Acompanhar todas as novas expressões e gírias da internet muitas vezes pode causar um pouco de bagunça na nossa mente, afinal são tantas gírias e expressões que acabamos ficando um pouco perdidos.

No entanto, por ser uma das redes sociais mais populares e engajadas, muitas pessoas querem está por dentro das gírias e possuir um perfil de sucesso no Instagram para não flopar no Instagram.

Atualmente uma das gírias mais utilizadas na internet é o flopar, entretanto apesar de fazer tanto sucesso, muitas pessoas possuem dúvidas do que realmente significa e acabam até utilizando fora de contexto.

Por isso, para te auxiliar a entender o que é flopar, trouxemos um artigo para explorar a origem da palavra e de como não flopar no Instagram em 2023

O que significa não flopar no Instagram?

Muitas pessoas tem dúvida do que significa não  flopar no Instagram, e como não cometer esse erro, então vamos por partes:

A palavra Flopar surgiu da expressão to flop, que significa falhar ou fracassar e a partir disso deu origem à expressão flopar.

Até porque um toque brasileiro pode fazer toda a diferença nas expressões, não é mesmo? Convenhamos, o jeito brasileiro de modificar as palavras torna tudo melhor.

Atualmente flopar se popularizou na internet e significa ter uma publicação, conteúdo ou ação que não obteve o sucesso esperado e acabou gerando reações negativas.

No geral, a palavra flopar é muito utilizada com conteúdos fracassados, poucas visualizações como comentários e curtidas.

No entanto, com tanto sucesso a palavra hoje em dia é utilizada até em programas de tv que tiveram pouca audiência e não atingiram os seus objetivos.

Além disso, alguns usuários  acabam utilizando o flopar para se referir a algum conteúdo na internet que é considerado sem graça ou que tiveram poucas interações.

Portanto, o termo é utilizado por diversos fatores no Instagram sendo o seu principal quando algum usuário não consegue atingir o objetivo da sua postagem e acaba se frustrando, como por exemplo: conteúdo com poucas curtidas, reels com poucas visualizações, caixa de perguntas nos stories sem interações e poucos seguidores em seu Instagram.

Como não flopar no Instagram em 2023?

como não flopar no Instagram

Um dos primeiros passos para não flopar no Instagram é saber quem é o seu público alvo, pois quando se tem um público alvo definido é muito mais fácil você criar conteúdos relevantes direcionados para essa audiência.

Depois de definir o seu público, chegou a hora de criar conteúdos de qualidade e de valor para os seus seguidores, sendo assim invista tempo e principalmente dedicação, pois a qualidade e a relevância é um dos principais motivos que fideliza o seu público e incentiva as interações.

Após publicar conteúdos relevantes no seu Instagram, é necessário acompanhar suas métricas para saber se está obtendo resultados positivos.

Para entender o que está funcionando ou não, verifique o Instagram insights e analise as informações dos seus seguidores como alcance das suas publicações e conteúdos que mais tiveram engajamento.

Além de ser uma forma de avaliar as suas métricas, isso ajudará a melhorar as suas estratégias de marketing e assim evitar que o seu conteúdo flope no Instagram.

5 Dicas para não flopar no Instagram

não flopar no Instagram

Essas dicas são essências para não flopar no Instagram, pois além de criar uma organização para si, você também consegue mostrar ao algoritmo do Instagram que você tem tudo o que você precisa traçado, com planejamento prévio, fazendo ele aumentar seu engajamento gradualmente.

  1. Planeje o seu conteúdo com antecedência;
  2. Seja consistente na rede;
  3. Atente-se aos horários de postagens;
  4. Interaja com seus seguidores;
  5. Produza conteúdos relevantes e originais.

Planeje o seu conteúdo com antecedência

Após definir o seu público alvo, você precisa criar um calendário e definir tudo que será publicado ao longo da semana.

Além de ser um passo importante e essencial, planejar o conteúdo com antecedência pode otimizar o seu tempo, ou seja, pode te ajudar a se concentrar em outras tarefas.

Contudo, para garantir um melhor planejamento uma boa dica é analisar os insights e verificar qual conteúdo o seu público mais consome.

Depois estruture o seu planejamento direcionando para conteúdos que atraiam o seu público e incentive-os a interagir com as suas postagens.

Feito isso, não esqueça de ser presente na rede e publicar com uma certa frequência, lembre-se qualidade vale mais do que quantidade, por isso foque primeiro em planejar o seu conteúdo e depois crie um calendário para ter controle do que será publicado durante a semana.

Seja consistente na rede

A consistência é fundamental para pessoas que trabalham com redes sociais, sabemos que trabalhar com o Instagram às vezes pode ser frustrante, com queda de engajamento, perda de seguidores ou até mesmo falta de criatividade para publicar conteúdos diários.

