O Instagram stories é um dos recursos mais utilizados e mais populares da rede e tem como objetivo melhorar a interação dos seus seguidores com o seu perfil.

Entretanto, com tantos usuários ativos saber utilizar o stories da maneira correta se tornou algo fundamental principalmente se o seu intuito é melhorar o seu engajamento, aumentar os seguidores, e expandir o seu alcance no Instagram.

Afinal, quem não gosta de compartilhar a sua rotina nos stories, não é mesmo? Seja em foto, vídeo ou até mesmo boomerang, entretanto, diante de tantas ferramentas e inovações que os stories oferecem para você, é muito comum ter dúvidas de como utilizá-las para atrair novos seguidores e aumentar o engajamento do seu perfil.

Por isso, visando te auxiliar, neste artigo iremos te mostrar como utilizar os stories da maneira correta e alguns truques para você explorar o máximo que puder esse recurso.

Truques para stories Instagram 2023

  • Filtros;
  • Músicas;
  • Localização;
  • Gifs;
  • Boomerangs;
  • Texto ( fonte e cores)
  • Caixinha de perguntas;
  • Links nos stories;
  • Enquetes;
  • Avatar;
  • Figurinhas.
  • Reels.

Filtros

Um dos recursos mais antigos e mais utilizados no Instagram atualmente são os filtros, eles são como uma forma de máscara que você coloca em sua foto, ou vídeo que podem trazer cor,  um efeito  diferente e até  maquiagem.

Além de serem super práticos, você também pode criar o seu próprio  filtro e salvar de outras pessoas, para salvar basta clicar no  nome do filtro que aparece logo em cima da tela e clique em salvar quando for exibido.

Para utilizar o filtro que deseja basta abrir a câmera e deslizar o dedo para o lado e escolher o filtro, entretanto para encontrar novos filtros basta clicar no ícone de pesquisas onde tem escrito procurar efeitos.

Contudo, se você deseja criar o seu próprio filtro basta baixar o aplicativo spark ar studio, depois siga as instruções de instalação, e  faça login, depois é só criar o seu filtro e compartilhar com a galera.

Músicas

Além de deixar os stories mais interativos, utilizar músicas deixa o seus stories mais divertidos e pode ser uma ótima maneira de aumentar o seu engajamento e até ganhar mais seguidores.

Entretanto, para adicionar música basta abrir a câmera, colocar uma foto, ou vídeo, arrastar a tela para cima e clicar em música, você pode pesquisar por alguma música, ou escolher músicas que estão em alta.

Depois, toque na música escolhida, selecione o trecho que quiser e escolha se irá colocar com a letra ou apenas com a capa do álbum.

Colocar músicas nos stories, além de servir para bombar e ser um excelente truque para stories, a música torna o seus stories atrativos, divertidos e possui o poder de transformar momentos e ainda melhorar o seu engajamento.

Localização

Apesar de não ser um fator de extrema importância, é um dos recursos  dos stories que mais atraem seguidores para o seu perfil.

A localização serve para marcar o lugar, cidade, estado ou país em que você estiver, apesar de não ser algo obrigatório, a localização pode atrair novos usuários e facilitar para que novos perfis encontrem o seu Instagram. 

Gifs

Os gifs basicamente servem para deixar o seu stories do Instagram mais atrativo e divertido.

Além disso, os gifs são excelentes para deixar os seus stories mais divertidos, e interativos e para utilizá-los, basta abrir a câmera do seu Instagram, arrastar para cima, clicar na opção gifs, depois clique em pesquisar gif e selecione o que desejar.

Boomerangs

Além de ser um dos recursos mais utilizados no stories do Instagram, o boomerang é conhecido por fazer um grande sucesso entre adolescentes e jovens adultos.

Para utiliza-lo basta abrir o Instagram, e ir para os stories, logo ao lado você verá o ícone do boomerang, clique na opção do boomerang, mantenha o celular parado e pressione o botão.

Entretanto, os boomerangs são ótimos para aumentar o engajamento, apesar de um efeito bastante simples, ele se tornou uma febre simplesmente por ser algo inovador, leve e de fácil uso.

Você pode usar o boomerang com o seu dog, com sua família, e para chamar a atenção dos seus seguidores, além disso você pode fazer o boomerang no Instagram, salvar e depois usar em outras redes sociais.

Portanto, seja criativo e utilize o boomerang de forma atrativa e divertida, entretanto,  caso você possua uma empresa, utilize o Instagram de forma profissional e estratégica.

Texto ( fonte e cores)

Assim como o recurso de áudios e imagens, o texto também são bastante utilizados, atualmente muitas pessoas e influenciadores digitais estão usando o vídeo  nos stories com legendas, pois além de ser uma  forma de inclusão, também é uma maneira das pessoas que não puderem ouvir o vídeo na hora, entender do que se trata.

