Assim como a bio, o feed do Instagram é responsável pela primeira impressão que alguém possui do seu perfil na rede.

Além de ser um dos principais fatores que levam a ganhar mais seguidores e a ter um perfil de autoridade, possuir um feed organizado é uma forma de se destacar e tornar o seu perfil mais atrativo para seus seguidores e visitantes.

Até porque, o Instagram é uma plataforma poderosíssima para marcas e influenciadores digitais alcançarem seu público e aumentar a sua visibilidade, mas com tantas pessoas postando conteúdos no feed, como fazer para se destacar e alcançar o sucesso?

Por isso, trouxemos algumas dicas do que postar e como organizar o seu feed para torná-lo atrativo e cativante para os visitantes e seguidores do seu Instagram

O que é feed do Instagram?

O feed  é o local onde os usuários conseguem visualizar as suas fotos ou vídeos e tem como objetivo mostrar todas as suas publicações do Instagram.

Entretanto, o feed serve basicamente como uma vitrine para os seus visitantes e seguidores, pois o Instagram é uma rede social totalmente visual e a maioria das pessoas são atraídas por imagens atrativas e cativantes.

Além disso, você pode deixar o seu feed da forma que quiser, como feed  artístico, pode servir também como um portfólio ou pode utilizá-lo como um corporativo.

Contudo, se você possui uma empresa e quer passar mais credibilidade, relevância e profissionalismo, o ideal é possuir um feed corporativo.

Isso significa que você pode exibir os seus produtos, serviços e criar estratégias para melhorar ainda mais a sua relevância.

Sendo assim, uma boa dica para adicionar em seu feed é escolher um estilo do qual você se identifica, trabalhar sua imagem pessoal caso você seja um influenciador digital.

No entanto, um dos principais objetivos dos influenciadores e marcas é estimular o engajamento e conquistar novos seguidores, por isso é sempre bom manter o feed atualizado com fotos atrativas, produtos, fotos de viagens e deixar o seu feed harmônico.

O que postar no feed do Instagram?

Uma excelente estratégia de marketing no Instagram e uma ótima forma de compor o seu feed é sempre pensar no seu feed na hora de tirar fotos.

Se o seu objetivo é ter um feed harmônico e organizado tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes, desde as paletas de cores até os filtros.

Sendo assim, publique reels, divulgue seus produtos, publique dicas sobre algo em carrossel, conteúdo dos bastidores das sua empresa o famoso por trás das cenas e tutoriais em vídeo.

Lembre-se que o seu feed é uma vitrine, é através de um feed organizado que os visitantes do seu perfil irão se interessar pelo seu Instagram, por isso de nada adianta postar diariamente coisas que não sejam relevantes para o seu público.

Até porque, o feed é feito para a sua audiência, por isso deve ser pensada e elaborada estrategicamente.

Como organizar o feed do Instagram?

Listamos as principais etapas  para organizar o seu feed:

1° passo: Escolha um tema;

2° passo: Defina uma paleta de cores;

3° passo: Pense nas fotos que irão compor o seu feed;

4° passo: Adicione filtros semelhantes;

5° passo: Organize o seu feed por cores;

6° passo: Defina um cronograma de postagens.

Vale ressaltar que não existe uma ordem correta para organizar o seu feed, listamos as principais etapas para facilitar durante o processo de organização, entretanto, você pode usar a sua criatividade e seguir a ordem da sua preferência.

8 idéias de conteúdos para o feed do Instagram

  1. Fotos de viagens e lugares que você visitou;
  2. Fotos com amigos e família;
  3. Compartilhe depoimentos de clientes;
  4. Tutoriais e dicas em carrossel;
  5. Vlog de rotina;
  6. Fotos de produtos ou serviços;
  7. Reels criativos;
  8. Trends do momento.

Fotos de viagens e lugares que você visitou

Publicar fotos de viagens e de lugares que visitou, além de ser uma forma de compartilhar experiências com seus seguidores, também é uma maneira de guardar memórias e ainda tornar o seu feed mais atrativo.

Assim como ter uma  biografia profissional pode fazer uma diferença no seu perfil, as fotos de viagens podem inspirar outras pessoas a explorar novos lugares e ainda incentivar a interação dos seus seguidores e o engajamento no seu perfil.

Fotos com amigos e família

Se o seu Instagram for pessoal, publicar fotos com amigos e família pode trazer um grande  destaque para o seu perfil.

Sem contar que o Instagram é uma rede social bastante visual, onde pessoas querem ver pessoas, por isso, é importante publicar imagens e até boomerang com seus amigos e familiares.

Compartilhe depoimentos de clientes

Os depoimentos de clientes são uma excelente forma de passar credibilidade e autoridade para a sua conta, além de ser uma maneira de tirar dúvidas dos clientes e quebrar objeções, publicar depoimentos reais torna o seu Instagram muito mais profissional.

Tutoriais e dicas em carrossel

Os conteúdos em carrossel possuem muito mais engajamento do que publicações com apenas uma imagem.

Sendo assim, para tornar o seu carrossel ainda mais interessante, compartilhe  tutoriais e dicas, incentive os seguidores a passar para o lado e adicione uma chamada para ação no final. Como: Gostou da dica? compartilha com seus amigos.

Vlog de rotina

Lembre que os usuários do Instagram gostam de ver pessoas, principalmente quando se é um influenciador digital, por isso é sempre bom mostrar o seu lado mais humano e publicar sua rotina diária em seu feed.

