Conteúdo mostrar

Com o crescimento do uso do Insta nos últimos anos, utilizar os melhores filtros do Instagram para publicar fotos atrativas no perfil, no feed ou stories se tornou uma das formas mais populares de expressão pessoal na rede.

Além de ser um dos recursos mais utilizados e mais populares na plataforma, utilizar filtros podem tornar as suas selfies ainda mais incríveis e mais atrativas.

Sendo assim, escolher os melhores filtros para a sua selfie faz toda a diferença para a qualidade das suas postagens e stories, tornando-o mais divertido e consequentemente melhorando a visibilidade do seu perfil.

Por isso, neste artigo vamos apresentar os melhores filtros do Instagram para a sua selfie, que irão destacar o seu conteúdo para os seus seguidores, acompanhe:

Os 5 melhores filtros do Instagram em 2024

Dentre a variedade de efeitos, existem os 5 melhores filtros do Instagram ,eles são considerados os melhores por que possuem mais destaque na rede e são mais usados pelos usuários do Insta.

O Instagram oferece muitas ferramentas, e está em constante mudança. Diariamente são adicionados diferentes estilos de filtros, podendo variar entre os de maquiagem até os de animais.

Para definir quais os melhores filtros do Instagram e os mais divertidos vai depender muito do estilo de cada usuário e quais as suas preferências.

Descubra agora quais são os efeitos do Instagram que estão fazendo sucesso!

Conheça os 5 melhores filtros do Instagram usados em 2024

Em 2024, alguns filtros já estão bombando na plataforma e podemos observar 5 filtros do Instagram que se tornaram os queridinhos dos usuários por fazerem as postagens ficarem mais atraentes.

1º- Glowing Gold

Este filtro tornou as cores mais quentes e douradas nas fotos, criando um visual brilhante. Ele é muito usado para dar às fotos um aspecto ensolarado e iluminado.

2°- Retro Vibes

Como o nome sugere, o filtro Retro Vibes adicionou um toque retrô às fotos. Ele aplica tons mais suaves e desbotados, além de pequenos detalhes vintage, como vinhetas e grãos, para criar uma estética nostálgica.

3°- Soft Pastels

Esse efeito do Instagram realça tons pastéis, como rosa, azul e lavanda, o que traz um visual romântico as fotos. Popular entre aqueles que buscam um efeito do instagram para criar imagens suaves e delicadas.

4°- Moody Noir

Para um toque mais dramático, o filtro Moody Noir é uma escolha comum. Ele transformava fotos em preto e branco com alto contraste, enfatizando sombras e realçando detalhes impactantes.

5º- Nature’s Palette

Com uma abordagem mais natural, este filtro valoriza as cores e os tons presentes na natureza.

É especialmente adequado para fotos ao ar livre, como paisagens e imagens de florestas.

Como utilizar os filtros do Instagram de 2023?

Para utilizar os filtros do Instagram de 2023, basta ir até o seu perfil e abrir a sua câmera, depois deslize para o lado e pesquise ou utilize os filtros que já possuem na sua galeria.

Assim como foram eleitos os melhores efeitos do Instagram 2022, é muito provável que os efeitos de 2023 se perpetuem ainda como melhores até o final do primeiro semestre deste ano de 2024.

Se você deseja definir o melhor filtro do Instagram, experimente testar alguns que façam mais sentido com o seu estilo, depois disso é só salvar e utilizá-los na plataforma.

Passo a passo de como tirar foto com filtro no Instagram

A seguir, mostraremos um passo a passo simples e prático que o levará pela jornada de aplicar os famosos filtros do Instagram às suas fotos. Descubra como dar um toque de estilo único às suas imagens e faça com que suas postagens se destaquem. Vamos começar!

Passo 1: Abra o Instagram

Certifique-se de que você está com o aplicativo do Instagram instalado em seu dispositivo móvel.

Abra o aplicativo e faça login em sua conta, se necessário.

Passo 2: Acesse a Câmera

No aplicativo do Instagram, toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela ou deslize o dedo da esquerda para a direita na tela inicial para abrir a câmera.

Passo 3: Escolha o Filtro

Agora que você está na câmera do Instagram, você pode ver a visualização ao vivo da sua câmera.

