O Instagram possui uma enorme audiência e já ultrapassou mais de 1 bilhão de usuários ativos, e é uma das melhores redes sociais para expandir o seu alcance.

Entretanto,  diante desse cenário, muitas empresas, influenciadores digitais  e perfis pessoais  já vem aproveitando os diversos benefícios que essa rede oferece.

Contudo, crescer no Instagram é algo que requer tempo e bastante dedicação, principalmente para aqueles que estão iniciando nessa rede e deseja  passar autoridade, aumentar a visibilidade, obter mais engajamento e  ganhar mais seguidores.

É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para crescer no Instagram e sim estratégias de marketing que foram testadas e comprovadas que são eficazes e já ajudaram milhares de contas a impulsionar o perfil e crescer no Instagram. 

Visando te auxiliar a aumentar a sua relevância nessa plataforma, trouxemos 12 dicas de como crescer  no Instagram

crescer no Instagram

12 Dicas de como crescer no Instagram que fazem a diferença

  1. Otimize a sua bio
  2. Crie posts criativos;
  3. Poste todos os dias;
  4. Divulgue o seu perfil em outras redes sociais;
  5. Teste novos conteúdos;
  6. Fidelize os seus clientes;
  7. Publique conteúdos em vídeos;
  8. Crie storytellings;
  9. Crie tutoriais em vídeos e passo a passo;
  10. Faça lives;
  11. Faça parcerias estratégicas;
  12. Poste fotos atrativas.

Otimize a sua bio

A biografia do Instagram serve como uma fachada para o seu negócio,  por isso utilize da melhor maneira possível, coloque informações principais da sua empresa, ou caso for influenciador  digital você pode colocar figura pública, artista ou criador de conteúdo digital.

Entretanto, para usar esse recurso de forma mais eficiente, você por colocar informações como nome, links, profissão, como pode ajudar o usuário, deixe a sua bio o mais atrativa e convidativa de modo que faça os visitantes passarem a te seguir.

Sendo assim, utilizar emojis também é uma ótima ideia para substituir palavras longas, já que a bio possui um curto espaço, portanto seja o mais breve e objetivo que você puder para conquistar novos seguidores e gerar vendas.

Vale ressaltar que é essencial você priorizar informações como: contato, link de site, e deixe o mais importante em destaque.

Crie posts atrativos

Todos nós sabemos que o Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso é extremamente importante se preocupar com as suas postagens.

Principalmente com a qualidade, relevância e criatividade, entretanto aposte em conteúdos mais divertidos e descontraídos, é importante manter a relevância e ao mesmo tempo a descontração nos posts.

Essa é uma excelente estratégia para crescer no Instagram, apesar do Instagram ser bastante diversificado em relação à faixa etária, a sua grande maioria está na faixa dos 20, sendo assim intercale os seus posts com temas relevantes, divertidos e com um tom mais leve.

Dessa forma você conseguirá uma exposição mais orgânica, pois isso fará com que os seus seguidores interajam com os seus conteúdos, compartilhe, curta e salve e o algoritmo do Instagram entenderá que aquele perfil é relevante e mostrará para outros usuários, dando mais visibilidade para a sua conta e expandindo o seu alcance.

Poste todos os dias

Essa é uma das principais dicas para crescer no Instagram, até porque sem os posts regularmente o seu perfil irá cair no esquecimento, por isso quanto mais você posta, maior será o alcance das suas publicações.

Portanto, um dos segredos do sucesso no Instagram é marcar presença na rede, postar diariamente, aparecer no stories e postar conteúdos no feed, entretanto é necessário se atentar aos horários e aos dias da semana que os seus seguidores estão mais ativos.

Para verificar isso, basta mudar a sua conta para comercial e lá você terá acesso a todas as informações dos seus seguidores, como os horários que estão ativos, qual publicação teve mais engajamento e os melhores dias da semana para postar.

Divulgue o seu perfil em outras redes sociais

Utilize o Instagram como o seu principal canal de comunicação, porém não esqueça das outras redes sociais para alcançar novos públicos, você pode utilizar sites, e colocar links na biografia direcionando os seus seguidores para a sua loja virtual.

Dessa forma, você conseguirá atrair os visitantes do seu perfil para sua loja e assim gerar novas vendas e mais visibilidade para o seu negócio

Teste novos conteúdos

Explore novos conteúdos de forma estratégica, uma boa dica é testar conteúdos novos e verificar o que mais funciona com a sua audiência.

Aposte em promoções, sorteios e crie conteúdos que façam com que os seus seguidores queiram compartilhar e salvar a sua publicação

Por isso, invista em conteúdos atrativos capazes de promover interações, compartilhe depoimentos de clientes nos stories e  divulgue novidades sobre o seu negócio. 

