Quando o assunto é criar estratégias nas redes sociais, os posts em carrossel são um excelente formato para aumentar o engajamento do Instagram e para chamar a atenção do público.

Além do carrossel ser um formato atrativo e criativo, é uma das formas mais populares de apresentar diversas informações em apenas um único post e são mais propensos a serem salvos pelos seus seguidores.

Segundo o site MLabs, posts em carrosséis possuem em torno de 1.92% comparado a imagens e a vídeos no Instagram.

Por isso, se o seu objetivo é aumentar o engajamento do seu Instagram e melhorar os seus resultados na rede, é fundamental incluir o carrossel nas suas estratégias e neste artigo trouxemos as melhores dicas de como fazer um carrossel de forma prática e eficaz.

O que é carrossel no Instagram?

Muito utilizado para ganhar mais seguidores e para  aumentar o engajamento, o carrossel é uma funcionalidade do Instagram que permite ao usuário publicar várias fotos ou vídeos em apenas uma única postagem.

Permitindo criar um álbum de imagens que os seus seguidores podem deslizar para a esquerda ou para direita para visualizar todas as fotos.

Sem contar que o carrossel pode conter até 10 imagens, basta escolher a sua ordem, aplicar  os filtros nas imagens e publicar.

Além disso, o carrossel serve para publicar tutoriais, dicas, tornar o seu post mais dinâmico, ajuda a economizar tempo do usuário, evitando que várias fotos ocupem espaço no seu feed.

Sendo assim, quando se trata de engajamento, os posts em carrossel possuem um melhor desempenho, por isso utilize os posts em carrossel para melhorar a experiência dos seus seguidores e para passar informações relevantes como dicas e tutoriais.

Como criar um carrossel no Instagram?

Para criar um carrossel no Instagram é bastante simples, basta clicar no ícone +  e depois clique em publicação e selecione quantas  imagens ou vídeos você deseja.

Depois, basta clicar em publicar, inserir legenda e pronto, além disso, o carrossel é um  excelente recurso para ganhar mais curtidas e para melhorar a visibilidade do seu Instagram e é uma forma de prender a atenção dos usuários.

Sendo assim, uma boa dica para expandir o alcance do seu carrossel é criar storytellings, apresentar seus produtos ou serviços, dicas, tutoriais, publique posts que gere identificação, prova social e não esqueça da chamada para ação ao final do carrossel.

Como publicar um carrossel no Instagram passo a passo

1° passo: Abra o seu Instagram e clique no ícone + na parte inferior;

2° passo: Depois clique em publicação e escolha quantas você desejar ou vídeos.

3° passo: Selecione até 10 imagens para a sua postagem;

4° passo: Depois organize as imagens e adicione uma legenda atrativa e chamativa e clique em publicar.

Vale lembrar que já foi comprovado que  publicações em carrossel possuem muito mais engajamento do que posts em imagens e vídeos, por isso é importante explorar o máximo possível essa função para gerar um maior impacto para os seus seguidores.

É possível fazer repost de carrossel no Instagram?

Sim, além de ser uma forma de não flopar no Instagram, o repost pode ser uma ótima ideia para melhorar a visibilidade da sua postagem, entretanto, é necessário baixar o aplicativo reposts for Instagram.

Disponível para android e IOS,  o repost for Instagram é um aplicativo que permite repostar fotos e vídeos do Instagram, para utilizar basta baixar o aplicativo, depois ache a foto ou vídeo que você deseja compartilhar e copie o link.

Depois, abra o aplicativo do respost,  clique nos 3 pontinhos, copie o link, depois salve a imagem e abra o Instagram e compartilhe a imagem no seu perfil.

Mosaico de fotos no Instagram, como criar?

Para criar um mosaico de fotos no Instagram, é necessário utilizar aplicativos para isso, como o próprio canva ou no grid post.

Basta escolher as fotos que deseja incluir no seu mosaico, depois vá para o aplicativo do canva ou do grid post, selecione a primeira foto que deseja utilizar no mosaico e o tipo de grade e depois clique em salvar.

Entretanto, para criar um mosaico no Instagram, basta ir até a página de criação de posts, depois selecione a opção de mosaico no canto inferior da tela e selecionar as fotos que você deseja utilizar.

Depois de adicionar todas as fotos, clique em avançar e acrescente as informações no seu post, como: legendas, hashtags, localização e clique em compartilhar.

10 Melhores dicas para criar um carrossel no Instagram  2023

  1. Crie tutoriais e dicas relevantes para os seus seguidores;
  2. Utilize legendas atrativas;
  3. Crie uma chamada para ação ao final dos seus posts;
  4. Selecione imagens de qualidade 
  5. Publique vídeos;
  6. Faça posts de depoimentos;
  7. Procure gerar identificação;
  8. Ilustre o seu conteúdo;
  9. Apresente seus produtos;
  10. Curiosidades.

Crie tutoriais e dicas relevantes para os seus seguidores

O carrossel é um dos melhores formatos para criar tutoriais e dar dicas relevantes para os seus seguidores.

Além disso, o carrossel é um formato dinâmico, atrativo e fácil de ser consumido simplesmente por ser um espaço onde você pode apresentar 10 imagens ou vídeo, criar um passo a passo, fornecer um conteúdo de valor e trazer informações valiosas para o seu público.

