Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas para criar conexões, fechar negócios e criar novas oportunidades.

Entretanto, quando o assunto é ter um perfil de sucesso no Instagram é essencial possuir um perfil comercial e principalmente analisar os seus dados diante dos seus seguidores e mensurar os seus resultados diante dos concorrentes.

Contudo, para analisar essas métricas é necessário possuir um Instagram Insights.

Além de ser um dos principais fatores  que podem te levar a alcançar o sucesso na rede, com essa ferramenta você consegue obter informações privilegiadas sobre os seus seguidores, engajamento e o desempenho da sua atividade.

Portanto, analisar dados e acompanhar as suas métricas além de ser uma prática valiosa, pode te ajudar a saber no que você precisa melhorar e entender o que  está dando certo para o público.

Por isso, se você ainda não conhece o Instagram Insights e não sabe como utilizá-la a seu favor, vem entender mais neste post.

Insights Instagram o que é e como conseguir bons resultados

O primeiro passo para obter essa ferramenta é mudar a sua conta para comercial, Mas como?  Para saber como, basta seguir esse passo a passo:

1°passo: Coloque o seu perfil para público;

2° passo: Vá até a configurações do seu perfil e selecione a opção mudar para perfil comercial;

3° passo: Depois crie uma página da sua empresa no facebook;

4° passo: Feito isso, basta adicionar os seus dados, como telefone, localização e email e clique em confirmar.

Depois que você mudar a sua conta para o Instagram business, adicione a categoria que melhor se encaixa no seu perfil, ou seja, caso o seu Instagram for de empresa, adicione a categoria empresa, caso for criador de conteúdo, adicione essa categoria.

Agora que a sua conta já está habilitada para o Instagram Insights ficará muito mais fácil para acompanhar os seus dados e mensurar os seus resultados.

Vale ressaltar que para ter um perfil comercial, você não precisa ter um perfil de empresa, caso você seja um influenciador digital e deseja analisar o seu alcance e engajamento, siga esse passo a passo que mencionamos acima.

O que é Insights Instagram?

Mas afinal o que é o Instagram Insights? Muitos se falam sobre o Instagram Insights, mas poucos de fato conhecem a sua verdadeira função.

O Instagram Insights basicamente é uma ferramenta de análise que permite os usuários do Instagram saber quem visitou o seu perfil, acompanhar e receber informações sobre os seus seguidores e métricas sobre o desempenho da sua conta.

Além disso, o Instagram Insights serve para fornecer dados sobre o seu público, como: gênero, localização geográfica, impressões, a quantidade de visitantes que o seu perfil obteve e publicações que tiveram maior engajamento.

Com o Instagram Insights é possível saber a porcentagem de homens e mulheres que entraram em seu perfil, quais horários e os dias da semana em que estão mais ativos.

Portanto, com esses dados os usuários podem ter uma melhor compreensão de como o seu conteúdo está sendo recebido pelo público, isso significa que através desses dados você pode ajustar a sua estratégia e assim melhorar os seus resultados.

Onde fica os Insights do Instagram?

Após mudar o seu perfil para comercial e criar uma página no facebook, vá até o seu perfil e clique nas três linhas que ficam localizadas no canto superior direito da tela.

Feitos isso, basta clicar no Insights e em seguida você terá acesso a todos os dados dos seus seguidores e assim poderá entender melhor o seu público e saber quais os pontos que deve melhorar em sua conta.

3 Dicas para  melhorar os Insights stories

  1. Produza conteúdos de qualidade;
  2. Mantenha os stories ativos;
  3. Faça perguntas e enquetes.

Produza conteúdos de qualidade

Um dos principais fatores que ajudam a atrair mais seguidores no Instagram é a qualidade, até porque o público da plataforma está sempre em busca de novidades e de relevância.

Por isso, para fidelizar a sua audiência e melhorar os insights stories, invista em qualidade e não foque na quantidade.

Lembre-se que os usuários seguem pessoas que agregam algum valor e geram identificação, entretanto antes de tudo você precisa estabelecer qual o seu público alvo e criar conteúdos voltados para eles.

Mantenha os stories ativos

Os stories possuem um poder incrível de aumentar o engajamento e criar uma conexão com os seus seguidores.

Isso significa que os stories tem a capacidade de tornar a sua audiência mais leal, ou seja, digamos que você seja  um influenciador digital, geralmente os criadores de conteúdo postam vários stories ao longo do dia, não é mesmo?

Na maioria das vezes o público do influenciador digital fica à espera do seu conteúdo, esperando por novidades e entretenimento, por isso manter os stories ativos é fundamental para ajudar o seu público a se conectar com o seu conteúdo.

Faça perguntas e enquetes

As caixinhas de perguntas permitem que você torne os seus stories mais interativos,  impulsiona a interação e consequentemente  o  seu engajamento.

Além de ser uma excelente forma de incentivar a interação dos seus seguidores com a sua postagem, abrir caixinha de perguntas e enquetes permite que você obtenha feedbacks sobre a preferência dos seus  seguidores.  

Portanto as informações coletadas podem ser utilizadas para melhorar os seus conteúdos, estratégias, produtos ou serviços, aumentando assim a satisfação e fidelidade dos seus seguidores.

Como ver quem entrou no meu perfil do Instagram?

Embora o Instagram não permita saber exatamente quem entrou no seu perfil do Instagram, com o Instagram Insights você tem acesso a  informações como:  a quantidade de pessoas que entraram em seu perfil e o engajamento.

