A cada dia que passa o Instagram investe cada vez mais no reels, o que antes eram apenas vídeos simples de até 15 segundos, hoje o reels se tornou uma excelente oportunidade para ganhar muitos seguidores e para expandir o seu alcance.

Além disso, o reels pode ser um ótimo aliado para o seu negócio e principalmente para gerar novas possibilidades, como: aumentar o engajamento do seu perfil, alcançar novos públicos e melhorar os seus resultados.

No entanto, muitas pessoas e empresas possuem dificuldades na hora de produzir vídeos profissionais, por simplesmente não saber por onde começar, até porque o reels é um formato de conteúdo que exige criatividade, planejamento e principalmente profissionalismo.

Portanto, se o seu intuito for crescer no Instagram e melhorar os resultados da sua empresa, e você ainda não sabe por onde começar, continue lendo este artigo para saber as melhores dicas de como produzir vídeos profissionais e estratégias para impulsionar o seu negócio.

produzir vídeos profissionais

Como produzir vídeos profissionais para o reels do Instagram

  • Capriche na qualidade do vídeo;
  • Utilize legendas nos vídeos;
  • Invista no call to action;
  • Não utilize marca d’água de outra rede;
  • Apresente seus produtos e serviços de maneira estratégica;
  • Crie conteúdos originais.

Capriche na qualidade do vídeo

Um dos primeiros passos para conseguir aumentar os seguidores e ter mais autoridade no Instagram é sem dúvidas possuir uma boa  qualidade no vídeo, com tantas funcionalidades, nada mais justo do que aprender a utilizá-los com criatividade e qualidade não é mesmo?

No entanto, muitas pessoas acreditam que para ter uma boa qualidade no vídeo reels é necessário utilizar uma câmera profissional, na verdade isso pode ficar a seu critério, entretanto com o seu próprio smartphone você consegue gravar com uma boa qualidade, basta se atentar aos enquadramentos, iluminação e lembre de filmar sempre na vertical.

Vale ressaltar que investir em uma boa qualidade é fundamental para alcançar o sucesso no Instagram, pois o Instagram não irá recomendar o seu reels, ao produzir vídeos profissionais  se eles não possuírem uma boa qualidade e não estiverem de acordo com as normas da rede .

Utilize legendas nos vídeos profissionais

As legendas são um dos fatores principais para o sucesso do seu reels, além de serem totalmente inclusivas, elas são essenciais para que pessoas com deficiência auditiva ou para pessoas que por algum motivo estão impossibilitados de escutar o som do vídeo, consigam entender o reels.

Por isso, uma boa dica é ao produzir vídeos profissionais sempre legende os seus vídeos através de aplicativos ou de forma manual com o editor do próprio Instagram  e utilize legendas atrativas na descrição para chamar a atenção do público e melhorar o seu engajamento no Instagram.

Invista no call to action

Se o seu intuito é melhorar os seus resultados e atrair novos seguidores, o call to action ( chamada para ação) é a maneira perfeita para isso.

Para que a sua estratégia de marketing no Instagram seja totalmente eficaz, você precisa direcionar o público para alguma ação, ou seja, você pode adicionar sempre ao final dos vídeos profissionais comente, curta e compartilhe ou caso você possua uma loja virtual você pode incluir link e direcionar os seus seguidores para a sua loja.

Uma das principais vantagens de utilizar o call to action é que você consegue direcionar o público para a próxima ação de forma clara.

Sendo assim, não esqueça de utilizar ao final de todos os vídeos profissionais um call to action estratégico, dessa forma você consegue manter o profissionalismo e a qualidade em seus vídeos.

Não utilize marca d’água de outra rede

Reciclar os seus vídeos profissionais com a marca d’água do Tik Tok,  vai totalmente contra as diretrizes do Instagram, além dessa prática prejudicar o seu engajamento e o seu alcance, pode afetar o seu desempenho na rede.