No geral, os tutoriais são longos, por isso o carrossel é o formato ideal para publicar vídeo de forma dinâmica, de fácil acesso e podendo conter até 10 partes de explicação.

Utilize legendas atrativas

As legendas são uma forma de complementar as informações nas imagens e trazer mais contexto para o seu carrossel, por isso, as legendas devem ser atrativas, chamar a atenção do público para induzir as pessoas a interagirem e para trazer relevância a sua publicação.

Crie uma chamada para ação ao final dos seus posts

Além de ser uma forma de incentivar os seus seguidores a fazer alguma ação desejada por você, também é uma maneira de chamar a atenção do público e uma excelente estratégia para ganhar mais seguidores de forma eficaz.

Geralmente os CTAS são utilizados ao final do carrossel, você pode colocar “Gostou do conteúdo? curta, salva e compartilha” 

Por ser um formato interativo e visualmente atrativo, o carrossel não é um formato cansativo quando o assunto é levar dicas e conhecimentos para o público.

Por isso, diversas pessoas estão optando por utilizar esse formato para aumentar o engajamento e melhorar a visibilidade do seu perfil.

Portanto experimente utilizar as chamadas para ação ao final de todos os seus posts de carrossel e utilize chamadas para ação que sejam relacionadas ao assunto do seu post.

Selecione imagens de qualidade

Tão importante quanto criar uma biografia organizada, as imagens são um dos principais fatores do Instagram, até porque o Instagram é um rede social totalmente visual, por isso é imprescindível publicar imagens de qualidade no seu carrossel.

A qualidade  está relacionada diretamente com o sucesso do seu conteúdo, ou seja, é necessário selecionar apenas imagens com boa iluminação, adicionar filtros e escolher uma câmera de boa qualidade.

Sendo assim, evite fotografar em ambientes escuros, ou utilizar vídeos de baixa qualidade, dê preferência à luz natural do ambiente, e se preferir utilize programas de edição que fazem toda a diferença em seus posts.

Apresente seus produtos

Para quem possui um negócio no Instagram, o carrossel é uma excelente opção quando o assunto é divulgar seus produtos e serviços.

Se você possui uma empresa de cosméticos, uma boa dica é dar dicas de como utilizar os seus produtos através de vídeos no carrossel.

Isso significa que você deve divulgar os seus produtos em cada carrossel, sem poluir a imagem, dessa forma você consegue transmitir uma melhor informação, apresenta cada produto de forma individual e fica mais fácil de entender.

Publique vídeos

Os vídeos são um ótimo recurso para trazer mais engajamento e são mais fáceis de serem consumidos pelo público.

Até porque os vídeos são famosos na plataforma por diluir a informação, ou seja, os vídeos tornam o seu conteúdo mais interativo e não cansa o leitor

No entanto, assim como saber o melhor horário para postar reels é importante, é fundamental verificar o insight do Instagram para saber se a sua estratégia está funcionando.

Os insights são um recurso do Instagram comercial que serve para avaliar as métricas, acompanhar o desempenho das suas postagens e obter informações dos seus seguidores.

Por isso para o seu conteúdo em vídeo no carrossel possuir um maior alcance, é essencial analisar os seus insights para verificar para saber o melhor horário para publicar o seu conteúdo e analisar se a sua estratégia está obtendo resultados positivos.

Faça posts de depoimentos

Quando você possui um negócio no Instagram e deseja passar credibilidade, uma boa dica é publicar depoimentos em carrossel para fazer as pessoas confiarem em seu produto.

Por isso é tão importante publicar provas sociais tanto nos stories, quanto no feed, nos stories  para destacar os depoimentos dos destaques e no feed você pode fixar para quando os visitantes entrarem no seu Instagram visualizarem a sua mensagem.

Portanto peça depoimentos  para  os seus clientes, feedbacks positivos e publique no formato de carrossel para passar credibilidade e uma maior autoridade no seu perfil.

Procure gerar identificação

No geral as pessoas gostam de pessoas que geram identificação e são mais propícios a serem compartilhados.

Por isso, é fundamental conhecer o seu público para saber o que eles mais consomem e gostam, sendo assim, selecione situações comuns do seu cotidiano, como: perrengues, vídeos de humor, ou fale sobre alguma necessidade do seu público, isso contribui para que os seus seguidores engajem no seu carrossel e compartilhem com outros usuários.

Ilustre o seu conteúdo

Sabemos que o Instagram é uma rede social totalmente visual, sendo assim, a maioria do seu público prefere ler textos acompanhados de imagens.

Portanto, crie carrossel com ilustrações ou imagens que tornem a leitura do seu  conteúdo mais fácil e interativa.

Curiosidades

Se você possui um Instagram sobre cosméticos, você pode criar um carrossel com curiosidades ligadas a esse assunto.

Além de ser uma forma de passar conhecimento para os seus seguidores, é uma maneira de chamar a atenção do público e incentivar a interação com o seu conteúdo.

Conclusão

Agora que você já aprendeu como criar e postar um carrossel, chegou a hora de pôr nossas dicas em prática, pois além de ser um formato que agrega bastante conhecimento e relevância no seu perfil, o carrossel possui um enorme engajamento e incentiva a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo.

Portanto, explore todos os benefícios que o carrossel tem a oferecer e utilize todas as nossas dicas para trazer resultados positivos para a sua conta.