Cada vez mais o Instagram vem se aprimorando e melhorando as experiências dos usuários, por isso, o Instagram disponibiliza diversos recursos e o algoritmo sugere diariamente inúmeros perfis focado em seus gostos e interesses.

No entanto, a barra de sugestões é uma forma dos usuários aumentarem o engajamento do Instagram, encontrando perfis e conteúdos  que estejam de acordo com os seus interesses.

Entretanto, diante de tantos usuários ativos, nem sempre o algoritmo sugere perfis relevantes e interessantes para os usuários.

Contudo, para muitas pessoas essas sugestões acabam se tornando incômodas, pois muitas vezes o algoritmo não sugere perfis interessantes e alguns usuários consideram essa função  intrusiva e desejam removê-la.

Por isso, neste artigo trouxemos o passo a passo de como apagar as sugestões do Instagram e diversas outras dicas para melhorar o seu engajamento na rede, continue lendo.

O que é a barra de sugestões no Instagram?

A barra de sugestões é um recurso do Instagram  na parte superior da tela que oferece sugestões de contas para você seguir com base nas suas interações.

Entretanto, as sugestões são baseadas em pessoas que você segue, perfis que os seus seguidores seguem e contas que o algoritmo do Instagram sugere com base nos seus interesses na rede.

Além de ser uma forma simples e fácil de descobrir novos perfis e conteúdos, é uma maneira de expandir o seu alcance na rede e facilitar suas pesquisas.

Sendo assim, quando uma pessoa faz uma publicação, segue um perfil, pesquisa por algum assunto ou curte um post, está  mostrando ao algoritmo quais perfis o usuário mais gosta e quais são as suas preferências de conteúdos.

O que aparece na barra de sugestões do Instagram?

As sugestões variam de acordo com o perfil de cada usuário, seus interesses e atividades no Instagram.

No entanto, geralmente a barra de sugestões exibe contas relacionadas ao usuário, hashtags populares, posts recomendados e anúncios patrocinados.

Além de ser bastante útil para ganhar seguidores reais e brasileiros, a barra de sugestões facilita encontrar perfis relevantes que são da sua zona de interesse, possibilitando que esses perfis sigam a sua conta de volta.

Portanto, o que aparece na sua barra de sugestões basicamente são um reflexo do que você mais consome na rede, relacionadas às interações de curtidas, comentários e seus compartilhamos no Instagram 

Passo a passo de como apagar a barra de sugestões no Instagram?

1° passo: Vá até o seu perfil do Instagram;

2° passo: Depois clique nas três linhas do canto superior direito;

3° passo: Selecione configurações;

4° passo: Após clicar em configurações, clique em conta;

5° passo: Depois, clique em histórico de pesquisa e clique em limpar histórico de pesquisa.

Como ser sugerido pelo algoritmo do Instagram?

É preciso ter em mente que o algoritmo prioriza conteúdos relevantes e as sugestões de pesquisas geralmente são baseadas nas interações.

Como: conteúdos publicados recentemente, posts com bastante engajamentos, como muitas curtidas e comentários e o relacionamento com os usuários, ou seja, quantidade de mensagens trocadas no direct e amigos próximos.

Contudo, uma boa dica para ganhar curtidas reais e brasileiras e ser sugerido pelo algoritmo do Instagram é criar conteúdos de qualidade e relevantes, até porque a qualidade é um dos principais fatores para ser recomendado pelo algoritmo.

Por isso, é importante certificar-se de postar fotos e vídeos com uma boa qualidade e com conteúdos relevantes, desse modo você consegue utilizar o algoritmo a seu favor e melhorar ainda mais a experiência dos seus usuários.

Quando você curte e comenta publicações sobre animais, por exemplo, o algoritmo passa a recomendar mais desse conteúdo para você.

Apesar de gerar algumas dúvidas, para utilizar o algoritmo a seu favor basta publicar com frequência, engajar os seus seguidores, ou seja, responder a comentários, curtir postagens e responder a mensagens no direct.

Vale ressaltar que cada conta é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra, por isso o ideal é sempre verificar o seu Instagram insights, conhecer e entender os gostos dos seus seguidores e levar em consideração o engajamento, tempo e relacionamento.

Sendo assim, experimente diferentes formatos de conteúdos e estratégias e ajuste-os de acordo com os seus resultados.

Como funciona o algoritmo do Instagram para o engajamento?

O algoritmo do Instagram leva em consideração a quantidade de curtidas, data de postagem, tempo, interesse, relevância e relacionamento.

Quando o assunto é stories o algoritmo tende a exibir perfis com os quais os usuários mais interagem, como as mensagens no direct, reação nos stories e curtidas.

Já o algoritmo do feed, funciona de acordo com a relevância, popularidade do conteúdo, marcação de um local e o tempo.

Por isso, conteúdos feitos por familiares, amigos  e pessoas mais próximas tendem a ser mais recomendadas tanto no feed, quanto nos stories.

Sendo assim, uma boa dica de como não flopar no Instagram, ter a chance do seu conteúdo aparecer no explorar e utilizar o algoritmo a seu favor tanto nos stories quanto no feed é publicar vídeos como reels, publicar nos horários certos e utilizar o direct.

