Muito utilizado para mostrar novidades para os usuários e para viralizar vídeos no reels, o explorar é uma aba do Instagram onde são exibidos conteúdos relevantes e personalizados para os usuários com base nas suas atividades na rede.

Além de ser uma excelente ferramenta para descobrir novos conteúdos, o explorar é uma forma de aumentar a sua visibilidade no Instagram e melhorar o seu engajamento na plataforma.

Entretanto, aparecer no explorar nem sempre é uma tarefa fácil, para isso é necessário criar estratégias de marketing eficazes para conseguir alcançar o sucesso e deixar os seus posts em destaque para quem não te segue.

Por isso, para te auxiliar nesse processo, trouxemos um guia definitivo e estratégico para você aprender como aparecer no explorar e tirar todas as suas dúvidas sobre esse recurso valioso do Instagram.

Como aparecer no explorar do Instagram?

Uma das maiores vantagens de saber como aparecer no explorar do Instagram, é que esse recurso  possibilita aumentar o seu alcance e destacar o seu conteúdo diante da concorrência.

Contudo, de nada adianta apenas criar conteúdo sem obter uma estratégia eficaz e sem direcionar para o seu nicho.

Até porque, uma das principais formas de aparecer no explorar do Instagram é investir em conteúdo relevante e que seja de acordo com o seu público alvo.

Sendo assim, se você é do nicho de cosméticos, é importante você saber segmentar ainda mais o seu conteúdo para aumentar as chances da sua publicação aparecer na seção para pessoas que pesquisam, seguem e curtem perfis que falem sobre cosméticos, mesmo que o usuário  não te siga.

O que aparece no explorar do Instagram?

  • Vídeos criativos
  • Conteúdos de valor
  • Hashtags estratégicas
  • Fotos atrativas
  • Reels.

Vídeos criativos

Vídeos criativos para empresa possuem mais chances de aparecer no explorar, pois capturam a atenção do público, gerando um maior engajamento e uma maior credibilidade.

O que leva o algoritmo do Instagram a considerar o conteúdo relevante e atrativo para um maior número de pessoas.

Isso significa que quanto maior o engajamento, maior será a visibilidade e interação, pois já foi comprovado que os vídeos possuem em média 3 vezes mais engajamento do que publicações em fotos.

Por isso, é fundamental investir em vídeos criativos e atrativos, pois o Instagram prioriza conteúdos autênticos e originais, aumentando assim as suas chances de aparecer para outros usuários e obter destaque no explorar.

Conteúdos de valor

Sabemos que publicar conteúdos de valor no Instagram é essencial, entretanto antes de tudo, você precisa criar um calendário estratégico, com os conteúdos da semana, relevantes e principalmente de qualidade.

No entanto, uma boa dica antes de publicar algum conteúdo é pesquisar quais os conteúdos que estão em alta, verificar o Instagram insights para saber quais tipos de conteúdo mais obteve engajamento no seu perfil e analisar as suas métricas.

Lembre-se que as suas postagens devem ser de acordo com o que o seu público mais consome, por isso, é importante fazer uma breve pesquisa para conhecer qual o seu público alvo e entender as suas necessidades e desejos.

Hashtags estratégicas

As hashtags quando bem utilizadas possuem um enorme alcance na rede, além de ser uma forma de categorizar o seu conteúdo, as hashtags estratégicas são uma forma eficaz de alcançar novos públicos e aparecer no explorar.

Contudo, de nada adianta, publicar hashtags genéricas, como: #marketing, #love, se você quer alcançar o público certo é preciso utilizar hashtags mais direcionada para o seu nicho.

Ex: se o seu nicho for sobre alimentação saudável, utilize hashtags voltadas para isso, #alimentaçãosaudávelaos40anos

Fotos atrativas

As fotos atrativas são uma das principais formas de chamar atenção dos seus seguidores e consequentemente aparecer no explorar.