No canto inferior direito da tela, você verá uma série de ícones pequenos, representando os filtros disponíveis. Toque no ícone da “carinha” ou do “filtro” para acessar a galeria de filtros.

Passo 4: Navegue pelos Filtros

Role pela lista de filtros disponíveis deslizando para a esquerda ou para a direita.

Cada filtro tem uma visualização em tempo real, permitindo que você veja como sua foto ficará com o filtro aplicado, então, encontre um filtro que você goste.

Passo 5: Tire a Foto

Depois de escolher um filtro, enquadre sua foto como desejar. Toque no botão do obturador no centro da tela para tirar a foto.

Você pode tirar uma única foto ou pressionar e segurar o botão para gravar um vídeo com o filtro aplicado.

Passo 6: Edite e Personalize (Opcional)

Após tirar a foto, você pode tocar no ícone de edição (um lápis) para fazer ajustes adicionais, como cortar, adicionar texto ou desenhar.

Depois de fazer as edições desejadas, toque em “Concluir” ou na seta no canto superior direito para prosseguir.

Passo 7: Compartilhe

Agora que sua foto está pronta, você pode adicionar uma legenda, marcar pessoas, adicionar localização e escolher se deseja compartilhá-la no Feed, nos Stories ou em outras plataformas vinculadas.

Toque em “Compartilhar” para publicar sua foto ou história com o filtro aplicado.

Como procurar filtro no Instagram?

Procurar filtro no Instagram é fácil. Quando você posta nos Stories ou Feed, é só deslizar para a direita na parte de baixo da tela até ver uma lupa de pesquisa. Clicando nesse ícone, você é levado direto para a galeria de filtros do Instagram, onde pode explorar à vontade.

Lá, você encontra várias categorias, desde os filtros Instagram mais usados até Efeitos de Câmera, você também pode pesquisar filtros no Instagram específicos digitando palavras-chave na barra de pesquisa

Muitos criadores de conteúdo compartilham filtros diretamente em suas postagens, então, se você encontrar um filtro que goste ao navegar pelo feed, basta tocar no nome do filtro acima da imagem e experimentá-lo imediatamente.

Explore e divirta-se enquanto descobre os inúmeros filtros criativos que o Instagram tem a oferecer.

Como criar os seus próprios filtros do Instagram?

O primeiro passo é planejar o seu filtro, pense em como você quer que seja e como ele pode ser usado em diferentes formas. Em seguida, baixe algum programa de edição como Spark Ar studio ou photoshop em seu computador e faça login na sua conta

Após criar o seu esboço e projeto, selecione a opção cena, feito isso, clique em adicionar objeto, ao lado esquerdo selecione a opção face tracker ( rastreador facial) para adicionar no seu projeto.

Seguindo, clique na opção Plane e no canto inferior esquerdo , aperte na opção adicionar recurso, a partir daí você começa a criar a sua própria arte e adicionar o que quiser.

Se você seguiu todos esses passos, chegou a hora de exportar o seu filtro para o Instagram e confirmar na opção export.

Onde ficam os filtros do Instagram?

melhores filtros do Instagram

Os filtros ficam localizados ao lado de um botão branco assim que você abre a câmera do Instagram,  basta deslizar para o lado e escolher o filtro da sua preferência.

No entanto, para pesquisar basta clicar na lupa onde tem procurar efeitos e lá você encontrará as seguintes opções: em alta que são os filtros mais populares que estão em alta, ao lado tem aparência, estética, jogos, humor e efeitos especiais.

Após encontrar o filtro da sua preferência, clique em testar para ver como fica em você, caso tenha gostado clique em salvar e pronto, após isso o filtro salvo aparecerá na sua galeria do Instagram.

É possível usar filtros do Instagram no reels?

Sim. Para adicionar filtros do Instagram no reels, primeiramente abra a câmera do Instagram e selecione a opção de reels. Em seguida, toque no ícone de estrelas rotulado como efeito.

Após escolher o filtro que deseja usar no vídeo, com o filtro já selecionado, inicie a gravação. Terminada a gravação, toque em prévia para conferir o vídeo antes de publicá-lo.