Além disso, você pode mudar a fonte e utilizar diferentes cores, para utilizar o texto basta, abrir a câmera dos stories e clicar no ícone que Aa que fica no canto superior da tela, depois basta digitar o texto que quiser, escolher a fonte, as cores e adicionar um fundo ou alguma foto da sua preferência.

Uma boa dica para deixar o seu stories e o seu perfil atrativos é adicionar gifs, usar cores gradientes nos textos, e adicionar músicas.

Vale ressaltar que os stories é uma função do Instagram que possui apenas 24 horas de duração, entretanto, através do recurso destaque você pode eternizar os seus stories.

 Basta postar alguma foto ou vídeo nos stories, depois clique na opção destaque e crie uma destaque para a sua publicação, ou adicione em algum outro destaque, caso já possua algum.

Caixinha de perguntas

Muito utilizada por influenciadores digitais e empresas quando querem saber quais as preferências dos seus seguidores, a caixinha de perguntas é uma excelente forma de melhorar o engajamento e a visibilidade do seu perfil.

Além de ser uma forma de aumentar as interações no seu Instagram, você pode usar para saber o que os seus seguidores gostariam de ver em seu perfil, para abrir uma caixinha de perguntas é bem simples, vá até a câmera dos stories, selecione alguma imagem.

Depois, deslize a tela para cima e clique na opção caixa de perguntas, depois clique em faça uma pergunta e digite o que você deseja perguntar e compartilhe nos seus stories para os seus seguidores.

Links nos stories

Uma excelente opção para divulgar os  produtos e vídeos da sua loja,  é inserir links nos stories, além de ser um ótimo recurso para facilitar o acesso dos seus  seguidores a interagir com os seus serviços ou produtos.

Para adicionar o link nos stories basta entrar no Instagram, depois vá até o seu perfil e clique no sinal de  mais no canto direito superior.

Depois clique na opção story e escolha alguma imagem da galeria, depois basta clicar na opção de figurinha onde possui uma carinha e selecione a opção link, feito isso insira a URL do link que você deseja inserir nos stories.

Entretanto, se você possuir curiosidade em ver como ficará no stories, basta clicar em ver uma prévia para verificar como o link será visualizado pelos seus seguidores.

Enquetes

Assim como a caixinha de perguntas, as enquetes nos stories podem ser uma ótima forma de melhorar o seu engajamento, interagir com seus seguidores e estabelecer uma conexão com seu público.

Contudo, para fazer uma enquete relevante e do interesse dos seus seguidores, você precisa ser totalmente estratégico, ou seja, fazer perguntas que sejam do interesse do seu público, peça feedbacks sobre os seus produtos e serviços, grave os bastidores da sua empresa e crie enquetes relacionadas a isso.

Para fazer enquetes no Instagram, abra a sua câmera, selecione alguma imagem, vídeo ou utilize algum outro fundo.

Depois, basta deslizar o dedo para cima e utilizar as ferramentas de edição, escolha a opção enquete, e depois é só personalizar do seu jeito, ou seja adicione as perguntas e as respostas, pronto agora é só publicar em seus stories e acompanhar em tempo real as interações dos seus seguidores.

Avatar

Lançada a pouco tempo, o avatar é a mais nova febre do Instagram, além de ser uma ótima forma de interação, você pode personalizar o seu avatar do jeito que você quiser.

Você só precisa ir até o seu perfil, abrir as configurações nos 3 tracinhos no canto superior direito.

Depois vá até a sua conta ainda em configurações e procure a opção avatar, e crie o seu avatar da forma que você quiser.

Você pode definir as características, mudar a cor do cabelo, e deixar do seu jeito, depois é só clicar em concluir e salvar as suas alterações.

Além disso, você pode personalizar o seu avatar, você pode utilizá-los em mensagens diretas, enviar para amigos e os seus seguidores podem  curtir o avatar no próprio stories.

Figurinhas

Muito utilizadas para deixar os stories mais atrativos e divertidos, as figurinhas são uma forma de trazer personalidade para os seus stories e dar um toque especial nas suas postagens.

Para acessar as figurinhas no Instagram, vá até o seu stories, procure uma foto ou vídeo, e clique no adesivo de carinha sorrindo, você verá diversas figurinhas, depois basta procurar a figurinha que desejar adicione ao seu stories.

Reels

Uma das melhores formas de ganhar mais seguidores, melhorar a credibilidade e expandir o seu alcance no Instagram é através do vídeo em reels.

A ferramenta do reels permite que você grave vídeos de até 15 minutos, possuindo diversos recursos para deixar o seu vídeo ainda mais atrativo, como: filtros, ajustar velocidade, e  adicionar músicas que estão em alta.