Fidelize os seus clientes

Uma das melhores maneiras de fidelizar os seus clientes é através da interação, sendo assim, responda os seus clientes no direct, solicite feedbacks dos seus produtos e dos seus serviços para os seus clientes e compartilhe conteúdos enviados pelos seus seguidores.

Uma outra dica para fidelizar é você possuir um bom atendimento que atenda as necessidades do seu público, e que seja rápido, e não esqueça do pós venda, isso com toda certeza irá fazer uma grande diferencial para o seu negócio e principalmente irá fidelizar os seus clientes.

Publique conteúdos em vídeos

Conteúdos em vídeos possuem muito mais engajamento do que publicações mais comuns,  além de deixar o feed mais atrativos,  é bem mais fácil transmitir a mensagem para os seus seguidores e clientes.

Por isso, utilize o IGTV, reels e vídeos mais longos no seu feed, porém que sejam informativos, e com legendas criativas que chamem a atenção, promovendo uma melhor interação dos seus seguidores com o seu conteúdo.

Crie storytellings

O storytelling basicamente é contar histórias, ou seja uma boa história tem um poder enorme de cativar o público e prende a atenção dos seguidores.

Você pode contar histórias através de imagens e  vídeos, um bom exemplo de storytelling são as das coca-cola, a marca é  perfeita em criar histórias que emocionam o público e prendem a atenção.

O objetivo principal do storytellings é despertar a emoção do público através de histórias envolventes, e despertar o interesse do público, dessa forma você consegue impactar positivamente o seu público.

Crie tutoriais em vídeos e passo a passo

Tutoriais em vídeos trazem mais visibilidade e engajamento para sua conta, isto porque as pessoas estão sempre em busca de algo novo e que agreguem valor.

Portanto, crie passo a passo em vídeos sobre algo relacionado ao seu nicho, ou ensinando a utilizar o seu produto.

Faça lives

Segundo pesquisas, 82% das pessoas assistem lives no Instagram, sendo assim fazer lives é uma ótima maneira de aumentar a sua visibilidade e de obter mais seguidores, visto que elas possuem  um enorme alcance e possui a possibilidade dos usuários compartilharem a sua live com outros usuários.

Além disso, o algoritmo do Instagram favorece as contas comerciais , impulsionando para outras pessoas, aumentando o seu alcance e facilitando a descoberta do seu perfil.

Faça parcerias estratégicas

Todos os usuários do Instagram seguem pelo menos 3 influenciadores digitais em seu Instagram, ou seja, os influenciadores digitais são a oportunidade perfeita para você crescer no Instagram e expandir o seu negócio.

Basta, buscar por micro influenciadores do seu nicho, envie produtos e proponha uma parceria, você pode convidá-los para uma live e para fechar parcerias com seus produtos ou serviços

Poste fotos atrativas

A qualidade das fotos do seu produto fazem toda a diferença para o seu negócio, se o seu nicho for roupas, o ideal é contratar uma modelo, preparar o cenário e caprichar na hora das fotos, não esqueça da iluminação, afinal uma boa iluminação faz toda a diferença na sua foto.

Imagens com boa qualidade, tendem a atrair mais visitantes para o perfil, além de conseguir novos seguidores, você consegue um bom engajamento e garante bons resultados para o seu negócio.

Quanto tempo demora para crescer no Instagram?

Muito mais do que métricas de vaidade, o número de seguidores são essenciais para o sucesso  do seu negócio e para crescer no Instagram, entretanto para isso é necessário tempo, dedicação e muita constância e isso pode durar em média de 1 a 2 anos.

No entanto, existem outras táticas que hoje em dia são bastante utilizadas por diversas pessoas que desejam crescer no Instagram de forma rápida e prática que é a compra de seguidores, além de trazer mais engajamento para o seu perfil   e aumentar as visitas no seu perfil o crescimento é completamente instantâneo.

 Todavia para essa estratégia ser totalmente eficaz é necessário adquirir seguidores 100% reais e brasileiros, só assim você terá o engajamento que você tanto deseja.

Sendo assim, se o seu intuito é crescer de maneira rápida, a compra de seguidores é a estratégia perfeita para você, porém é necessário escolher sites seguros, como o Redegram, que é um site que está há anos no mercado e é totalmente seguro e confiável.

Além de impulsionar o seu crescimento no Instagram de forma mais rápida, o Redegram promove um serviço de qualidade, com entrega rápida, proporcionando uma maior autoridade em seu perfil.

O que atrapalha meu engajamento no Instagram?

Nos últimos anos, você percebeu uma diminuição nas suas interações, o alcance diminuiu e as curtidas caíram também, isso é um indicativo que o seu engajamento caiu, e a sua conta estagnada.

