O Instagram oferece diversos recursos que  possibilitam os usuários a se expressarem e compartilharem suas vidas com os seus seguidores.

Entretanto, diante de tantos recursos oferecidos pela plataforma, os filtros são um dos principais e são um dos recursos que mais fazem sucesso na rede.

Os filtros são efeitos visuais aplicados a uma imagem para alterar a aparência, mudar cor de cabelo ou expressões faciais, são muito utilizados para aumentar o engajamento do Instagram e para atrair novos seguidores e se destacar na rede.

Além disso, os filtros permitem que os usuários criem uma estética atrativa e mais interessantes nas suas postagens, por isso, cada vez mais pessoas estão utilizando esse recurso como uma forma de melhorar a visibilidade do seu perfil.

Apesar de ser bastante desafiador, criar o próprio filtro no Instagram, não é nenhum bicho de sete cabeças e é uma excelente forma de atrair, aproximar e interagir com os seus seguidores, por isso, para acabar com suas dúvidas e curiosidades, neste artigo vamos te mostrar como criar filtros no Instagram  e as melhores estratégias para atrair mais seguidores no seu perfil.

Passo a passo de como criar filtro no Instagram 2023

1° passo: Instale o aplicativo Spark Ar Studio no computador;

2° passo: Depois clique em criar um novo projeto;

3° passo: Após baixar o aplicativo e clicar em novo projeto, insira o seu login do Facebook e na tela inicial do Spark Ar clique em Sharing effect e comece a criar o seu filtro;

4° passo: Depois adicione o objetos, ao lado esquerdo da tela, basta clicar em scene e selecionar add object, e uma nova aba será aberta, depois clique em face tracker e em seguida clique no botão insert para rastrear o seu rosto, ela fica junto aos outros recursos do scene;

5° passo: Depois de clicar em Scene, clique com o botão direito do mouse na opção face tracker e clique em add e depois basta clicar em plane para continuar;

6° passo: Agora chegou a hora de importar a imagem, na parte inferior esquerda da tela clique em “add assef”;

7° passo: Depois adicione efeitos ao seu projeto, como alterações na cor, brilho e sombra;

8° passo: Depois exporte o seu projeto para o Spark Ar Hub, configure o seu efeito e aguarde  a aprovação da sua criação pelos moderadores;

9° passo: Após o seu filtro ser aprovado, ele estará disponível na seção de filtros do Instagram.

Como encontrar o novo filtro no Instagram?

Após criar o seu filtro no aplicativo Spark Ar studio, vá até o seu perfil e clique nas três linhas no canto superior direito,  depois basta selecionar filtros na parte inferior da tela.

Depois role para baixo até a seção de favoritos e o filtro criado no Spark aparecerá nesta seção, caso não apareça verifique se você publicou corretamente no gerenciador de efeitos.

Além disso, se o seu objetivo é ganhar seguidores brasileiros no Instagram, basta utilizar o seu filtro e estimular o compartilhamento com o seu público para aumentar o seu engajamento e consequentemente melhorar a sua visibilidade na rede.

É possível ganhar mais seguidores utilizando os filtros do Instagram?

Sim. Além de tornar as suas fotos mais atrativas, os filtros são uma excelente maneira de aumentar o engajamento e tornar as suas fotos e vídeos mais chamativos para os seus seguidores.

Além disso, no próprio Instagram tem uma seção exclusiva para explorar outros filtros e para encontrar novos perfis relevantes e interessantes para seguir.

No entanto, por serem atrativos e melhorar a qualidade da sua imagem, os filtros podem ser uma excelente forma para ganhar mais curtidas no Instagram e par aumentar a sua visibilidade.

Contudo, apesar dos filtros serem um ótimo recurso para melhorar a qualidade das suas fotos, muitas pessoas acabam exagerando na hora de aplicá-los na imagem, e ao invés de deixar a foto atrativa e acaba perdendo a qualidade e perdendo a nitidez da sua foto.

Por isso, é essencial não exagerar nos filtros e utilizá-los a seu favor, uma boa dica para atrair a atenção de novos seguidores é brincar com os filtros, você pode utilizar filtros de humor, mexer com a aparência, utilizar os de estética  e os filtros de efeitos especiais para aumentar as chances dos usuários encontrarem o seu perfil.

Quais os 5 melhores filtros do Instagram ?

  1. Aesthetic ( o filtro aesthetic produz um efeito de  borrão, com tons rosados e  tornando um resultado agradável e mais atrativo)
  2. Colored Eyes ( o filtro perfeito para quem deseja experimentar como ficar com outra cor nos olhos, você pode optar por mudar para azul, marrom, verde ou amarelo)
  3. Heart Eyes ( é um filtro que aparece corações nos olhos e são muito utilizados para quem está apaixonado no Instagram)
  4. Shine girl ( o filtro deixa a pele mais suavizada deixando com uma aparência mais atrativa)
  5. Heat 2.1 ( o filtro deixa as bochechas avermelhadas deixando a imagem com ruídos e a boca avermelhada)

Qual é o filtro mais utilizado no Instagram?

Muito antes de existirem os filtros personalizados, existiam os filtros mais populares do próprio Instagram que são o Juno, Lark, Valência e o X-Pro II.

