na plataforma é analisar as suas métricas.

No entanto, para ter acesso às suas métricas é você precisa possuir um perfil comercial e mudar a sua conta para empresa para ter acesso ao Instagram insights, depois basta ir até o painel profissional e verificar a sua atividade e o desempenho das suas publicações.

Vale ressaltar que é imprescindível sempre verificar as suas métricas para saber o que os seus seguidores mais gostam e consomem no seu perfil.

Além disso, com o Instagram insights é possível visualizar quais publicações obtiveram um maior alcance, contas alcançadas, a quantidade de visitas no perfil, publicações mais relevantes, horário em que seus seguidores estão ativos entre diversas outras informações do seu público.

Contudo, no geral os insights servem para melhorar o seu alcance e ajudar a melhorar a sua estratégia de marketing, ou seja, se algum determinado conteúdo recebeu mais curtidas engajamento significa que os seus seguidores gostaram desse tipo de conteúdo.

Sendo assim, poste mais desse conteúdo e veja se os seus seguidores continuam gostando e interagindo com a sua publicação que suas métricas

Humanize sua marca

Humanizar a sua marca no Instagram pode te ajudar a estabelecer um relacionamento mais profundo e emocional com os seus usuários, gerando uma maior credibilidade e fidelidade com os seguidores. Sem contar que uma marca humanizada consegue transmitir mais empatia, valor e gerar uma maior satisfação diante os seus clientes.

Por isso, é importante investir nas dores e solucionar os problemas dos seus seguidores, mostrar os bastidores da sua empresa, aparecer nos stories, investir em um atendimento personalizado e acessível.

Isso significa que é necessário interagir com seus seguidores, respondê-los seja no direct ou por comentários e não esqueça de publicar vídeos de depoimentos dos seus clientes falando sobre a sua marca, tudo isso contribui para crescer Instagram e fortalecer o vínculo com sua audiência.

Faça parcerias

Fazer parcerias tanto com influenciadores digitais ou com marcas é fundamental, outrossim uma forma de melhorar o engajamento do seu Instagram, é uma maneira de gerar confiança e atrair potenciais clientes para o seu perfil, contribuindo para crescer Instagram.

Quando o assunto é criar parcerias com influenciadores digitais é importante analisar e identificar qual é o influenciador ideal para estabelecer uma parceria, ou seja, é necessário escolher um influenciador que se alinhe à sua marca e que possa ajudá-lo a alcançar o seu potencial cliente.

Sabemos que é essencial estabelecer uma forte presença no Instagram, e as marcas estão cada vez mais em busca de influenciadores digitais para expandir o seu alcance e crescer Instagram.

Extremamente benéfico para o seu negócio, fazer parcerias tanto com influenciadores ou outras marcas traz uma maior credibilidade para a sua empresa, até porque a grande maioria dos usuários do Instagram consomem produtos que são indicados por influenciadores.

É muito importante aplicar essa estratégia eficaz no seu negócio para fortalecer a sua presença e aumentar a sua autoridade na rede.

Seja inovador

A partir do momento que cria um negócio no Instagram, é preciso ter em mente que você deve assumir riscos, pensar fora da caixa e principalmente sair da sua zona de conforto.

Isso significa que você deve manter o seu crescimento de forma contínua, por isso é essencial se destacar diante a concorrência, ou seja, pense fora da caixa, seja inovador e transforme uma ideia em solução e saia do mesmo.

Inovar é transmitir algo novo, é criar conteúdos diversificados para manter a sua audiência engajada e interessada no seu negócio, busque referências, pesquise tendências do mercado, concentre-se nas necessidades dos clientes e sempre verifique as novas as mudanças do mercado.

Posicione a sua marca

Posicionamento de uma marca é basicamente estar no topo de um determinado segmento, ou seja, é mostrar o que a sua marca tem de diferencial entre os demais.

Ex: A  Pepsi possui o posicionamento de segunda opção e até a própria marca reconhece, a partir disso que a Pepsi criou a propaganda “Só tem Pepsi, pode ser”?

A partir desse posicionamento, a Pepsi alavancou novas vendas e é considerada a maior concorrente da Coca-Cola.