Além disso, o Instagram é uma rede social totalmente visual, sendo assim  a maioria das pessoas são atraídas por imagens atrativas, e é mais provável que os usuários interajam com conteúdos estéticamente agradáveis.

Entretanto, a boa notícia é que você não precisa ser nenhum fotógrafo profissional para obter imagens de qualidade e atrativas, basta utilizar a criatividade e utilizar uma boa câmera, luz natural e um bom cenário.

Sendo assim, uma conta com fotos de qualidade também podem te ajudar a construir uma imagem mais profissional e aumentar a sua credibilidade com os seus seguidores.

Reels

Criar vídeos no reels do Instagram é fundamental para expandir o seu alcance e manter uma presença online.

Por permitir publicar vídeos curtos e envolventes, o reels possui muito mais chances de ser descoberto e aparecer no explorar.

Quando você posta conteúdos em reels no horário certo, a taxa de visualização é muito maior, pois além de oferecer um engajamento natural, o reel oferece diversos recursos que podem te auxiliar a aumentar as chances de aparecer no explorar do Instagram, como:

O explorar do Instagram se baseia em que métrica?

como aparecer no explorar

 

Para avaliar as métricas no explorar do Instagram, é necessário entender como funciona e como são baseadas.

As métricas do Instagram são essenciais e importantes e servem para avaliar e analisar a sua presença na rede.

Com o explorar não seria diferente, sendo assim para avaliar as suas métricas do explorar do Instagram é necessário verificar o Instagram insights, além de ser fundamental para a sua rotina de negócios e para te ajudar a entender e acompanhar o sucesso do seu conteúdo.

Sendo assim, as suas principais métricas são a atividade, público e principalmente conteúdo.

Para ter acesso a essas métrica, basta obter um perfil comercial e acessar o Instagram Insights, neste espaço você terá acesso a informações, como: contas alcançadas, contas com engajamento, impressões, atividade do perfil e a quantidade de seguidores que visitaram o seu perfil e o horário em que seu público está ativo.

A atividade serve para encontrar dados sobre o número de contas alcançadas nos últimos 7 dias, número de vezes que a sua publicação foi vista e as interações.

Localizar contas através do número de telefone é uma ferramenta eficaz para agilizar estratégias de aumento de engajamento. Com essa funcionalidade, você terá maior facilidade para encontrar contas específicas e impulsionar o seu conteúdo de forma mais direcionada e eficaz no Instagram. Juntamente com a restrição de engajamento negativo o seu engajamento irá te ajudar a aparecer no explorar do Instagram.

No campo do  conteúdo você encontrará o número de total de publicações, terá acesso às publicações que tiveram mais alcance nos últimos dias, além disso você consegue filtrar dados, clique no site e quantas pessoas começaram a te seguir.

Portanto, analisar e compreender essas métricas são fundamentais para você obter o sucesso no seu conteúdo e assim  saber como aparecer no explorar.

5 Dicas de como aparecer no explorar do Instagram

como aparecer no explorar

  • Conheça bem o seu público alvo;
  • Experimente novos formatos
  • Palavras chaves nos posts;
  • Utilize a geolocalização;
  • Horário de postagens
  • Conheça bem o seu público

Conheça bem o seu público alvo

Esse é o primeiro passo para o sucesso, pois a  partir do momento que você cria um negócio, o primeiro passo é conhecer o seu público, antes de tudo, é necessário saber quem você deseja atingir.

O primeiro passo é entender quem é o seu público alvo, depois de definido crie estratégias para atingi-los, ou seja, vamos supor que o seu perfil seja sobre nutrição, logo o seu público são nutricionistas, ou pessoas que gostam de obter hábitos saudáveis.

Isso significa que você deve falar a linguagem deles, e saber quais são seus interesses, hábitos e quais conteúdos eles mais consomem.

Experimente novos formatos

Quando falamos de novos formatos, estamos falando sobre diversificar os posts ou intercalar entre carrossel, vídeos, e posts.