No entanto, desistir não é o caminho e só irá atrasar o seu processo,  por isso é necessário ser consistente no Instagram, manter sua presença ativa e manter uma frequência em suas postagens para não flopar o seu conteúdo e assim aumentar o seu engajamento na rede.

Atente-se aos horários de postagens

Saber o horário em que os seus seguidores estão ativos no Instagram é essencial para o seu sucesso, até porque de nada adianta você publicar um conteúdo às 15:00 horas da tarde ou às 00:00.

Pois são horários em que não possuem muito engajamento na rede, às 15:00 horas em dia de semana a maioria dos usuários estão em horário de trabalho e ás 00:00 estão dormindo.

Por isso, é importante sempre que for publicar um conteúdo verificar o Instagram insights, pois ele funciona como uma base para saber o melhor horário e dia que você deve postar os seus conteúdos para melhorar a visibilidade da sua publicação.

Além disso, você pode utilizar o insights para descobrir o melhor horário para postar os reels e para melhorar o engajamento e o alcance do seu vídeo.

Interaja com seus seguidores

Interagir com os seus seguidores, além de ser uma forma de aumentar o seu engajamento, é uma maneira de não flopar o seu conteúdo.

É necessário ter em mente que a interação é um dos fatores que fidelizam o seu público e é uma excelente forma de se conectar e estabelecer uma proximidade com os seus seguidores.

Sendo assim, não deixe de interagir com seu público, seja através de mensagens no direct, comentários, caixa de perguntas nos stories ou por enquetes nos stories.

Produza conteúdos relevantes e originais

Produzir conteúdos relevantes é indispensável para crescer, não flopar no Instagram e melhorar a credibilidade do seu perfil.

Sendo assim, aposte em conteúdos originais, os melhores filtros, dicas, tutoriais e carrosséis e não utilize termos que já estão fora de moda, como o forever alone e o pisa menos.

Invista em qualidade, relevância e originalidade para chamar a atenção dos seus seguidores, fidelizá-los e assim aumentar a sua autoridade na rede.

Como viralizar no reels do Instagram?

não flopar no Instagram

Se o seu desejo é aumentar visualizações no reels, basta seguir essas dicas:

  • Utilize hashtags para impulsionar o seu vídeo ( as hashtags possuem um enorme poder para viralizar os seus vídeos e para impulsionar o seu conteúdo, sendo assim, para alcançar novos públicos, utilize hashtags mais populares caso queira expandir o seu alcance ou utilize hashtags mais específicas para segmentar o seu conteúdo)

 

  • Mantenha uma boa qualidade nos seus reels ( vídeos com baixa qualidade tendem a possuir um baixo engajamento e o algoritmo não entrega o seu conteúdo, por isso é necessário criar vídeos com uma boa qualidade para atrair mais seguidores, não flopar e aumentar o engajamento do seu perfil)

 

  • Utilize áudios em alta ( Utilizar áudios em alta além de ser uma maneira de melhorar a visibilidade do seu perfil, pode melhorar a experiência do seu público, pois um áudio bem escolhido  pode ajudar a adicionar um contexto e tornar o seu vídeo ainda mais atrativo e envolvente)

Como saber se meu reels flopou?

Um dos principais motivos que podem flopar o seu reels é publicar vídeos com a marca d’água do tik tok, com baixa qualidade e sem relevância.

Até porque o Instagram pune conteúdos que não possuem qualidade, marca d’água de outros aplicativos levando a queda de engajamento e a diminuição do seu alcance.

Sendo assim, para captar mais seguidores brasileiros para o seu perfil, seja relevante e não utilize legendas  muito longas, pois os reels são famosos por ser vídeos curtos, atrativos e envolventes e adicionar legendas muito longas podem acabar fazendo com que os usuários percam o interesse

Um outro fator que pode flopar o seu vídeo reels é não utilizar hashtags segmentadas do seu nicho e encher o vídeo de hashtags muito  genéricas.

Portanto para não flopar o seus reels utilize chamadas atrativas, poucas hashtags segmentadas que sejam direcionadas para o seu nicho e não recicle vídeo do tik tok

Como produzir conteúdos de qualidade que dão audiência ?

Como saber se meu reels flopou?

Um dos principais motivos que podem flopar o seu reels é publicar vídeos com a marca d’água do tik tok, com baixa qualidade e sem relevância.

Até porque o Instagram pune conteúdos que não possuem qualidade, marca d’água de outros aplicativos levando a queda de engajamento e a diminuição do seu alcance.

Sendo assim, para captar mais seguidores para o seu perfil, seja relevante e não utilize legendas  muito longas, pois os reels são famosos por ser vídeos curtos, atrativos e envolventes e adicionar legendas muito longas podem acabar fazendo com que os usuários percam o interesse

Um outro fator que pode flopar o seu vídeo reels é não utilizar hashtags segmentadas do seu nicho e encher o vídeo de hashtags muito  genéricas.