Sendo assim, as pessoas gostam de marcas que se posicionam seja em relação a preço, benefício ou diferencial é essencial que a sua marca se posicione, pois além de ser uma forma de atrair novos seguidores, é uma maneira de crescer Instagram e se destacar diante a concorrência.

Como manipular o algoritmo a seu favor?

crescer Instagram

Um dos principais fatores que influenciam o algoritmo no Instagram são a popularidade do conteúdo, interações recentes, dia e horário, relação de proximidade, localização e temas semelhantes.

Para manipular o algoritmo a seu favor, é necessário incentivar os seus seguidores a comentarem, já que os comentários são uma métrica valiosíssima e precisam ser estimulados.

Publicar conteúdos de valor para impulsionar o engajamento e, consequentemente, aproximar os usuários da sua marca é muito importante.

Portanto, publique fotos de qualidade nos melhores horários, pois a qualidade é um dos fatores que influenciam o algoritmo a entregar o seu conteúdo para mais pessoas, responda rapidamente aos comentários e utilize todos os novos recursos para chamar a atenção dos seus seguidores e, assim, utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor e, consequentemente, crescerInstagram.

Aprenda a melhorar o seu engajamento em 3 passos

crescer Instagram

  1. Diversifique os seus conteúdos no Instagram;
  2. Seja constante nas suas publicações;
  3. Publique os seus conteúdos nos melhores horários.

Diversifique os seus conteúdos no Instagram

Se você busca crescer Instagram, é necessário focar em estratégias que melhorem o engajamento dos seus seguidores.

Um dos passos cruciais para alcançar esse objetivo é diversificar os conteúdos que você compartilha na plataforma, isso envolve a criação de uma variedade de tipos de conteúdo, como fotos criativas, vídeos informativos, histórias envolventes, carrosséis informativos, entre outros.

A diversificação mantém o interesse dos seguidores, mantendo-os engajados.

Deve – se utilizar hashtags relevantes para aumentar as visitas ao seu perfil, alcançando um público mais amplo e atraindo novos seguidores interessados no seu conteúdo.

Por fim, para garantir um engajamento limpo e autêntico, é importante saber sobre como achar determinadas contas e  manter um relacionamento genuíno com seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens, e usando a função restringir para lidar com interações negativas, contribui para um crescimento mais saudável no Instagram.

Ao seguir essas práticas, você estará no caminho certo para crescer Instagram e construir uma presença sólida na plataforma.

Seja constante nas suas publicações

A constância nas publicações desempenha um grande poder para crescer Instagram. Manter um calendário regular de postagens ajuda a manter seus seguidores  interessados no seu conteúdo.

Ao publicar com consistência, você cria expectativa entre seus seguidores, fazendo com que voltem regularmente ao seu perfil em busca de novas atualizações.

Essa frequência de postagens também sinaliza para o algoritmo do Instagram que sua conta é ativa e relevante, aumentando suas chances de alcançar um público mais amplo e aumentando as chances de crescer Instagram.

Seja constante nas suas publicações para crescer Instagram e construir uma presença sólida nessa rede social.

Publique seus conteúdos nos melhores horários

Não é novidade que publicar seu conteúdo nos melhores horários é mais uma das estratégias cruciais para crescer Instagram. Entender o momento em que a maioria dos seus seguidores está ativa na plataforma aumenta o alcance e o engajamento das suas postagens.

Isso pode variar de acordo com o seu público-alvo e nicho, por isso é importante fazer testes e analisar as métricas para identificar os horários mais eficazes para suas publicações.

Ao escolher os momentos ideais, você maximiza a probabilidade de que suas postagens sejam vistas e interagidas, ajudando a impulsionar seu crescimento no Instagram e a aumentar a visibilidade do seu perfil.

Conclusão

Em suma, crescer Instagram é fundamental para o sucesso do seu perfil e do seu negócio, por isso é importante colocar todas as nossas estratégias acima em prática e sempre verificar as suas métricas no Instagram insights para melhorar os resultados da sua empresa e se tornar referência no mercado.