Primeiro é preciso entender qual o tipo de conteúdo o seu público mais consome, depois experimente cada um dos formatos e veja qual possui mais engajamento e visibilidade.

Experimente o carrossel quando for publicar dicas sobre algo, utilize vídeos no reels  quando for publicar conteúdos nos stories ou tutoriais.

Por fim, não esqueça de publicar fotos atrativas para prender a atenção dos seguidores brasileiros  e assim gerar mais engajamento e consequentemente mais chances o seu conteúdo aparecer no explorar.

Palavras chaves nos posts

As palavras chaves tem um poder de direcionar e influenciar o seu conteúdo nos mecanismos de busca.

Por isso é fundamental utilizar palavras chaves em suas legendas, além de ajudar o  seu conteúdo aparecer na aba do explorar do Instagram, pode melhorar a sua visibilidade e auxiliar no sucesso da sua estratégia.

Utilize a geolocalização

A geolocalização serve para dar mais visibilidade a sua publicação e atrair mais pessoas para o seu perfil.

Isso significa que  se alguma pessoa estiver buscando uma determinada localização, assim que ela pesquisar, o seu perfil irá aparecer simplesmente pela geolocalização que foi adicionada na foto.

Portanto, utilizar a geolocalização além de ser uma oportunidade para atrair novos públicos, é uma forma de atrair potenciais clientes para o seu negócio.

Horário de postagens

Antes de publicar qualquer conteúdo é essencial saber o horário em que o seu público está ativo.

Além de ser uma das principais maneiras de cativar a atenção dos seus seguidores, é uma forma de fazer com que o seu público interaja com o seu conteúdo, aumentando as chances da sua postagem aparecer no explorar.

Isso porque o algoritmo privilegia conteúdos que possuem mais interação como: comentários, curtidas e compartilhamentos.

Por isso, antes de publicar qualquer conteúdo é importante verificar o Insights para compreender o seu público e publicar no horário de pico de engajamento

Como mandar um vídeo para o explorar do Instagram?

como aparecer no explorar

Aumentar o alcance de engajamento da conta no explorar nem sempre é fácil, entretanto se o seu desejo é mandar o seu vídeo para o explorar do Instagram, basta investir em conteúdos atrativos e relevantes e quais posts geram mais engajamento.

Depois, invista em reels, IGTV, storytelling e crie conteúdos que despertem o interesse do público e não esqueça do Call to action ( chamada para ação).

Portanto, quanto mais comentários, conquistas de curtidas e comentários o seu vídeo receber, a probabilidade dele aparecer no explorar e obter destaque será muito maior.

10 Hashtags virais que ajudam a saber como aparecer no explorar

  1. #explorer
  2. #travel
  3. #travelgram
  4. #Instagood
  5. #natureza
  6. #photography#Brasil
  7. #followme
  8. #humor
  9. #love.

Como tornar meu perfil atrativo para meus conteúdos irem direto para o explorar do Instagram?

A primeira dica para tornar o seu perfil atrativo é possuir relevância, de acordo com diversas pesquisas perfis que possuem acima de 5 mil seguidores são mais propícios a aparecer no explorar e a ter uma conta verificada no Instagram.

No entanto, conseguir 5 mil seguidores não é tão fácil e requer bastante esforço e principalmente muita dedicação, sendo assim, uma boa dica é investir em seguidores, organizar o seu feed, publicar regularmente, tornar a sua bio do Instagram atrativa e diversificar as suas postagens.

Sendo assim, utilize o algoritmo a seu favor e publique apenas conteúdos de valor, com qualidade e relevantes para tornar o seu perfil atrativo e assim aumentar as chances de aparecer no explorar.

Conclusão

Em suma, o segredo para o sucesso do seu Instagram é aplicar todas as nossas estratégias para melhorar os seus resultados e se destacar em meio aos demais.

Portanto, lembre-se de inovar nos conteúdos, impulsionar o seu reels e aplicar todas nossas dicas para melhorar o seu alcance e assim potencializar a sua chance de se destacar no explorar.