Visualizado o conteúdo, avance para compartilhar seu reels, seja no stories ou no feed. Se a sua questão for como aplicar o filtro após gravar o vídeo, acesse a prévia, toque novamente no ícone de estrelas para escolher o filtro desejado e, por fim, confirme sua escolha.

Uma dica extra é usar os melhores filtros nos reels, e saber o horário ideal para postar , isso fará o seu engajamento triplicar!

Passo a passo de como usar os filtros do Instagram

Se você quer saber os melhores efeitos do instagram de cria, ou efeitos normais siga o passo a passo que criamos abaixo para te auxiliar no processo de escolha dos melhores filtros do Instagram.

1° passo – abrir a câmera

Abra a câmera do seu Instagram;

melhores filtros do Instagram

2° passo – tire a foto

Clique no botão branco para capturar a sua foto, esse botão fica  localizado no centro;

melhores filtros do Instagram

3° passo – seleção da foto da galeria

caso você queira usar alguma foto da sua galeria, basta clicar no ícone da foto que fica no canto inferior esquerdo;

melhores filtros do Instagram

4° passo – Escolher filtro

Agora é só escolher o filtro do Instagram que desejar

filtros do Instagram 

5° passo – Salvar foto

Depois de aplicar o filtro, vá até os três pontos localizados no canto superior da tela e clique em salvar.

filtros do Instagram 

6° Passo- Publicar no story

Se você desejar postar a foto no story ao invés de salvar é só clicar na opção “seu story”

melhores filtros do Instagram

 

Utilizar filtros é muito simples e prático, basta ir até a câmera do seu Instagram e optar pelo filtro da sua preferência.

Além disso, é possível explorar diversos filtros, dos mais sutis até os mais extravagantes e coloridos, tornando assim o Instagram completo e acessível para todos os usuários que gostam de cores, estilos e inovações.

Onde encontrar os melhores filtros do Instagram 2023?

Sabemos que os filtros são um dos fatores cruciais para fazer bons stories, entretanto, para encontrar você pode verificar o perfil de influenciadores digitais e clicar no filtro que eles estão utilizando.

Basta clicar no nome do filtro, testar e salvar na sua galeria, ou se preferir você pode pesquisar por filtros que estão em alta, geralmente esses filtros são os mais populares e os que os usuários estão mais utilizando no momento.

Para bombar o seu perfil, é importante utilizar bons filtros, criativos, divertidos e populares para gerar engajamento e assim melhorar a visibilidade do seu perfil.

Geralmente, as pessoas que utilizam os filtros, já sabem o nome dos efeitos do Instagram, mas se você não souber, basta procurar em um influenciador que utiliza o efeito de selfie que você quer, ou procurar de um por um.

Como saber quais os melhores efeitos do Instagram estarão em alta 2025?

Geralmente, saber quais os melhores efeitos do Instagram que estarão em alta em 2025 é muito tendencioso, ou seja, vai muito de como foi a tendência dos melhores efeitos do Instagram mais usados 2022 e 2023.

Na maioria dos anos, o efeito do ano passado continua em alta até o 1° semestre do ano subsequente, dessa forma é bem provável que os filtros de Instagram mais utilizados em 2023, continuem bombando em 2024 até os seis primeiros meses.

Quando começaram a utilizar efeitos no Instagram? Descubra

Os efeitos no Instagram começaram a ser introduzidos em 2017, com o lançamento da funcionalidade “Máscaras de Rosto” (Face Filters) na plataforma.

Esta adição permitiu aos usuários aplicar filtros de realidade aumentada (AR) em tempo real enquanto usavam a câmera do Instagram, com elementos interativos, como orelhas de cachorro, coroas de flores e outros acessórios virtuais aos seus rostos.

A introdução dos efeitos AR no Instagram foi uma resposta à crescente popularidade de aplicativos como o Snapchat, que havia popularizado essa funcionalidade de filtros de realidade aumentada em suas próprias histórias e bate-papos de vídeo.

O Instagram aproveitou a chance de captar usuários do Snapchat, removendo restrições e introduzindo recursos similares, especialmente durante a pandemia, quando o uso de efeitos criativos ganhou força. Nesse período, os filtros de enquetes e criativos figuraram entre os mais populares da plataforma em 2020.