Isso acontece geralmente quando você some do Instagram e para de postar regularmente, ou o seu conteúdo teve uma queda de qualidade e o algoritmo não está  entregando todos os seus conteúdos para os seus seguidores.

Portanto, quando isso ocorrer, você deve se atentar ao que está atrapalhando o seu engajamento e impedindo que você cresça na rede, confira alguma das causas mais comuns:

  • Focar em quantidade e não na qualidade do seu conteúdo;
  • Não interagir com o seguidores;
  • Sumir do Instagram e não publicar com frequência.

Focar em quantidade e não na qualidade do seu conteúdo

Focar em quantidade e não na qualidade do seu conteúdo é uma das causas mais comuns que podem prejudicar seu engajamento no Instagram e, consequentemente, dificultar o crescimento da sua conta e a conquista de mais curtidas e seguidores brasileiros.

Muitas vezes, os usuários tentam aumentar sua presença na plataforma postando com frequência, mas acabam sacrificando a qualidade das postagens. Isso pode resultar em conteúdo repetitivo, sem valor real para os seguidores e que não desperta interesse genuíno.

O algoritmo do Instagram valoriza postagens de alta qualidade e relevância para o público-alvo.

É essencial equilibrar a frequência das postagens com a criação de conteúdo valioso, interessante e envolvente para crescer no Instagram e manter o engajamento em alta e garantir o crescimento do seu perfil , conquistando mais curtidas e ganhando seguidores brasileiros.

Utilizar os melhores filtros disponíveis pode aprimorar ainda mais a visibilidade do seu conteúdo de qualidade no Instagram, o que é essencial para crescer no Instagram.

Escolher os filtros adequados pode realçar as cores, tornar as imagens mais atraentes e destacar o conteúdo que você compartilha, aumentando o impacto e o engajamento com seus seguidores e potenciais seguidores, não subestime o poder de uma imagem bem editada para impulsionar sua presença na plataforma.

Não interagir com os seguidores

Não interagir com seus seguidores é outro erro que pode prejudicar seriamente seus esforços para crescer no Instagram.

O engajamento é a chave para construir relacionamentos sólidos com sua audiência, e deixar de responder a comentários, mensagens diretas ou interações em suas postagens pode afastar seguidores em potencial, e para garantir auxilio no seu engajamento o novo recurso restringir no Instagram te da a possibilidade de controlar as interações  negativas para manter um ambiente positivo e com conexões fies. Para ter mais controle em suas navegações saiba mais sobre como achar contas através do número de telefone.

Sumir do Instagram e não publicar com frequência.

Sumir do Instagram e não publicar com frequência é um comportamento que pode impactar negativamente seus objetivos de crescer no Instagram. A plataforma valoriza a consistência e a presença ativa dos usuários.

Quando você deixa de postar regularmente, seu alcance pode diminuir, e seus seguidores podem perder o interesse. Manter uma presença constante com conteúdo relevante e cativante é fundamental para manter o engajamento e atrair novos seguidores, lembre-se de manter uma programação de postagens consistente para manter sua conta em crescimento no Instagram.

É necessário postar todos os dias para crescer no Instagram?

De certo modo sim, porém com cautela, ou seja não é necessário postar todos os dias no feed, mas sim nos stories, criar um cronograma de postagens e ir aplicando ao longo da semana.

Sendo assim, sempre atualize os seus stories com diferentes conteúdos para engajar os seus seguidores, porém sem exageros de quantidade de stories e utilize  de forma estratégica e eficaz.

crescer no Instagram

Conclusão

Em resumo, crescer no Instagram é um desafio que exige dedicação, estratégia e consistência. Não há atalhos mágicos, mas sim um conjunto de práticas eficazes que podem impulsionar seu perfil e ajudá-lo a conquistar mais seguidores, ganhar curtidas e aumentar o engajamento.

A otimização da sua biografia, a criação de conteúdo atrativo e relevante, a interação com seguidores, o uso inteligente de vídeos e outros recursos, bem como a colaboração estratégica, são todas ferramentas poderosas para alcançar seus objetivos no Instagram.

No entanto, é igualmente importante evitar armadilhas comuns, como priorizar quantidade em detrimento da qualidade, negligenciar a interação com seguidores e deixar de postar com frequência.

O Instagram recompensa a consistência e o fornecimento de conteúdo valioso e envolvente, para crescer no Instagram, lembre-se de equilibrar sua estratégia, mantendo o foco na qualidade do seu conteúdo, interagindo ativamente com seu público e mantendo uma presença constante na plataforma.

Com esforço e perseverança, você estará no caminho certo para expandir sua presença e alcançar seus objetivos no Instagram.