Até porque o algoritmo do Instagram prioriza postagens recentes publicadas por usuários que você segue e a importância daquela postagem para os seguidores.

Portanto, o algoritmo do Instagram prioriza publicações que o usuário curtiu, salvou ou comentou no explorar e são um dos principais fatores  considerados pelo algoritmo para mostrar conteúdos novos e similares.

6 Dicas para melhorar o engajamento do Instagram e ser sugerido pelo algoritmo 

  1. Publique sempre conteúdos novos;
  2. Faça uma bio organizada;
  3. Esteja atento às tendências do reels;
  4. Utilize os stories;
  5. Faça lives;
  6. Utilize a geolocalização.

Publique sempre conteúdos novos

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “Quem não é visto, não é lembrado?” Isso significa que é fundamental estar sempre ativo, seja nos stories ou publicando conteúdos no feed para ser lembrado.

 

Por isso, é essencial investir em conteúdos novos diariamente, entretanto vale ressaltar que qualidade vale mais do que quantidade, de nada adianta publicar diversos conteúdos por dia se não tiver qualidade e não seja do interesse do seu público.

 

Sendo assim, busque sempre agregar valor para os seus seguidores, analise quais conteúdos geram mais engajamento no seu perfil e utilize-os a seu favor.

Faça uma bio organizada

Assim como o conteúdo do seu feed, a sua biografia deve ser como um cartão de visitas para o seu perfil, por isso ela deve ser convidativa e principalmente atrativa para aumentar a sua visibilidade na rede.

 

Sendo assim, é fundamental organizar a sua biografia do Instagram, inserir os seus objetivos, adicionar links de whatsapps ou de sua loja virtual, utilize emojis e seja criativo para cativar os seus visitantes e seguidores.

 

Portanto, tenha uma descrição clara, adicione emojis e seja breve, afinal a biografia é um curto espaço e deve conter apenas informações importantes.

 

Esteja atento às tendências do reels

O Instagram está em constante evolução  e está sempre ligada nas preferências e nos gostos dos seus usuários, por isso, o Instagram é uma das redes que mais cresce e é fundamental estar atento às novas tendências, principalmente as do reels.

 

O reels é um dos principais formatos do Instagram, sendo um dos formatos que mais geram engajamento e visibilidade, o reels é essencial para atrair novos seguidores e para promover o seu perfil.

 

Além de acompanhar as tendências do reels e saber quais conteúdos estão em alta, as tendências podem te ajudar a manter o seu perfil atualizado com o que está funcionando no reels, como: músicas e trends.

 

No entanto, é importante também saber o melhor horário para o reels permitindo ajustar a sua estratégia de marketing e publicar o conteúdo de acordo com o horário em que o seu público estiver ativo.

 

Sendo assim, estar atento às tendências pode te ajudar a destacar o seu conteúdo entre os demais e torná-lo mais atrativo e envolvente para os seus seguidores.

Utilize os stories

Os stories são uma excelente  maneira de compartilhar momentos diários e momentos especiais com os seus seguidores, além de ser uma forma rápida e fácil de criar e compartilhar conteúdos diariamente e criativos.

 

Além de cativar uma grande audiência, os stories oferecem diversas ferramentas que são capazes de aumentar o seu engajamento e incentivar a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo.

 

No entanto, os stories servem para humanizar a sua marca, trazer personalidade para o seu perfil e para fortalecer a sua presença na rede, no geral os stories do Instagram são uma estratégia fundamental para fidelizar os seus seguidores e melhorar a sua visibilidade.

 

Faça lives

As lives fazem um grande sucesso no Instagram, principalmente durante e após pandemia, de acordo com o site publicitárioscriativos.com as lives cresceram cerca de 70% durante a pandemia só em 2020.

 

Atualmente as lives são um dos formatos que mais possuem engajamento, e um dos que mais geram visibilidade, por isso, é fundamental criar lives para facilitar as interações com os seus seguidores, incentivar o compartilhamento e gerar uma aproximação com seu público.

 

Além disso, as lives oferecem a oportunidade de criar conteúdos autênticos e imediatos, permitindo que o seu público acompanhe a transmissão em tempo real desde entrevistar até tutoriais.

 

Sendo assim, as lives são uma forma de levar conteúdos exclusivos e em primeira mão para os seus seguidores, por isso é tão importante investir nas lives do Instagram e criar conteúdos relevantes para prender a atenção do seu público.

Utilize a geolocalização

Além de ser uma estratégia muito utilizada para expandir o alcance do perfil, a geolocalização permite que a sua publicação seja mais fácil de ser encontrada.

 

Sendo assim, as chances do seu conteúdo ser descoberto por novos públicos são bem maiores, pois além de ser uma maneira de destacar o seu conteúdo, é uma forma de melhorar o engajamento e expandir o alcance no Instagram.

Conclusão

Agora que você já sabe como apagar a barra de sugestões do seu Instagram, basta utilizar todas nossas dicas e utilizar o algoritmo a seu favor para tornar a sua experiência ainda melhor e para melhorar os seus resultados no Instagram.

 

Portanto, apagar a barra de sugestões é uma maneira simples e útil para aqueles que não gostam de ver recomendações de outras contas e para excluir informações antigas.