Entretanto, a melhor forma de evitar isso, é utilizando aplicativos para remover a marca d’água e não prejudicar o seu engajamento no Instagram.

Apresente seus produtos e serviços de maneira estratégica

Reels, uma ferramenta perfeita para divulgar seus produtos e serviços. Por exemplo, tutoriais utilizando peças da sua loja podem ser uma excelente forma de promover o seu produto, entreter seus seguidores e alcançar potenciais clientes.

É importante estar ciente das ferramentas de gerenciamento de comunidade, como a opção de restringir no Instagram. Esta função pode ser útil para controlar interações indesejadas, permitindo que você mantenha um ambiente positivo e focado em seu conteúdo promocional.

Caso possua uma conta verificada, fazer parcerias com mega influenciadores pode expandir seu alcance e aumentar ainda mais a sua visibilidade como visitas ao seu perfil, use o recurso de achar contas para achar o seu alvo desejado em parcerias.

Criar trends e challenges relacionados aos seus produtos e serviços também é uma maneira eficaz de divulgação.

Lembre-se de que ao utilizar trends do momento e conteúdos virais de forma estratégica, você tem mais chances de aumentar sua autoridade e conquistar novos seguidores, enquanto gerencia eficientemente sua comunidade com ferramentas como restringir no Instagram

Crie conteúdos originais

Criar conteúdos relevantes e originais é essencial, já que o algoritmo do Instagram dá preferência a conteúdos exclusivos da plataforma.

No entanto, para ter bons resultados, é ideal criar conteúdos que sejam do interesse dos seus seguidores e que preencham as necessidades do seu público.

Uma forma de aprimorar seu conteúdo e torná-lo mais atraente é utilizando os melhores filtros em seus vídeos profissionais disponíveis no Instagram.

Esses filtros podem realçar a qualidade visual das suas postagens, tornando-as mais agradáveis e alinhadas com as tendências visuais que seu público aprecia.

Por isso, para aumentar as visualizações do reels, e para obter mais curtidas, é imprescindível criar conteúdos originais e relevantes para os seus seguidores.

O que faz um vídeo viralizar no reels do Instagram?

produzir vídeos profissionais

O reels é uma excelente maneira de chamar a atenção dos seus seguidores, com vídeos curtos e atrativos, entretanto o desejo de diversas pessoas e empresas é saber como fazer o reels viralizar.

No entanto, além de criar vídeos atrativos, é importante também você saber quais os conteúdos que os seus seguidores mais consomem e colocar hashtags populares, utilizar palavras-chaves do conteúdo no texto do reels.

Uma dica de ouro é produzir  vídeos profissionais com base nas tendências do Instagram, e criar reels com uma boa qualidade.

Um outro ponto extremamente relevante que pode influenciar a viralizar os seus reels é a quantidade de seguidores que você possui em seu perfil.

Possuir  muitos seguidores brasileiros pode ser  extremamente benéfico para a sua conta e principalmente para o seu reels, entretanto chegar aos 10 mil seguidores não é tão fácil assim, por isso milhares de pessoas e empresas utilizam  de estratégias eficazes e práticas como a  compra de seguidores.

Comprar seguidores no Instagram se tornou um dos métodos mais eficazes e práticos para crescer de forma rápida e totalmente segura na rede.

Contudo, para essa estratégia ser totalmente eficaz, você precisa comprar seguidores reais e brasileiros, pois seguidores brasileiros não prejudicam o engajamento da sua conta, muito pelo contrário, o seu engajamento só irá aumentar.

Portanto, além de utilizar hashtags populares, produzir vídeos profissionais com base nas tendências do Instagram, criar vídeos profissionais com uma boa qualidade, invista também na compra de seguidores e curtidas para o seu reels, assim você conseguirá aumentar os seus seguidores, melhorar o seu engajamento e consequentemente viralizar no reels.

Como utilizar o reels do Instagram de forma estratégica?

