O engajamento no Instagram é uma das métricas mais importantes, e é representado pelas interações dos seus seguidores com as suas publicações, como as curtidas, compartilhamentos e comentários.

É através desses dados que você consegue acompanhar as publicações que os seus seguidores mais consomem, ou seja, as que mais eles curtem, comentam e compartilham.

No entanto, diversas empresas desejam saber como impulsionar e melhorar o seu engajamento, sendo assim é necessário elaborar estratégias e sempre ter atenção no que gera  proximidade com o seu público.

Por isso, neste artigo, além de mostrar a importância do engajamento para sua empresa, trouxemos as melhores estratégias para te auxiliar nesse processo.

Aprenda a melhorar o seu engajamento no Instagram

  • Invista em um bom conteúdo;
  • Poste com frequência no seu Instagram;
  • Compra de seguidores;
  • Utilize reels;
  • Uitilize Hashtags estratégicas;
  • Faça parcerias ;
  • Poste nos melhores horários;
  • Interaja com seus seguidores;
  • Utilize o Instagram stories
  • Crie legendas atrativas.

Invista em um bom conteúdo

Publique fotos originais, e que possuam qualidade, você não precisa de um câmera fotográfica para isso, hoje em dia com tanta tecnologia que os smartphones possuem, com o próprio aparelho você consegue tirar excelentes fotos e com qualidade.

Uma excelente dica para postagem é postar conteúdos em carrossel, que possuem em média 3% a mais de engajamento do que uma publicação comum, por isso use e abuse das fotos em carrosséis, e crie conteúdos de qualidade e que agregam valor.

Dessa forma, você conseguirá aumentar os seus seguidores e consequentemente o seu engajamento.

Poste com frequência no Instagram

Todos sabemos que qualidade é muito melhor do que quantidade, sendo assim apesar de manter  a frequência de postagens em seu perfil, invista também na qualidade.

Digamos que você sempre acompanha um influencer nas redes sociais e de repente ele para de postar, você continua seguindo por um tempo, porém após algum tempo, você automaticamente deixa de seguir aquele perfil, não é mesmo?

Isso acontece porque o engajamento cai, e há maiores chances das pessoas interagirem menos e até deixarem de seguir o seu perfil.

Por isso, postar com frequência é um ponto crucial para atrair novos seguidores, aumentar o seu engajamento e assim obter bons resultados para o seu negócio, ou perfil pessoal.

Compra de seguidores

comprar 10k de seguidores

Atualmente uma das melhores práticas para crescer no Instagram é a compra de seguidores, uma estratégia que diversas empresas estão aderindo e alcançando o sucesso, justamente por ser eficaz, segura e rápida.

Entretanto é necessário escolher um site seguro e que trabalhe com seguidores 100% reais e brasileiros e que possua total sigilo das suas informações, como é o caso do Redegram.

O Redegram é um dos melhores sites para comprar seguidores, curtidas, visualizações reels e comentários, atuando há anos nesse segmento, o Redegram é referência nesse ramo, por possuir uma entrega imediata de poucos minutos, ser 100% seguro e principalmente atuar com seguidores 100% reais e brasileiros.

Sendo assim, se o seu objetivo é crescer no Instagram, obter mais engajamento, e expandir o seu alcance, o Redegram é o site ideal para você.

Utilize reels

Impulsionar o reels é uma das melhores formas de impulsionar o seu perfil, ter mais engajamento e ganhar mais seguidores.

Entretanto, obter mais visualizações no reels não é uma tarefa tão simples, embora seja um formato bastante utilizado, é necessário está sempre se atualizando.

Por isso, se atualize nas tendências, pesquise quais músicas estão em alta e produza vídeos com qualidade para assim conseguir viralizar e atrair mais engajamento para o seu perfil.

Utilize hashtags estratégicas

As hashtags servem para que os usuários encontrem o seu conteúdo de maneira mais fácil, ou seja quando você publica uma publicação com alguma hashtag com: #fotografia, as pessoas que clicarem naquela tag encontrarão o seu perfil e assim terá mais chances de ganhar novos seguidores.

No entanto, para você atrair o público-alvo, as hashtag precisam ser totalmente estratégicas, isso significa que ela precisa ter relevância com o seu post e que seja de acordo com o seu nicho. ex: #moda 

Se o seu nicho for sobre moda, sempre utilize hashtags que tenham relação com o contexto da sua publicação.

Faça parcerias

Fazer parcerias no Instagram seja com influenciadores, ou outras marcas é um dos melhores jeitos de ter mais engajamento, já que os influenciadores possuem um poder incrível de influência e possuem muito mais  visibilidade.

Contudo, não basta apenas olhar os números de seguidores, procurar influenciadores e marcas é preciso verificar a frequência dos posts e qual o assunto que eles abordam em seu perfil.

 Isso significa que se o seu nicho for sobre futebol, você precisa observar o perfil do influenciador e verificar se ele atende às suas necessidades.

Portanto, se você é iniciante no negócio no Instagram e se o seu  intuito é obter melhores resultados e conseguir mais seguidores, explore as possibilidades e busque influenciadores locais que terão um melhor alcance no seu bairro e na sua cidade.

Poste nos melhores horários

Para saber quais os horários a sua audiência está ativa, você precisa colocar o seu perfil comercial, dessa forma, você terá acesso ao Instagram insights para entender melhor o seu público e definir os melhores horários para postagem.

