O Instagram foi criado com o intuito de compartilhar fotos e vídeos do dia-a-dia, porém com o passar  dos anos, essa plataforma foi evoluindo e se destacando cada vez mais.

Entretanto, com todas essas evoluções, diversas empresas perceberam o quanto é essencial estar presente nessa rede e  viram como uma oportunidade de gerar mais vendas, ganhar mais seguidores e assim conseguir convertê-los em clientes.

Contudo, com a evolução do marketing digital, criar estratégias para o Instagram , não mais um diferencial e sim uma necessidade, visto que para ficar a frente dos seus concorrentes é fundamental saber como elaborar algumas táticas para aumentar os seus resultados e assim gerar mais vendas.

Portanto, se a sua empresa vende algum produto ou serviço, provavelmente ainda não está traçando estratégias no Instagram para aumentar os seguidores e gerar novas vendas, você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de impulsionar o seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas e as melhores estratégias de marketing para você.

Dicas e melhores estratégias de marketing de marketing para o Instagram

  • Defina seus objetivos;
  • Conheça seu público;
  • Humanize sua marca;
  • Crie um cronograma de postagens;
  • Tenha um perfil bem estruturado;
  • Dedique-se  ao seu Instagram;
  • Compra de seguidores;
  • Crie conteúdos com um bom aspecto visual;
  • Diversifique os tipos de posts;
  • Utilize os 4ps do marketing.

Defina seus objetivos

A Partir do momento em que você cria uma conta no Instagram, você precisa traçar as suas metas, ou seja quais os seus objetivos.

Você precisa saber o que você quer,  você quer vender mais?Expandir seu alcance? Tornar a sua marca mais conhecida? Ou Apenas obter mais seguidores?

É necessário se perguntar e alinhar todos os seus conteúdos ao seu objetivo para assim conseguir alcançar o sucesso do seu negócio.

Conheça seu público

Após definir o seu objetivo, é necessário determinar qual  o público que você deseja atingir.

Qual a idade do seu público? Qual o genêro? E qual a profissão? Para ser mais assertivo, você pode definir a sua persona, que consiste em uma representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja é um perfil mais específico do seu cliente.

Ex: Maria, 23 anos, mora na Pituba,e é engenheira civil.  É necessário ter todas essas informações bem traçadas para entender os problemas, quais as necessidades , identificar um perfil comportamental e principalmente o que mais consomem.

Dessa forma, você conseguirá ter muito mais sucesso com o seu negócio, pois irá elaborar estratégias assertivas voltadas para aquele público-alvo e assim conseguirá obter mais seguidores, engajamento e consequentemente gerar mais vendas.

Humanize sua marca

Um excelente exemplo de humanização da marca é a Lu da Magalu, essa estratégia deu tão certo que é basicamente impossível  quando pensar na Magazine Luiza, não pensar na Lu.

Por isso, utilize uma inteligência artificial,  você pode mostrar os bastidores da sua equipe, as pessoas que fazem a sua empresa funcionar, compartilhe suas histórias, comemore as suas conquistas nos stories, sempre interaja nos stories e seja o mais empático possível.

Seja real e autêntico, apoie causas que tenham relação direta com a sua marca, crie um avatar, essa é uma das novas atualizações do Instagram e é perfeita para a humanização da sua marca, por chamar muita atenção do público e poder ser usado em diferentes tipos de conteúdos.

Crie um cronograma de postagem

Criar um cronograma de postagens é fundamental para o planejamento de marketing da sua empresa, recentemente a Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa mostrou nos seus stories todo o planejamento estratégico das suas postagens, desde a sua aparição nos stories, até as suas falas.

Isso repercutiu bastante no Instagram, pois diversas pessoas acharam robotizada, ou algo artificial, porém o que muitos não sabem é que é exatamente dessa forma que funciona um planejamento estratégico, e um cronograma de postagem.

 Portanto, é necessário planejar tudo com bastante antecedência, desde a frequência dos seus stories até as suas falas, desse modo você só terá sucesso e assim atrair mais vendas e novos seguidores.

Tenha um perfil bem estruturado

Invista em uma boa biografia, adicione informações essenciais da sua empresa, imagens bem produzidas e com qualidade, conteúdos chamativos e com informações  os mais objetivos e claras possíveis.

Esse é sem sombra de dúvidas o melhor caminho para ganhar mais seguidores no instagram, pense que o seu feed é como um cartão de visita para novos públicos, e deixe -o o mais organizado possível.

Por isso, mantenha um mesmo layout, uma mesma paleta de cores no feed e crie legendas atrativas de acordo com a imagem, invista sempre em posts que chamem a atenção dos seus seguidores e tenham as cores da sua marca, isso ajuda a fixar a sua identidade visual.

Dedique-se ao seu Instagram

Essa é a palavra chave para garantir o seu sucesso, a dedicação, sendo assim, crie, planeje e faça acontecer para ter bons resultados ao longo prazo.

