Sabemos que para as empresas, influenciadores digitais e pessoas que sonham em alcançar o sucesso no Instagram cada novo seguidor é uma conquista.

Entretanto, o avanço desses números além de significar que o seu trabalho está sendo bem feito, também é um indicativo de que o público gosta do seu conteúdo.

No entanto, ganhar seguidores no Instagram nem sempre é uma tarefa tão fácil,  até porque existem diversos fatores que podem diminuir o seu alcance e assim prejudicar os seus resultados no Instagram.

Isso pode ser extremamente frustrante para quem está começando no Instagram, fazendo com que você se pergunte o que pode estar fazendo de errado.

Por isso, neste artigo trouxemos alguns motivos que podem estar levando a perda de seguidores na sua conta

Entenda por que alguns seguidores diminuem na sua conta do Instagram?

Se você já passou, ou está passando pela perda de seguidores no Instagram, o primeiro passo antes de colocar em prática algumas estratégias de marketing é verificar o Instagram insights.

Entender os insights é necessário para mensurar os seus resultados, analisar as suas métricas e entender o que pode estar dando errado.

Quando o assunto é Instagram é importante estar sempre ligado em estratégias, assuntos do momento, trends e principalmente nos insights.

Até porque, eventualmente é importante analisar o Instagram insights para verificar o alcance das suas publicações, o engajamento do público com as suas postagens, horário em que seus seguidores estão ativos e o número de impressões do seu perfil.

Sendo assim, entender o comportamento do seu público é fundamental para traçar estratégias para aumentar os seus seguidores, cativar  e analisar informações do seu público para saber quais publicações têm mais engajamento e entender o que a sua audiência mais consome.

Qual a importância dos seguidores para o algoritmo do Instagram?

Antes de tudo é fundamental entender qual a importância do algoritmo do Instagram, entender seu impacto e como ele funciona.

O principal objetivo do algoritmo  é exibir os conteúdos que os usuários são mais propensos a engajar com base nos fatores de interesses, relacionamentos, tempo  e engajamento.

Isso significa que quanto mais seguidores, curtidas e comentários você tiver em uma publicação, automaticamente o algoritmo irá entregar mais desse conteúdo para os usuários.

Por isso, quando se possui 10 mil seguidores no Instagram é mais propício o algoritmo entregar mais do seu conteúdo para os seguidores e consequentemente obter mais engajamento no seu perfil.

Visto que o algoritmo irá avaliar o interesse do seu público com aquela publicação, depois o relacionamento que é a relação que os seus seguidores têm com o seu perfil.

O tempo que é quando o seu conteúdo foi publicado, se foi recente ou já possui um certo tempo, afinal, as pessoas estão em busca de novidades diariamente, por isso conteúdos novos são mais valorizados e são mais propícios a aparecer para os seguidores.

Por isso, para utilizar o algoritmo a seu favor é essencial publicar conteúdos de qualidade, relevantes, não publicar conteúdos em excesso, manter uma boa frequência nas suas postagens e principalmente interagir com o seu público.

A importância dos seguidores no perfil do Instagram?

Os seguidores são um fator crucial para o Instagram, pois eles são responsáveis por aumentar a visibilidade do seu perfil, melhorar a credibilidade e fortalecer a imagem do seu negócio.

No entanto, para quem trabalha com redes sociais ter mais seguidores no Instagram é fundamental para aumentar autoridade e para crescer na rede.

Visto que, possuir um perfil com uma boa quantidade de seguidores é sinônimo de oportunidades, ou seja, se você possui 100 mil seguidores em sua conta você terá mais chances de fazer parcerias com empresas e até influenciadores digitais.

Além disso, a quantidade de seguidores pode ser um fator decisivo para o seu negócio e influenciadores digitais já que um perfil com muitos seguidores pode ser mais atrativo para firmar parcerias e alcançar o sucesso no Instagram.

Sendo assim, investir em seguidores pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, pois quanto mais seguidores e curtidas, maior será a sua popularidade na rede.

Por isso, ter um perfil com muitos  seguidores no Instagram pode trazer diversas vantagens, como visibilidade, credibilidade, autoridade e consequentemente ampliar novas vendas.