Entretanto, com o Instagram Insights você possui informações valiosas dos seus seguidores, como: quantas contas foram alcançadas, conta com mais engajamento, quais publicações, quantas contas deixaram de te seguir, localização dos seguidores e principalmente quais os horários que o seus seguidores estão ativos.

Dessa forma, você conseguirá entender melhor a sua audiência e assim não terá erro na hora de postar algum conteúdo.

Interaja com seus seguidores

pessoas interagindo com outras pessoas

Interagir com os seguidores é essencial para garantir o sucesso do seu negócio, por isso a sua marca precisa gerar conteúdo de qualidade, gerar engajamento, interagir nos stories, e responder os comentários dos seus seguidores.

Para conseguir aumentar o engajamento, e fazer com que o seu público curta, comente e compartilhe a sua publicação. 

Portanto, é preciso se atentar a esse pequeno detalhe que faz toda a diferença para  o sucesso e engajamento do seu negócio.

Utilize o Instagram stories

Os stories são uma ótima opção de interação com os seus seguidores, além de ter diversos recursos interativos, eles são extremamente necessários para gerar uma proximidade e manter o público engajado.

Por isso, aproveite todos os recursos que os stories tem a oferecer, como: sticker, caixa de perguntas, enquetes, links, marcação de perfis, entre outros.

O melhor de tudo é que todas essas funcionalidades são bastante simples e prática, portanto use e abuse dos stories, faça lives, crie links direcionando o seu público para a sua loja de virtual e poste com frequência para ganhar mais seguidores e manter a sua audiência engajada.

Crie legendas atrativas

O Instagram é uma rede social totalmente visual, sendo assim utilize legendas atrativas e interessantes para chamar a atenção dos seus seguidores.

 Utilize CTAS, e legendas estratégicas, utilize emojis e capriche o máximo que puder para prender a atenção dos usuários e fazer com que eles deem dois cliques ao final da leitura.

Uma boa dica é fazer perguntas ao final da legenda, como: gostou das dicas? Assim você estimulará os seus seguidores a interagir nos comentários.

Qual a importância de possuir um bom engajamento no Instagram?

O engajamento é imprescindível para criar uma proximidade com o público e gerar mais visibilidade para o seu perfil.

É através do engajamento que você consegue entender o que mais o seu público consome, afinal o que gera autoridade, e visibilidade é a forma que você interage com o seu público, e o que você posta nos seus conteúdos.

Além disso, ter um bom engajamento em seu Instagram, irá te ajudar a gerar mais vendas, e principalmente conquistar bons resultados, visto que possuir um alto engajamento em seu perfil traz um maior autoridade para a sua conta e consequentemente mais confiança para os usuários.

Portanto, o engajamento é essencial para conhecer melhor o seu público e para entender como o seu conteúdo está sendo visto pelos seus seguidores, e é a partir dessas informações que você consegue melhorar a sua estratégia, para atrair novos seguidores e alcançar resultados positivos.

Como consigo mensurar o engajamento no Instagram ?

Através do Instagram Insights você consegue verificar as métricas de engajamento, que são todas as interações dos seus seguidores com as suas publicações.

O Instagram Insights surgiu em 2016 com o intuito de avaliar  e coletar os dados do seu público, e para facilitar para os empreendedores na hora de elaborar estratégias para o seu negócio.

Por isso, é fundamental mudar a sua conta para comercial, para conseguir acompanhar o alcance das suas postagens, qual conteúdo possui mais engajamento, qual melhor horário para postar, a localização dos seus seguidores e diversas outras informações dos seus seguidores.

Portanto, as métricas fornecidas por este recurso são imprescindíveis  para  definir o sucesso do seu negócio, e para compreender as preferências da sua audiência.

3 erros que  você deve evitar para melhorar seu engajamento no Instagram

Se a sua esta conta sem engajamento, os seus seguidores estão estagnados e o seu negócio não está tendo resultado positivos, provavelmente você deve está cometendo algum desses 3 erros :

  1. Utilizar hashtags genéricas. Sem um nicho específico;
  2. Postar com pouca frequência;
  3. Não postar conteúdos de qualidade.

Utillizar hashtags genéricas, sem um nicho específico

Para a sua estratégia ser eficaz e assertiva, você precisa utilizar hashtag de acordo com o seu nicho.

Por isso, evite colocar hashtags genéricas, como: #beleza, utilize hashtags para voltar ao conteúdo que você domina.

Muitas empresas cometem esse erro simplesmente por achar que terá um alcance maior nas suas postagens, porém isso só fará que o seu conteúdo seja apenas mais um dentre diversos outros que já existem com essa hashtag.

Sendo assim, utilize hashtags direcionadas para o seu nicho para alcançar o seu público alvo e assim conseguir seguidores que realmente estejam interessados em seu conteúdo.

Postar com pouca frequência

Quando você some do Instagram automaticamente as pessoas deixam de te seguir, por isso é essencial postar conteúdos diariamente para fidelizar os seus clientes e assim gerar novas vendas

Não postar conteúdos de qualidade

Sempre preze  pela qualidade e não pela quantidade, sendo assim, se for postar sobre dicas de algo seja o mais direto possível e poste conteúdos que agreguem valor ao seu público.

COMPRAR 10K DE SEGUIDORES