O nome do efeito no Instagram muda?

O nome de um efeito no Instagram geralmente não muda automaticamente após você aplicá-lo a uma foto ou vídeo. O efeito permanecerá com o mesmo nome do criador ou da conta que o desenvolveu.

Por exemplo, se você usar um efeito de tatuagem de uma conta chamada “TattooArt”, o efeito provavelmente será chamado de “TattooArt” e manterá esse nome, independentemente de quantas vezes você o use.

Mas, é importante observar que o Instagram permite que você renomeie a postagem na qual você usou o efeito.

Você pode escolher um nome personalizado para a sua postagem e até mesmo adicionar descrições e hashtags que descrevam o conteúdo e o efeito usado. Essa é uma maneira de dar um nome mais significativo à sua postagem, destacar o efeito que você aplicou e até ganhar mais curtidas no post.

O Instagram tirou os efeitos?

Não, o instagram não tirou os efeitos ou filtros, pelo contrário, existem cada vez mais novos efeitos do Instagram para você utilizar em suas fotos ou vídeos.

São vários efeitos que o Instagram possui para você utilizar como filtro, basta procura filtro no Instagram que melhor ressalte a sua foto ou vídeo e utilizá-lo.

4 melhores efeitos do Instagram de cria

Pode até parecer engraçado, mas um dos melhores efeitos do Instagram são os efeitos do Instagram de cria, muito utilizados por perfis de usuários masculino.

São milhares de efeitos de cria no Instagram, mas 4 em especiais tem se destacado muito dentro da rede social, basta seguir o passo a passo de como procurar efeito que criamos aqui neste artigo, alguns dos melhores listamos abaixo:

1º- Efeito de cria Juliete

Um dos efeitos tops para foto de cria é o Juliete, um efeito que se destaca não só pelos tons, como também pelo óculos estiloso que há no filtros do Instagram de cria.

2°- Efeito tatuagem no rosto

Esse é um efeito estilo cria muito utilizado também, afinal ele muda todo o rosto de uma pessoa, excelente para uso de filtro homem Instagram que quer passar uma vibe mais cria.

3º- Efeito de piercing

Outro novo filtro do Instagram, estilo cria, é o efeito de piercing no Instagram, e para encontrá-lo é extremamente fácil também.

4°- Efeito de frases de cria

Um efeito de cria que também está em alta, são os efeitos do Instagram que possuem frases de cria, essas frases geralmente são girias muito faladas pelos usuários que utilizam esse efeito

Como utilizar os melhores filtros do Instagram?

melhores filtros do Instagram

Antes de tudo, você precisa escolher uma foto de qualidade, depois experimente diferentes tipos de filtros, basta deslizar o dedo para direita ou esquerda.

Para obter mais destaque nas suas fotos, é necessário escolher um filtro que destaque as cores da sua foto e tonalidades, porém não esqueça de encaixar no estilo que você esteja procurando.

Após encontrar o filtro ideal para a sua selfie, basta salvar a sua foto e compartilhar com os seus seguidores brasileiros.

Os 10 melhores filtros do Instagram para a sua selfie

Se você quer estar por dentro dos melhores filtros do Instagram para selfie, trouxemos um combo com mais 10 melhores para deixar a sua selfie ainda mais atrativa, principalmente se você quer iniciar sua selfie sabendo como tirar foto pelo Instagram com filtro, diretamente na rede social, confira-os a seguir:

  1. Filtro Tumblr;
  2. Filtro oh my face;
  3. Filtro Golden Hour;
  4. Polaroid;
  5. Silly face;
  6. Sunkissed;
  7. Piercing;
  8. Coloured Hair;
  9. Fresh Makeup;
  10. Vintage

Agora que você já sabe quais os 10 melhores filtros em alta do Instagram, basta utilizá-los em suas fotos e melhorar consequentemente as suas selfies.

Quais os melhores filtros do Instagram para selfie masculino?

A escolha dos melhores filtros do Instagram masculino pode depender do seu gosto pessoal, do estilo da foto e do efeito desejado.

