O restringir no Instagram é um recurso disponível que foi criado para limitar comentários e interações indesejadas.

Lançada com o objetivo de proteger os usuários e combater o cyberbullying no perfil do Instagram, o recurso é ideal para quem quer evitar conflitos ou assédio online.

No entanto, por se tratar de um recurso recente no Instagram, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como funciona, para que serve e como usá-lo corretamente para evitar interações indesejáveis.

Por isso, visando te auxiliar a acabar com suas dúvidas, neste artigo vamos explicar como usar o recurso restringir de forma eficiente e mostrar como esse recurso pode ser útil para evitar conflitos.

Afinal, o que significa restringir no Instagram?

Restringir no Instagram significa basicamente limitar comentários de pessoas que você não quer nenhum tipo de interação.

Isso significa que  se alguma pessoa estiver comentando coisas indesejáveis em sua foto ou você simplesmente não quer o contato de determinada pessoa em seu perfil, basta apenas restringir.

Entretanto, quando você ativa o recurso restringir, automaticamente a pessoa que foi restringida se torna invisível para você e para os seus seguidores, ou seja, caso o usuário comente alguma foto sua, não ficará visível para você e nem para o seu público.

Além disso, se o seu intuito é crescer no Instagram e evitar pessoas que fazem comentários desnecessários e desagradáveis em sua publicação, o restringir pode ser uma excelente forma para evitar isso.

Contudo, vale ressaltar que apesar do recurso evitar comentários e interações, quando você restringe alguém ainda é possível o usuário enviar  mensagens no direct, porém ficará na aba de solicitações e a pessoa restringida não irá saber se foi visualizada ou não a mensagem.

Passo a passo como restringir uma pessoa no Instagram

Como restringir no Instagram é uma dúvida frequente entre muitos usuários, diante disso a seguir separamos um passo a passo explicativo desta função.

1° passo – Acesse o Perfil

Acesse o perfil da pessoa da qual você deseja restringir e clique nos 3 tracinhos que fica localizado no canto superior direito logo em cima da biografia do Instagram;

2° passo – Aparição de Imagem

Em seguida aparecerá uma mensagem “ você está tendo problemas com determinada pessoa”? e embaixo aparecerá se você deseja restringir a conta, os comentários e as mensagens.

3° passo – Aparição de Mensagem

Feito isso, aparecerá uma mensagem informando que o perfil desejado foi restringido de comentários e stories.

Qual a diferença entre bloquear e restringir no Instagram?

restringir no instagram

Uma das dúvidas mais frequentes dos usuários é se bloquear e restringir possuem alguma diferença ou são a mesma coisa.

Apesar de restringir ou bloquear serem recursos para evitar interações indesejadas, ambos possuem grandes diferenças.

Restringir é uma forma mais silenciosa de evitar conflitos e impedir qualquer tipo de interação dos usuários com você, ou seja, a pessoa poderá enviar mensagem e não saberá que foi restringida, porém ficará na solicitação e você decidirá se irá aceitar ou não.

Além disso, tanto você quanto a pessoa restringida poderá ver as postagens um do outros, porém as interações não será possível, os comentários não serão visíveis nem para você e nem para os seus seguidores.+

Já bloquear é uma forma mais extrema de evitar interações, visto que bloquear alguém do seu Instagram significa que a pessoa não visualizará mais o seu perfil, nem posts, nem stories e nem poderá encontrar o seu perfil no campo de buscas, o mesmo vale para você.

Portanto, lembre-se a partir do momento em que você bloqueia alguém do seu Instagram, automaticamente aquele perfil também não aparecerá mais para você.

O que acontece se eu restringir uma pessoa no Instagram?

Quando você restringe uma pessoa do Instagram, o usuário ainda poderá ver os seus stories e suas postagens, porém não poderá visualizar as suas atividades, como curtidas e comentários.

Além disso, caso você e a pessoa restringida já tenham trocado mensagens no direct, a mensagem e o usuário queira enviar outra mensagem, você não será notificado, e a mensagem ficará na solicitação e você também não receberá notificação se a pessoa comentar em suas postagens.

No entanto, você terá a opção de visualizar as mensagens e os comentários, porém o usuário não saberá se você leu ou não, ou seja, é basicamente uma forma de banir alguém sem que essa pessoa desconfie ou saiba.

Para que serve o restringir do Instagram?

O recurso restringir serve para limitar a interação de uma pessoa com a sua conta sem precisar bloquear.

Além de ser uma forma melhorar o crescimento do Instagram, restringir alguém da sua conta é uma forma de afastar pessoas indesejadas da sua conta e evitar conflitos

Por ser um método silencioso, o usuário só não poderá ter acesso às suas atividades, não poderá ver quando você estiver online e a pessoa não poderá visualizar os seus stories.

Portanto, basicamente o restringir serve para proteger a sua conta de comentários indevidos e de receber mensagens indesejadas sem precisar removê-las ou bloqueá-las.

Tem como descobrir se a pessoa foi restringida?