Por isso uma boa dica, para impulsionar o seu reels é fazer trends, e adicionar músicas que estão em alta, assim você terá muito mais chances de aumentar a visibilidade do seu vídeo reels.

Confira o passo a passo de como utilizar o reels:

1° passo: abra o seu Instagram, depois vá até o seu stories e selecione a opção vídeo reels.

2° passo:  configure o seu reels, no lado esquerdo da tela, escolha a duração do vídeo, filtro, a velocidade do vídeo, layout e adicione uma música ( de preferência opte por uma música que esteja em alta)

3° passo: Depois é só gravar, basta tocar no disparador que fica no centro da tela e depois toque novamente para parar.

4° passo: Clique em concluir, e depois clique em prévia para visualizar como ficou o vídeo, caso não tenha gostado, você pode inserir nova música, inserir outro filtro, inserir textos, figurinhas e desenhos, depois é só clicar em avançar e compartilhar em seus stories

Como utilizar o Instagram stories para atrair novos seguidores

mulher fazendo story para o Instagram no carro

Postar stories diariamente é uma excelente forma de fidelizar os seus seguidores, interagir com seu público e principalmente estabelecer uma conexão com a sua audiência.

No entanto, embora os stories seja fundamental para expandir o seu alcance e melhorar o seu engajamento, algumas pessoas ainda possuem dúvidas de como utilizar os stories da maneira correta.

No geral utilizar os stories é bastante prático e simples, basta abrir o seu Instagram, ir no seu perfil clicar no sinal do + ou você pode deslizar a tela para o lado que também dá acesso ao stories.

Após abrir os stories, você pode fazer uma foto, vídeo, boomerang, ao lado do botão central você verá diversos filtros para você utilizar, entretanto caso queira adicionar textos, músicas ou enquetes basta deslizar para cima.

Uma boa dica para você atrair novos seguidores para o seu perfil é manter a sua bio do Instagram organizada e atrativa, ser criativo nos stories, inovar, crie storytellings ( histórias contadas), caso você tenha uma empresa mostre os bastidores e utilize  todas as ferramentas que os stories oferece, faça lives e explore todas as possibilidades para aumentar o seu engajamento e atrair novos seguidores e clientes.

Por que utilizar o stories do Instagram?

Story do Instagram no celular

Os stories possuem um grande poder de engajamento, visibilidade e principalmente conexão.

Até porque os stories são uma oportunidade de compartilhar o seu dia a dia com seus seguidores, e também uma forma de humanizar a sua marca e gerar uma identificação com seu público.

Por isso, utilizar o stories pode ser uma excelente estratégia de marketing para sua empresa, e uma oportunidade de oferecer aos seus seguidores um conteúdo exclusivo.

Além disso, os stories possuem uma funcionalidade chamada close friends, que basicamente é uma forma limitada de compartilhar os seus stories, ou seja, você pode escolher com quer compartilhar os seus conteúdos.

Portanto, utilize os stories  de forma estratégica para alcançar novos públicos, melhorar o seu engajamento, sua autoridade e para compartilhar seus produtos e serviços.

Como melhorar o engajamento no stories do Instagram?

mulher mexendo no Instagram no avião

Ter 10 mil visualizações nos stories do Instagram é um dos maiores desejos de diversos influenciadores digitais, empresas e até perfis pessoais, entretanto, trazer os seus seguidores para o seu dia a dia é uma tarefa que requer dedicação e principalmente estratégias eficazes para fidelizar o seu público.

Por isso, é fundamental criar conteúdos específicos e estratégicos e manter uma rotina diária, desse modo você consegue estabelecer uma conexão com seus seguidores e assim eles irão passar a consumir os seus stories como uma parte de suas rotinas.

Com a correria do dia a dia, algumas pessoas não possuem tempo para acompanhar os stories com áudio, ou na maioria das vezes estão em lugares que não podem ouvir vídeos com áudio.

Sendo assim, uma boa dica para tornar os seus stories mais inclusivos é legendar os seus vídeos, fazer perguntas e manter um calendário de postagens, ou seja, você pode criar um calendário dos conteúdos que serão postados ao longo da semana no seus stories.

Além de ser uma excelente forma de organizar os seus conteúdos, é uma ótima maneira de melhorar o engajamento, pois o uso de legenda torna os seus vídeos mais acessíveis e você não perde a visualização de ninguém.

Conclusão

Portanto, agora que você já sabe os truques dos stories do Instagram e a sua importância, coloque todas as nossas dicas em prática, e explore o máximo possível os stories e todas as suas ferramentas para aumentar o seu engajamento, melhorar sua visibilidade e consequentemente expandir o seu alcance.