Todos sabemos que o reels é um recurso do Instagram que possui um grande potencial, um alcance incrível e é uma excelente estratégia de marketing para empresas e pessoas que desejam impulsionar o perfil.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como utilizar o reels de maneira estratégica para alcançar os seus objetivos e obter mais visibilidade no Instagram.

Sendo assim, aposte em tutoriais, mostre detalhes dos seus produtos e serviços e utilize o Instagram para empresas para analisar os seus resultados através do Instagram Insights, lá você encontra todas as informações dos seus seguidores e verifica quais vídeos profissionais estão possuindo mais engajamento.

Passo a passo de como criar reels no Instagram

1° passo:

Escolha a opção criar reels, e clique no ícone + para criar um vídeo, você pode criar um reels do zero, ou utilizar vídeos salvos na galeria que não possuam a marca d’água do Tik Tok.

2° passo:

Depois que clicar na opção de criar reels, configure o seu reels, nos ícones do lado esquerdo, você pode escolher a duração do vídeo de 15 segundos, 30 ou 60 segundos, depois adicione filtros, verifique o layout, coloque temporizador,  e adicione músicas.

3° passo:

Após seguir esses dois passos, basta tocar no centro da tela e começar a gravar, caso queira cortar a cena, você pode parar o vídeo e criar uma sequência de cenas.

4° passo:

Depois, adicione uma música que esteja em alta, e coloque uma legenda atrativa, escolha uma capa, adicione a localização, hashtags populares e depois é só compartilhar no seu feed.

Qual é o melhor horário para postar reels no Instagram?

Entender qual o melhor horário para postar reels no Instagram é fundamental para estabelecer uma  estratégia de marketing para obter mais curtidas, aumentar a sua visibilidade e para impulsionar as suas vendas.

De acordo com uma pesquisa do Hootsuite, o melhor horário para postar reels é entre as 9 horas da manhã e às 12:00 de segunda à quinta, entretanto os horários podem variar de acordo com o seu público.

De modo geral, os melhores horários para postar são segunda às 6:00 horas, 10:00 e 12:00. Terça às 9:00 horas, quarta às 7:00, 8:00, e ás 23:00, quinta às 12:00, sexta às 5:00, sábado ás 11:00, 19:00 e 20:00 e domingo às 7:00, 8:00 e 16:00.

Portanto, antes de qualquer postagem verifique o Instagram insights e analise qual o melhor horário em que os seus seguidores estão ativos.

3 Motivos que prejudicam o alcance do seu reels no Instagram

  1. Postar vídeos com baixa qualidade no reels;
  2. Não manter a constância no reels;
  3. Não utilizar hashtags populares.

Postar vídeos com baixa qualidade no reels

Que o Instagram não entrega vídeos com a marca d’água do TikTok, você já sabe, entretanto o que você ainda não sabe é que vídeos com baixa qualidade, com pouca iluminação, o algoritmo não entrega para os seus seguidores e consequentemente o seu alcance diminui.

Não manter a constância no reels

Assim como é necessário manter a frequência nas suas postagens no Instagram, com o reels não seria diferente, para aumentar a sua autoridade você precisa manter a constância no seu reels e principalmente publicar conteúdos relevantes.

Não utilizar hashtags populares

Utilizar hashtags populares é um dos grande fatores para aumentar o seu alcance e melhorar o seu engajamento, por isso sempre utilize hashtags populares e de acordo com o seu conteúdo.

produzir vídeos profissionais

Conclusão

A evolução do Instagram com a ferramenta Reels oferece uma oportunidade para o crescimento de marcas e perfis pessoais na plataforma. Ao investir em vídeos profissionais de alta qualidade, utilizar legendas inclusivas, aplicar calls to action estratégicos, apresentar produtos e serviços de maneira inovadora e criar conteúdos originais, você pode maximizar o impacto do seu marketing no Instagram.

A qualidade do vídeo é essencial, e como vimos, não é necessário um equipamento profissional caro para alcançar bons resultados. Smartphones modernos, quando usados corretamente, podem produzir conteúdo impressionante