Os 5 principais motivos que fazem os seguidores diminuir no Instagram

  1. Não publicar diariamente;
  2. Não possuir um perfil atrativo no Instagram;
  3. Conteúdo irrelevantes e que fogem do seu nicho;
  4. Não possui qualidade em suas publicações;
  5. Não planejar o seu conteúdo.

Não publicar diariamente

Um dos maiores erros que podem prejudicar o seu engajamento e fazer com que você perca seus seguidores é não manter uma frequência em suas postagens.

Digamos que você possua uma empresa no Instagram e publique uma semana sim e outra não, automaticamente o algoritmo irá deixar de entregar o seu conteúdo para seus seguidores por baixa frequência, podendo prejudicar o seu engajamento.

Até porque quando alguém segue o seu perfil, é porque possui interesse no seu tipo de conteúdo e cria expectativa para ver publicações relevantes e diárias.

Além disso, pode levar os usuários a deixarem de seguir a sua conta, por isso, é fundamental publicar diariamente, com relevância e principalmente com qualidade para fidelizar os seus seguidores e atrair novos públicos para o seu perfil.

Não possuir um perfil atrativo no instagram

Possuir um perfil atrativo na rede social é um dos principais fatores que podem levar a um maior engajamento e uma maior visibilidade no Instagram.

Quando você possui um perfil sem relevância, sem fotos atrativas, sem uma bio organizada, sem destaques e sem conteúdos de qualidade, o seu perfil acaba sendo menos atrativo e irrelevante para os usuários e seguidores do Instagram.

Além disso, possuir um perfil atrativo com uma bio organizada e bem elaborada pode destacar o seu Instagram dos demais podendo aumentar os interesses  entre os seguidores e potenciais clientes.

Sendo assim, é importante possuir um perfil atrativo,  ter cuidado com a qualidade do seu conteúdo, ser criativo e ser consistente nas suas postagens.

Conteúdos irrelevantes e que fogem do seu nicho

Se o seu perfil for sobre moda, o ideal é você publicar conteúdos que sejam do interesse do seu nicho, ou seja, se o seu nicho for moda, publique dicas, tutoriais e conteúdos que tenham a ver com assuntos do seu perfil.

Até porque de nada adianta o seu conteúdo ser sobre moda e você publicar coisas irrelevantes, que não sejam do seu nicho.

Sendo assim, não fuja do seu nicho e publique conteúdos que sejam interessantes para os seus seguidores. ex: Dê dicas sobre moda em forma de carrossel.

Portanto, não fuja do assunto e sempre verifique o Instagram insights para saber o que os seus seguidores mais consomem para publicar conteúdos voltados para o interesse do seu público.

Não possuir qualidade em suas publicações

Possuir qualidade nas publicações do Instagram além de ser  essencial para a melhorar a sua visibilidade, é fundamental para atrair novos seguidores para o seu perfil.

Sabemos que a qualidade do conteúdo é um fator crucial para manter e engajar os seus seguidores.

Quando você publica conteúdo de baixa qualidade, pode fazer com que o seus seguidores fiquem desinteressados, parem de interagir, podendo levar a uma queda de engajamento e fazendo com que os seguidores deixem de te seguir.

O que pode resultar em um impacto negativo na sua visibilidade e atrapalhar o alcance das suas postagens.

Por isso é importante garantir que as suas postagens sejam de alta qualidade e relevantes para o seu público para o algoritmo entender que o seu conteúdo possui qualidade e relevância e entregar mais do seu conteúdo para os seus seguidores do seu Instagram.

Não planejar o seu conteúdo

Não planejar o seu conteúdo, além de ser prejudicial para o seu engajamento e para  alcance das suas postagens.

Além disso, quando você planeja o seu conteúdo, você consegue organizar a sua semana e planejar a sua estratégia.

Sem contar que planejar o conteúdo pode te ajudar a melhorar a frequência das suas postagens, otimizar o seu tempo e ainda garantir uma variedade de assuntos relevantes para o seu público.