Além disso, através de likes em postagens antigas e visualizações de stories também é possível saber quem entrou no seu perfil.

Entretanto, para saber a quantidade de pessoas que entraram em seu perfil, basta ir até o Insights e clicar em contas alcançadas, depois role a página até visualizar a atividade do perfil.

Em atividade do perfil você irá visualizar as visitas do perfil e verá a quantidade de pessoas que entraram em seu perfil.

Apesar das políticas de dados de segurança do Instagram, existem aplicativos que podem te ajudar a sanar a sua curiosidade.

 Contudo, se você possui um perfil comercial, basta acessar o Instagram Insights e visualizar não só a quantidade de pessoas que entrarem em seu perfil, mas também poderá acompanhar todas as suas métricas.

O que significa contas com engajamento no Instagram Insights?

As contas com engajamento no Instagram significam perfis cujo os seguidores interagem, compartilham e curtem.

No geral contas com engajamento no Instagram Insights são o número de contas que o seu perfil  obteve mais engajamento, ou seja, pessoas que visualizaram e interagiram com o seu conteúdo

No entanto, se a sua conta não está obtendo o engajamento desejado, uma boa dica para melhorar o engajamento no Instagram é publicar conteúdos nos melhores horários, publique conteúdos em vídeos, invista em boas imagens e não esqueça dos stories.

Até porque, as contas que possuem mais engajamento são mais propícias a aumentar o alcance orgânico e a atrair novos seguidores.

Como os Insights influenciam meu engajamento no Instagram?

No geral os Insights fornecem informações valiosas sobre como os seus seguidores estão interagindo com o seu conteúdo.

Além disso, quando você acompanha essa métrica, você consegue saber do que o seu público mais consome e consequentemente influenciar diretamente no seu engajamento.

Entretanto, acompanhar essa métrica também pode te ajudar  a ter mais autoridade no Instagram e assim ajustar a sua estratégia de marketing para aumentar o seu engajamento e alcançar novos seguidores para o seu perfil.

Com o Instagram Insights você pode descobrir o horário que o seu público está ativo e assim pode priorizar postagens nesses horários.

Portanto, é sempre importante antes de qualquer postagens verificar os insights frequentemente para descobrir o que está funcionando e o que precisa melhorar para aumentar o engajamento do seu perfil.

Como atrair seguidores e melhorar  meus Insights ?

O primeiro passo para atrair mais seguidores é saber quem você deseja atingir, ou seja, se o seu público for A, crie conteúdos direcionados para as preferências e gostos desta audiência.

Por isso, o  Instagram Insights possui a opção de mostrar o seu alcance, as suas impressões e o seu engajamento justamente para você entender o comportamento do seu público e melhorar a sua estratégia de conteúdo.

Contudo, o número de impressões do seu perfil é um indicativo de quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo.

 Caso a sua impressão esteja baixa significa que você precisa promover sua  conta do Instagram, fazer parcerias com influenciadores digitais, utilizar hashtags estratégicas e ter uma presença forte na rede.

No entanto, para melhorar os seus Insights você precisa analisar suas melhores publicações, entender suas análises, incentivar a interação com os seus seguidores através dos stories e de comentários.

4 Dicas para fazer as pessoas interagirem com a sua conta e melhorar os seus Insights?

  1. Poste com frequência;
  2. Diversifique os seus conteúdos;
  3. Publique conteúdos atrativos;
  4. Publique vídeos em reels

Poste com frequência

Para entender o funcionamento do algoritmo e utilizá-lo a seu favor, além de te ajudar a estabelecer um relacionamento com seus seguidores, é uma forma de incentivar a interação dos seus seguidores com as suas postagens.

Até porque um dos principais fatores do algoritmo é manter a constância, de nada adianta você publicar hoje e depois postar um conteúdo duas semanas depois.

Sendo assim, estabeleça uma rotina de postagens e publique ao longo da semana para manter a sua audiência engajada e fidelizada.

Diversifique os seus conteúdos

Uma boa dica para melhorar o seu engajamento e não tornar o seu conteúdo cansativo e monótono é experimentar diferentes conteúdos.

Um dia você pode  publicar carrossel,  outro dia post vídeos no reels, faça lives e invista nos stories, além de ser uma forma de testar quais formatos o seus seguidores engajam mais, é uma forma de tornar o seu Instagram atrativo.

Publique conteúdos atrativos

Conteúdo atrativos possuem em média 30% a mais de engajamento do que conteúdos mais simples.

Além de aumentar a sua visibilidade e o seu engajamento, conteúdos atrativos possuem muito mais chances de atrair mais seguidores e alavancar novas vendas.

Publique vídeos em reels

Conteúdos em vídeos possuem muito mais engajamento do que conteúdos em fotos, pois o vídeo é uma forma imediata de passar informações e prender a atenção dos seus seguidores.

Inicialmente o reels foi lançado para competir com o tik tok, entretanto diante de tanto sucesso, atualmente o reels se tornou um dos recursos mais utilizados e um dos que mais possuem engajamento no Instagram.

Por isso é fundamental investir no reels para expandir o seu alcance e melhorar a sua visibilidade no Instagram.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Instagram Insights, coloque todas as estratégias acima em prática para garantir o sucesso do seu Instagram.

Portanto, não esqueça de acompanhar as métricas para conseguir bons resultados, estabeleça objetivos claros e utilize todas as estratégias e dicas deste artigo para melhorar os seus resultados e assim contribuir com o  crescimento do seu Instagram.