O público gosta de saber quem está por trás da tela e  como é o seu dia a dia, por isso, uma boa dica é criar vlogs da sua rotina diária para estimular o seu engajamento.

Fotos de produtos ou serviços

Se você possui uma loja virtual no Instagram, é fundamental  publicar fotos dos seus produtos e serviços para aumentar a sua visibilidade e expandir o seu alcance.

 Além de ser uma excelente estratégia de marketing, é uma forma de apresentar seus produtos e serviços para os seus seguidores e de aumentar as suas chances de conversão de vendas.

Portanto, caso não queira encher o seu feed com fotos dos seus produtos, você pode criar o seu e-commerce e adicionar o link na bio do Instagram ou nos seus stories.

Reels criativos

Sabemos que o reels possuem um enorme alcance no Instagram e um poder incrível de prender atenção dos usuários e alcançar o sucesso na rede.

Entretanto, quando é criativo, curto e relevante o seu reels possuirá muito mais chances de aparecer no explorar, por ser um formato curto e possuir diversos recursos, como: músicas, filtros e velocidade de reprodução, o reels é essencial quando o assunto é viralizar na rede.

Além disso, o robô do Instagram é responsável por mostrar o seu vídeos para os usuários da rede e os seus principais critérios de avaliação são o interesse do público, relação e o tempo que foi postado o conteúdo.

Sendo assim, use e abuse da sua criatividade e estabeleça uma conexão com os seus seguidores, com vídeos divertidos, relevantes e cativantes.

Trends do momento

As trends do momento, principalmente as de humor fazem muito sucesso no Instagram, por isso é sempre bom estar por dentro das novas trends e utilizá-las a seu favor.

Analise o explorar e veja o reels, vídeos, memes em alta e as trends do momento, apesar do explorar ser uma página com conteúdos diversificados, ele é baseado nas suas preferências, ou seja, você pode encontrar trends do seu nicho e utilizá-las na sua estratégia.

Portanto, seguir tendências além de mostrar que a sua marca está antenada e pronta para se adaptar a mudanças, passar descontração, humor e leveza. 

4 Dicas para melhorar o engajamento do feed

  1. Feed padronizado
  2. Aplique filtros similares;
  3. Organize seu feed por cor;
  4. Utilize fotos atrativas;
  5. Organize seu feed em blocos.

Feed padronizado

Um dos primeiros passos para ter um perfil organizado é escolher um padrão e segui-lo, a estética do feed é tão importante quanto o conteúdo, pois além de deixar o seu feed atrativo, é uma forma de manter uma identidade única.

Sendo assim, escolha um tema da sua preferência ou você pode utilizar cores da sua identidade visual para fortalecer a sua marca e manter a sua presença na rede.

Aplique filtros similares

Os filtros são excelentes para trazer cor as suas fotos e tornar as suas fotos mais harmônicas, por isso escolher um filtro e aplicá-lo em todas as suas postagens pode fazer uma grande diferença visualmente.

Entretanto, sabemos que nem sempre o mesmo filtro pode combinar com as imagens, até porque existem diversos fatores que podem interferir isso e um dos seus principais pode ser a iluminação.

Visto que, cada foto possui uma iluminação diferente, ou seja, tem fotos que possuem um pouco mais de saturação, tem fotos que possuem uma luz mais clara, vai depender do ambiente em que você estiver.

Sendo assim, para evitar isso, você pode optar por utilizar filtros similares, deixe o seu feed harmônico e mostre a sua identidade nas suas postagens.

Organize seu feed por cor

Uma boa dica para saber quais cores melhor compõem o seu feed é dar uma analisada no estudo da psicologia das cores, além de ser extremamente importante utilizar cores em seu feed, pode trazer personalidade para o seu perfil.

Portanto, vale a pena organizar o seu feed por cor para torná-lo atrativo e deixar o seu feed mais atrativo.

Utilize fotos atrativas

Quando você publica fotos atrativas no Instagram suas chances de aparecer no explorar são muito maiores, sem contar que as fotos atrativas trazem muito mais engajamento para o seu perfil e são muito mais propensas a atrair novos seguidores e aumentar o seu alcance.

Sendo assim, publique fotos em lugares bonitos, pense fora da caixa, e tenha qualidades em suas postagens.

Como aparecer nas sugestões do feed?

A ordem para aparecer nas sugestões do feed são de pessoas próximas como amigos e família, o Instagram sugere automaticamente pessoas próximas a você ou que possuem algum vínculo.

Depois, é a popularidade, ou seja, se você tiver muitos seguidores e muitas curtidas em uma publicação, o Instagram irá mostrar a sua postagem para mais usuários.

Além disso, a atividade dos usuários e o histórico de interação também define a ordem das sugestões do seu feed.

No entanto, um dos mais importante que podem até levar o seu conteúdo para o explorar  é a relevância e o número de interações, por isso invista sempre em relevância para incentivar os seus seguidores a interagirem em suas postagens.

Conclusão

Em suma, o feed do Instagram serve como uma vitrine seja para o seu negócio ou para o seu perfil  pessoal, além disso é importante manter o seu feed atualizado e principalmente organizado para atrair novos seguidores e aumentar a sua visibilidade.

Sendo assim, não deixe de seguir nossas dicas acima, aplicar uma boa estratégia, manter o seu feed personalizado, atualizado e manter o equilíbrio em suas postagens para melhorar os seus resultados e destacar o seu perfil dos demais.