Quando você publica conteúdos de forma aleatória, sem possuir um planejamento prévio, você pode acabar publicando conteúdos repetitivos, irrelevantes, fora de contexto ou desinteressantes.

 Por isso, vale lembrar que é importante definir uma estratégia para planejar o seu conteúdo e saber quais tipos de conteúdo serão publicados durante a semana, dessa forma você consegue ganhar mais seguidores e melhorar o seu engajamento na rede.

Como saber quais seguidores pararam de me seguir?

Essa é uma das maiores dúvidas da maioria dos usuários do Instagram, é comum ter a curiosidade de saber quem deixou de nos seguir, não é mesmo?

Até porque através dessa informação, é possível identificar usuários que não possuem mais interesse na sua conta.

Entretanto, vale ressaltar que só é possível saber quem parou de te seguir através de aplicativos, ou se você possui dúvidas de alguma pessoa específica deixou de te seguir, você pode ir em seguidores na sua própria conta e pesquisar pelo nome da pessoa.

No entanto, através de aplicativos como o Reports + e Analyzer Plus, ambos são aplicativos disponíveis para Android e IOS, são aplicativos para monitorar o desempenho do seu perfil e saber quem deixou de seguir, basta procurar no play stories ou apple store e fazer download.

4 Melhores dicas para ganhar seguidores no Instagram

  1. Tenha um perfil completo e atrativo;
  2. Compre seguidores;
  3. Utilize legendas com CTAS;
  4. Tenha uma bio organizada.

Tenha um perfil completo e atrativo

Antes de tudo você precisa mudar o seu perfil para comercial, escolher qual melhor categoria se encaixa e analisar o Instagram Insights.

Depois é necessário organizar o seu perfil e torná-lo completo e atrativo para os seus seguidores e visitantes.

Contudo, uma das principais portas de entradas do seu Instagram é a foto do seu perfil, por isso opte por uma foto chamativa, atrativa e que possua as cores da sua marca, depois opte por deixar o seu feed organizado e harmonioso, inclua destaques e não esqueça da bio

Compre seguidores

Uma das estratégias mais utilizadas que diversas empresas e perfis pessoais atualmente estão utilizando para crescer de forma rápida no Instagram é a compra de seguidores.

Além de ser uma prática extremamente segura, quando é feita por sites seguros, comprar seguidores pode te ajudar a alavancar novas vendas e alcançar o sucesso do seu Instagram.

No entanto, é necessário ter cuidado quando for aplicar essa estratégia, por ser uma prática bastante comum e eficaz, muitos sites se aproveitam aplicando golpes e prometendo serviços que podem até levar à perda da sua conta.

Por isso, antes de realizar essa estratégia, verifique se o site trabalha com seguidores reais e brasileiros, se possui anos no mercado, credibilidade e se possui um atendimento ao cliente.

Utilize legendas com CTAS

As legendas possuem o poder de envolver os seguidores e incentivar a interação nas suas postagens, por isso é necessário utilizar legendas com CTAS, Chamada para ação.

Se você possui um negócio é fundamental adicionar Chamada para ação nas suas legendas, utilizar uma linguagem mais próxima do seu público e principalmente adicionar legendas relevantes.

Tenha uma bio organizada

A biografia do Instagram é como se fosse um cartão de visita, por isso invista em uma bio organizada e principalmente atrativa.

Adicione suas principais informações, inclua links, chamadas para ação e não esqueça de ser o mais claro e objetivo possível para atrair novos públicos  e converter os visitantes e seguidores 

5 maneiras de ganhar pontos com o algoritmo

  1. Seja ativo no Instagram;

  2. Incentive os seus seguidores a interagir com suas postagens;

  3. Utilize o reels do Instagram;

  4. Publique quando seus seguidores estiverem ativos;

  5. Faça stories frequentemente.

Conclusão

Em suma, a diminuição dos seguidores na sua conta do Instagram pode estar relacionada a diversos fatores, como a relevância, qualidade e a falta de  interação com os  seus seguidores.

Portanto, para evitar a diminuição dos seus seguidores basta seguir todas as nossas dicas acima, colocar em prática estratégias de marketing e manter a relevância nas suas postagens.