Invista no seu Instagram e principalmente no seu negócio, seja criativo, assertivo, tenha tempo e dedique-se para alcançar todos os seus objetivos.

Compra de seguidores

Nos últimos anos a compra de seguidores tem crescido bastante, principalmente por ser um dos métodos mais práticos e rápidos para crescer no Instagram.

E já foi comprovado os diversos resultados positivos que essa estratégia proporciona e o engajamento que ela traz para sua conta, entretanto é necessário escolher sites seguros, confiáveis e que tenham qualidade para pôr em prática essa estratégia.

Além de ser extremamente vantajosa para o seu perfil, ela é totalmente segura, no Redegram por exemplo é um dos melhores sites para a compra de seguidores e curtidas de forma segura, além de emitir nota fiscal, o Redegram já atua há anos nesse segmento e tem como objetivo promover o crescimento do seu perfil e trazer mais engajamento para a sua conta.

Crie conteúdos com um bom aspecto visual

Produzir um bom conteúdo e com qualidade é indispensável para qualquer estratégia de marketing, esse é um dos principais motivos para gerar engajamento para o seu negócio.

No entanto, como o Instagram é totalmente visual, postar conteúdos com um bom aspecto visual é o que leva a maioria das pessoas para a decisão final de compra.

Portanto, aqui vai algumas dicas para a sua conta, foque em imagens com frases motivacionais ou se preferir poste dicas sobre algo que agreguem valor para os seus seguidores, mostre os seus produtos nos stories e seja criativo.

Um bom exemplo é caso o seu nicho for roupas, você pode postar tutoriais de como utilizá-las, com uma boa iluminação e boas ideias, os seus seguidores irão compartilhar o seu conteúdo com outros usuários, trazendo novos visitantes para o seu Instagram e assim possíveis novos seguidores.

Diversifique os tipos de posts

Não caia na rotina, e diversifique os tipos de post no Instagram, por isso a importância de criar um cronograma de postagens, para sempre buscar formas de inovar os seus conteúdos.

Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar nesse processo, portanto utilize todos os formatos do Instagram, como posts em carrossel, você pode apresentar o seu produto em carrossel para atrair mais engajamento e visibilidade para o seu perfil.

Explore o reels para expandir o seu perfil,  segundo pesquisas as marcas possuem 40% mais engajamento com o reels do que com vídeos comuns.

Portanto, verifique qual o post que obteve mais engajamento em seu perfil e você pode criar estratégias para diversificar as suas postagens, com os stories e o feed para assim aumentar os seus seguidores e gerar mais vendas.

Utilize os 4ps do marketing

Se você é empreendedor iniciante, e não sabe como utilizar os 4ps do marketing para promover o seu negócio, mantenha a calma que estamos aqui para te ajudar.

Os 4ps do marketing basicamente são Produto, preço, promoção e praça, e  eles são essenciais para todo empreendedor alcançar o sucesso.

O produto, é basicamente o que você vende, afinal sem ele a sua empresa não existiria , entretanto o seu produto é apenas uma pequena parte da estratégia e ele deve satisfazer as necessidades do seu público.

O preço é onde você deve levar em consideração o custo da produção, é preciso analisar a concorrência, para assim estabelecer quanto você irá cobrar pelo seu produto ou serviço.

A promoção é basicamente onde você irá promover o seu negócio, as veiculações no caso, e o Instagram é a melhor rede social para você investir no seu produto, porém por ser uma plataforma bastante sociável, ela é o lugar correto para a sua empresa estar presente.

A praça, é o canal de vendas, e de distribuição, basicamente é o local onde a empresa coloca o produto à venda.

Agora que você já sabe um pouco de como funcionam os 4ps do marketing e como eles são indispensáveis para o sucesso da sua empresa, está na hora de pôr em prática todas essas estratégias que citamos para alcançar os seus objetivos, ganhar mais seguidores e obter o sucesso do seu negócio.

Porque é importante ter uma estratégia de marketing no Instagram?

Se o seu desejo é expandir o seu alcance, ter mais engajamento e crescer no Instagram, ter uma boa estratégia de marketing irá te auxiliar nesse processo.

Entretanto, para ter uma boa estratégia de marketing, você precisa criar conteúdos informativos, e atrativos, pois um dos motivos que te levam ao sucesso é o engajamento das suas postagens.

Sendo assim, criar estratégias para o seu Instagram, não só irá te ajudar a crescer na rede, como também irá impulsionar as suas vendas e expandir o seu alcance para o mundo.

Como consigo crescer do zero no Instagram?

Essa com toda certeza é uma das principais dúvidas de todo empreendedor iniciante, como listamos acima todas essas estratégias irão te ajudar nesse processo, pois além de ser uma das plataformas mais relevantes, ela é uma das mais populares do mundo.

Por isso, explore novos conteúdos diariamente e sempre coloque todas essas estratégias em prática, seja autêntico, criativo para garantir o engajamento do seu perfil e alcançar o sucesso.