Contudo, os mais conhecidos eram o Amaro, Hudson, Nashville, Rise, Sierra e Willow lançados logo no início do Instagram em 2010 e alguns usuários ainda utilizam em suas fotos.

Entretanto, atualmente os filtros são famosos no Instagram por dar aquele toque especial nas fotos e para trazer uma melhor qualidade para suas imagens e vídeos, entretanto, sabemos que existem uma infinidade de filtros na rede, porém nem todos possuem tanto destaque no Instagram.

No entanto, diante de tantos filtros, às vezes fica difícil saber qual é o mais utilizado na rede, entretanto, de acordo com diversas pesquisas entre os próprios usuários do Instagram um dos filtros mais utilizados é o clarendon.

Além do clarendon ser um dos filtros mais utilizados no Instagram, ele é excelente para usar em fotos de paisagens, céus e tudo relacionado à natureza, porém  o uso dos filtros podem variar de acordo com a sua preferência pessoal e o tipo de conteúdo que será postado.

Até porque o Instagram oferece uma variedade de filtros para você escolher qual o melhor combina com a sua foto.

Como criar filtros no Instagram pelo celular?

Ainda não é possível criar filtros do Instagram pelo celular, entretanto, só é possível criar filtros utilizando softwares específicos como é o caso do Spark Ar Studio.

Após baixar o Spark no computador e criar o filtro,  você pode usar o celular para testar antes de publicar o seu filtro, para fazer isso, basta abrir a câmera do seus stories, selecionar a opção procurar efeitos e depois digitar o nome do filtro que você criou e toque em experimentar para testá-lo.

4 Vantagens de ter o próprio filtro no Instagram

  1. Aumenta a visibilidade do seu perfil;
  2. Destaca a sua marca;
  3. Melhora o engajamento do seu Instagram;
  4. Diferencial.

Aumenta a visibilidade do seu perfil

Quando você cria o seu próprio filtro no Instagram e compartilha com os seus seguidores, o nome do seu filtro irá aparecer no canto esquerdo da tela, permitindo assim que outras pessoas cliquem e utilizem o seu filtro.

Além de ser uma forma de aumentar a visibilidade do seu perfil e ganhar mais seguidores, ter o seu próprio filtro no Instagram é uma forma de entreter o seu público e se destacar diante de tantos usuários ativos.

Destaca a sua marca

Se você possui um negócio e deseja fortalecer a sua presença, ter o seu próprio personalizado é uma excelente forma de ajudar no reconhecimento da sua marca e tornar a sua identidade visual marcante.

Por isso, uma boa dica para não flopar no Instagram e manter a sua presença ativa na rede é criar o seu próprio filtro, utilizá-lo em seus stories e incentivar os seus seguidores a compartilharem o seu filtro.

Melhora o engajamento do seu Instagram

Criar filtros divertidos e criativos, além de ser uma forma de aumentar a visibilidade do seu perfil, é uma forma de melhorar o seu engajamento.

Além disso, quando usado de forma estratégica os filtros podem despertar emoções positivas nos seus seguidores e a sua audiência irá fazer questão de compartilhar e promover o seu perfil.

Diferencial

Oferecer aos seus seguidores um filtro próprio e exclusivo pode ser um grande diferencial em relação aos demais, pois quando uma marca desenvolve um filtro criativo, torna a experiência dos usuários muito mais interessante e atrativa.

3 Dicas para crescer no Instagram 

  1. Crie uma biografia atrativa;
  2. Utilize o reels;
  3. Tenha um perfil comercial..

Crie uma biografia atrativa

Possuir uma biografia organizada no Instagram é fundamental para atrair novos seguidores e potenciais clientes para o seu perfil, além de ser a parte principal onde os usuários têm a chance de se apresentar e falar sobre as suas principais informações em curto espaço de apenas 150 caracteres.

Por isso, para ter uma biografia atrativa, é necessário organizar todas as suas principais informações quando for construir a sua bio e utilizar toda a sua criatividade para chamar a atenção dos seus visitantes e seguidores.

Utilize o reels

O reels é uma excelente oportunidade para expandir o seu alcance e melhorar a sua visibilidade na rede.

Por ser curto, divertido e dinâmico, o reels é uma excelente estratégia para divulgar produtos, serviços e despertar a curiosidade do seu público.

Por isso, é importante saber o melhor horário para o reels através do Instagram insights para obter um maior sucesso e assim promover o seu conteúdo, aumentando as chances de viralizar na rede.

Tenha um perfil comercial

Com um  perfil comercial, você terá acesso ao Instagram insights, poderá avaliar o desempenho da sua atividade e verificar as suas métricas, como: contas alcançadas, contas com engajamento e horário em que os seus seguidores estão ativos.

Além disso, ter um perfil comercial pode te ajudar a melhorar o seu engajamento, aumentar a sua visibilidade, pois esse recurso permite conhecer melhor os  seus seguidores e possibilita obter informações valiosas sobre o seu público, como: gênero, faixa etária e localização.

Conclusão

Agora que você já sabe como criar filtros no Instagram, chegou a hora de colocar todas as dicas acima em prática para melhorar a qualidade das suas fotos e conteúdos no geral e trazer autenticidade para a sua  marca.

Portanto, seja criativo e utilize os filtros para incentivar a interação com os seus seguidores, potencializar os seus resultados e fortalecer a sua presença no Instagram