Aqui estão alguns filtros que costumam ser populares para realçar características masculinas e criar selfies de qualidade:

Normal ou Sem Filtro

Às vezes, a simplicidade é a melhor opção. O filtro “Normal” ou sem filtro permite que sua foto pareça natural e autêntica.

Lark

O filtro Lark aumenta a nitidez e realça os tons naturais da imagem, criando uma aparência nítida.

Juno

Juno efeito é ótimo para realçar tons quentes, como a pele masculina. Ele adiciona um brilho suave e aquece a imagem.

Aden

O Aden é conhecido por suavizar os tons e criar uma aparência mais fresca e suave, o que pode ser bom para retratos masculinos.

Valencia

O efeito do Instagram Valencia adiciona um tom mais quente às fotos e suaviza a pele, criando uma aparência agradável e natural.

Perpetua

Perpetua é um dos efeitos do Instagram mais usados, ele realça tons mais frios e adiciona uma cor suave e etérea à imagem, o que pode funcionar bem para selfies masculinas em ambientes mais frios ou com paisagens de fundo.

Clarendon

O Clarendon é um filtro popular que aumenta o contraste e torna as cores mais vibrantes, dando às selfies um visual nítido e moderno.

Gingham

O filtro Gingham adiciona uma estética retrô e suaviza as cores, criando uma sensação nostálgica.

Moon

Se você deseja um visual mais artístico, o filtro Moon transforma a imagem em preto e branco suave, dando um toque de mistério.

Reyes

O filtro Reyes cria um contraste suave e realça os tons da pele, tornando-o adequado para selfies masculinas.

É possível baixar os filtros do Instagram?

É possível baixar filtros do Instagram, mas infelizmente o próprio Instagram não disponibiliza isso em sua plataforma, sendo assim, alguns sites não autorizados replicam os filtros do Instagram.

A única opção que tem, é salvar a foto com filtro do Instagram, pois alguns filtros são exclusivos do próprio Instagram e só podem ser acessados por ele, entretanto, como citamos acima você pode criar o seu próprio filtro através de programas de edição ou você pode pegar filtros personalizados dos seus amigos.

No entanto, para encontrar filtros personalizados, você pode ir na aba mais de Instagram ou na galeria de efeitos e pesquisar por criadores de filtros, é possível também ir na página de filtros e visualizar os usuários que publicaram alguma foto utilizando o filtro.

Utilizar filtros do Instagram aumentam o engajamento?

Sim. Além de ser uma excelente opção para aumentar o alcance do seu engajamento, utilizar filtros atrativos, criativos e personalizados podem melhorar a sua visibilidade, tornando o seu perfil mais popular.

Contudo, quando você cria o seu próprio filtro e disponibiliza nos stories para os seus seguidores você consegue se beneficiar e ainda criar estratégias de marketing para divulgar os seus filtros e incentivar o compartilhamento do seu público.

Sendo assim, utilizar filtros nas suas publicações aumentam o seu engajamento, pois podem tornar o seu conteúdo mais atraente e profissional.

Se você possui um negócio no Instagram e deseja publicar as fotos do seu produto, porém a qualidade não está das melhores, você pode utilizar filtros para melhorar a qualidade e ainda deixar a foto mais interessante e profissional.

Além disso, criar filtros,  utilizar filtros de terceiros ou do próprio Instagram pode te ajudar a ganhar seguidores, pois é uma forma de obter mais visualizações e de novas pessoas encontrarem o seu perfil, ou seja, se o usuário achar o seu perfil atrativo e relevante consequentemente se tornará um novo seguidor.

Conclusão

Ao decorrer desse artigo, podemos entender que ao aprender como utilizar os filtros e tornar as suas selfies mais atrativas e interessantes, é importante ressaltar que os filtros do Instagram estão se tornando cada vez mais populares e avançados.

A tendência é que daqui até o final de 2024 é possível que vejamos ainda mais filtros aprimorados e personalizados assim como foram os melhores filtros do Instagram 2023.

Contudo, basta utilizá-los e seguir todas as nossas dicas acima para compartilhar fotos incríveis, melhorar ainda mais a  sua experiência na rede e atrair novos seguidores para o seu perfil.