Não, por ser totalmente silencioso, a pessoa restringida não receberá notificação ou ficará sabendo, a principal ideia do recurso é evitar cyber bullyings e evitar que você interaja com pessoas indesejáveis.

Sendo assim, a pessoa não será notificada e nem receberá notificações da sua postagem, ou seja, a única maneira de saber se alguém restringiu você no Instagram é se você tentar interagir através de algum comentário ou mensagem e não conseguir.

Como restringir uma pessoa do feed e reels?

restringir no instagram

Vá até o perfil do usuário que deseja restringir e clique nos três pontos superior da tela, depois clique em restringir e confirme a ação.

Apesar da opção restringir servir para limitar a interação, após restringir algum usuário, a pessoa ainda poderá ter acesso ao seu feed, e o usuário ainda poderá comentar nas suas postagens, porém você não será notificado e terá a opção de aprovar ou não o comentário.

A partir do momento que você restringir alguém do seu Instagram, você não receberá mais notificações sobre aquela pessoa, entretanto o usuário poderá ter acesso ao seu reels, porém ficará restrito a comentários e interações.

Os posts da pessoa restringida aparecem no meu feed?

Sim. Mesmo após você restringir o usuário da sua conta, as postagens ainda aparecerão para você, porém fica a seu critério a opção de curtir ou comentar.

Entretanto, o usuário restringido ainda poderá  receber notificações das suas publicações, pois o recurso restringir é silencioso, por isso é uma forma válida de evitar conflitos e evitar interações com pessoas indesejáveis sem precisar bloquear.

Para que servem os Insights?

Os Insights do Instagram é uma ferramenta de análise de dados e métricas que permite acompanhar informações sobre os seus seguidores e sobre suas postagens.

Os insights funcionam como uma forma de fornecer informações detalhadas sobre o desempenho das suas publicações e mensurar os resultados das suas atividades.

Com esses dados é possível conhecer e compreender melhor o comportamento e as preferências do seu público, além de identificar quais os tipos de conteúdos que tiveram mais engajamento e os seus seguidores mais consomem.

Além disso, com o Instagram insights você consegue ter acesso a informações dos seus seguidores como: gênero, localização, o alcance da sua publicação, engajamento, horário em que o seu público está ativo e faixa etária dos seguidores.

Sendo assim, verificar os Insights do Instagram é fundamental para aprimorar a sua estratégia de marketing, determinando quais os melhores dias para postar e quais conteúdos mais relevantes.

Portanto, se você possui um negócio, com  todas essas informações é possível ajustar as suas estratégias, restringir os usuários indesejados e que pedem o crescimento da sua conta e assim melhorar a sua visibilidade e consequentemente aumentar o seu engajamento.

Como funcionam os recursos do Instagram?

 

restringir no instagram

O Instagram possui diversos recursos, muitos destes recursos são criados para contribuir com o marketing para o Instagram, por isso muitas pessoas traçam estratégias com os próprios recursos do Instagram.

Por exemplo: Hashtags, comentários, curtidas, número de seguidores, dentre outros mais.

A opção de restringir no Instagram, também é um recurso muito utilizado pelas pessoas, porque esse recurso ajuda a afastar os usuários  que prejudicam de alguma forma o seu crescimento no Instagram, como os “haters” por exemplo, que fazem de tudo para que o seu conteúdo não tenha credibilidade.

Portanto, utilize os  recursos para cativar os seus seguidores e para produzir conteúdos atrativos e relevantes para atrair novos seguidores e aumentar a sua credibilidade e utilize a opção de restringir para evitar pessoas indesejadas no seu perfil.

Quando é necessário restringir alguém do Instagram?

A partir do momento que algum usuário obter comportamento abusivo, estiver comentando coisas desnecessárias em suas postagens, assédio ou algum tipo de intimidação é importante optar por restringir.

No entanto, você pode  utilizar esse recurso também não quer deixar de seguir alguém, mas também não quer que o usuário interaja com você, serve para evitar conflitos.

Além disso, você pode utilizar caso alguém fique enchendo a sua postagem com conteúdos impróprios ou spam, restringir o usuário pode ajudar a evitar esse problema.

Uma das principais vantagens de optar por restringir alguém é que é um recurso silencioso, ou seja, o usuário não será avisado sobre a restrição.

Sendo assim, uma boa dica é utilizar também  para manter a sua privacidade é se você não deseja que uma pessoa específica veja todas as suas postagens, você pode restringir e manter a sua privacidade.

Como remover a restrição do Instagram?

Para remover a opção de restrição basta ir até o perfil da pessoa restringida, clicar nos três tracinhos do lado direito do canto superior da tela e clicar em remover restrição.

Apesar de ser um recurso restritivo, é possível reverter sem causar danos a sua conta e sem  prejudicar a sua privacidade.

Conclusão

Agora que você  já sabe o que é restringir e sabe a diferença entre bloquear, utilize esse recurso como uma forma de limitar suas interações e prevenir a sua conta, por ser um recurso simples.

Portanto  ele pode ser bastante útil para quem deseja obter mais privacidade e segurança no seu Instagram.