Portanto para não flopar o seus reels utilize chamadas atrativas, poucas hashtags segmentadas que sejam direcionadas para o seu nicho e não recicle vídeo do tik tok 

Como produzir conteúdos de qualidade que dão audiência ?

não flopar no Instagram

O primeiro passo é saber quais são os interesses do seu público, ou seja, você pode abrir uma caixinha de perguntas nos stories perguntando o que os seus seguidores gostariam de ver no seu perfil.

Caso você tenha um negócio, incentive a interação dos seus seguidores sobre os seus produtos e serviços e  lembre-se que os usuários estão sempre em busca de novidades, relevância e qualidade.

Por isso, é importante restringir público indesejado e criar uma boa estratégia para achar contas de qualidade para produzir conteúdos de qualidade, até porque a estratégia é uma parte fundamental do sucesso do seu Instagram e deve ser feito com um bom planejamento.

Sendo assim, não esqueça de experimentar outros formatos, como: carrossel, reels e stories, utilizar uma boa  câmera  com qualidade, boa iluminação e arrasar na produção do seu conteúdo.

Como descobrir se a minha conta está flopada?

O principal método para saber se a sua conta está flopada é verificar o Instagram insights, e analisar o número de alcance das suas postagens nos últimos dias.

Depois analise a sua taxa de engajamento, verifique as curtidas nas últimas publicações, comentários e compare com outros dias, se estiver baixo é um indício que o seu conteúdo não está agradando o público.

Sendo assim, é hora de mudar a estratégia e focar em conteúdos que chamam a atenção do público e são atrativos e agregam algum valor para os seus seguidores.

5 motivos mais recorrentes que fazem a conta do Instagram flopar

Aqui estão cinco motivos que podem fazer uma conta no Instagram “flopar” ou não obter o sucesso esperado:

1. Conteúdo de baixa qualidade

A qualidade do conteúdo é fundamental para atrair seguidores e engajamento. Se as fotos, vídeos ou outros tipos de conteúdo publicados na conta forem de baixa qualidade, desinteressantes ou pouco relevantes para o público-alvo, é provável que a conta não atraia muita atenção.

2. Falta de consistência na postagem

Uma conta no Instagram precisa ter uma programação consistente de postagens. Se a conta não tem uma frequência regular de publicações, ou se passa longos períodos sem atualizações, é difícil manter a atenção e o interesse dos seguidores.

3. Falta de interação com os seguidores

O Instagram é uma plataforma social e a interação é fundamental para construir uma comunidade engajada. Se a conta não responde aos comentários, não interage com os seguidores ou não demonstra interesse nas interações, as pessoas podem perder o interesse e deixar de seguir.

4. Uso inadequado de hashtags

As hashtags são importantes para aumentar a visibilidade das postagens e alcançar um público mais amplo. No entanto, se a conta usa hashtags irrelevantes, excessivas ou de baixa qualidade, pode parecer spam ou desinteressante para os usuários, o que resulta em menos visibilidade e engajamento.

5. Falta de diferenciação

No Instagram, é importante se destacar da concorrência. Se a conta não oferece um conteúdo único, criativo ou diferenciado em relação a outras contas do mesmo nicho, contribuindo para a falta de visitas ao perfil que  pode ser difícil atrair seguidores e obter sucesso na plataforma.

É importante lembrar que o sucesso no Instagram pode variar de acordo com o nicho, público-alvo e objetivos da conta. É essencial analisar as métricas e ajustar a estratégia conforme necessário para alcançar melhores resultados.

Como aumentar o meu engajamento e público no Instagram?

Capriche nas imagens;

As imagens da sua página é um fator muito importante para o engajamento elas conquistam mais curtidas, pois indicam para o algoritmo o nível de interesse e interação dos usuários com o seu conteúdo.

Invista em seguidores;

Os seguidores são a base do Instagram, através deles que a plataforma consegue ser uma das mais utilizadas em todo o mundo, por isso é importante investir em seguidores, seja através de estratégias de conteúdos ou através do serviço de comprar seguidores reais em site seguro.

Pontos importantes para não flopar no Instagram

  • Faça lives;
  • Crie vídeos no reels
  • Seja ativo no Instagram;
  • Não esqueça dos stories.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a expressão Flopar e como utilizá-la da forma correta, invista em estratégias, aplique nossas dicas acima e não deixe as suas publicações no Instagram floparem.

Sendo assim, seja consistente nas suas postagens e mantenha a relevância em seu perfil para melhorar os seus resultados, alcançar seus objetivos e não acabar  flopando os seus posts.