O algoritmo é um conjunto de critérios que o Instagram utiliza automaticamente para definir quais publicações devem aparecer para os usuários e qual deve ser a sua ordem.

No entanto, para quem está iniciando na rede, ainda não sabe a relevância que o algoritmo do Instagram possui.

 Contudo algumas empresas já  perceberam a importância do cenário digital para o seu negócio e como o algoritmo pode te ajudar diante desse cenário.

Por isso, muitas empresas estão investindo cada vez mais no Instagram, simplesmente por ser a rede que mais possui engajamento, oportunidades, possibilidades e para ganhar mais seguidores.

Portanto, para te auxiliar a entender tudo sobre o algoritmo e utilizá-lo a seu favor, preparamos um artigo completo para você.

3 Passos de como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

  1. Faça publicações relevantes;
  2. Publique nos horários corretos;
  3. Utilize o direct para interagir com os seus seguidores.

Faça publicações relevantes

Postar conteúdo relevante além de ser fundamental para o crescimento do seu Instagram, é extremamente importante para o algoritmo.

Visto que quando você posta publicações relevantes, que estimulem as interações com os seus seguidores, o algoritmo entende que o seu perfil é relevante e automaticamente irá entregar para mais usuários.

No entanto, qualidade não significa necessariamente qualidade, por isso uma boa dica é criar um calendário de postagens, e ir postando diariamente porém com qualidade e relevância, com assuntos que sejam do interesse dos seu público.

Uma dica ouro para os iniciantes é mudar a conta para o Instagram Business, e a cada postagem ir analisando as estatísticas e quais publicações geram melhor resultado, e mais engajamento.

Dessa forma, você consegue analisar qual o formato teve melhor resultado, e qual conteúdo teve mais visibilidade, assim você consegue acompanhar todas as informações do seu público e consegue atrair mais seguidores para o seu perfil.

Publique nos horários corretos

Publicar nos horários certos, é uma das melhores formas de obter mais curtidas e estimular as interações dos seus seguidores, entretanto como citamos acima, para saber qual o melhor horário que a sua audiência está ativa, basta ativar o Instagram Business.

Essa é uma excelente maneira de utilizar o algoritmo a seu favor, e de aumentar o seu engajamento, até porque o algoritmo gosta de publicações que  recebem bastante engajamento nos primeiros minutos da postagem.

Por isso é tão importante saber os melhores horários que os seus seguidores estão ativos, pois as chances dele visualizar de primeira o seu conteúdo são muito maiores.

Utilize o direct para interagir com os seus seguidores

Uma boa dica para incentivar os seus seguidores a interagirem com os seus conteúdos é postar regularmente nos stories, dessa forma você estimula as interações no direct e assim mostra para o Instagram a relevância do seu conteúdo através da interação.

Quando você fala no direct com os seus seguidores, as chances das suas publicações aparecerem primeiro no feed deles são muito maiores.

Uma outra dica bastante utilizada por diversos usuários que desejam melhorar o engajamento e o algoritmo do seu Instagram é a compra de seguidores e curtidas.

Conhecida como uma das melhores estratégias de marketing para o seu Instagram, a prática de compra de seguidores te ajuda a obter mais engajamento, a crescer no Instagram e principalmente a ter mais autoridade em seu perfil.

No entanto, é necessário se atentar na hora de escolher um site, pois existem diversas empresas golpistas que prometem e não entregam o serviço. 

Por isso, opte por sites seguros, de confiança e que possua anos no mercado, e que garanta a sua segurança, que trabalhe com seguidores 100 % reais e brasileiros possua qualidade nos serviços.

Além disso, a compra de seguidores é extremamente vantajosa, pois seguidores atraem seguidores, ou seja quanto mais seguidores você tem, mais seguidores você irá atrair de forma totalmente orgânica.

Como funciona o algoritmo do Instagram no Feed e stories?

O algoritmo do feed possui uma hierarquia de visualizações, ou seja, o algoritmo mostra primeiro os conteúdos de amigos, familiares e pessoas mais próximas.

Uma outra coisa que o algoritmo analisa são algumas informações como; as curtidas, comentários, e salvos, ou seja, as interações no geral e outras informações, como a localização.

No entanto, um outro critério que o algoritmo avalia no feed é a relevância daquela pessoa para o usuário, isso significa que quanto mais mensagens trocadas no direct você tiver com  alguém, ou possuir muitas interações, mais desse conteúdo irá aparecer para você

Um outro fator que o algoritmo analisa é o perfil mais relacionado que consiste basicamente em analisar as interações entre ambos, como as curtidas trocadas, fotos salvas e compartilhamentos e comentários nas postagens.

Já o algoritmo dos stories, exibe os perfis que os usuários mais interagem, de acordo com as suas reações nos stories, e os seus comentários.

Outro critério é quanto mais próximo você estiver de alguém, em termos de localização, mais chances ele terá de ver as suas postagens nos stories e no feed.

Como o algoritmo do Instagram impacta o seu negócio?

O Instagram é a rede perfeita para criar estratégias de marketing eficazes para divulgar e expandir o seu alcance.

No entanto, o algoritmo do Instagram, é extremamente vantajoso e essencial para melhorar o seu engajamento, pois se você possuir um bom trabalho e possuir um bom conteúdo, o algoritmo irá entregar de forma automática as suas publicações para os seus seguidores.

Sendo assim, quando você possui seguidores reais e  engajados, os  seus resultados serão positivos e assertivos, com o algoritmo o seu post possui um maior tempo de relevância principalmente nas primeiras horas de postagens.

Portanto, o algoritmo do Instagram pode  impactar o seu negócio de forma totalmente positiva, basta postar conteúdos relevantes e que agreguem valor para os seus seguidores.

 Desse modo a sua publicação terá mais interações e um maior impacto, fazendo com que você consiga alcançar os seus objetivos e consequentemente ganhar mais seguidores e novos clientes.

Como funciona o algoritmo do Instagram para o reels?

O reels é um excelente formato para impulsionar o seu negócio, com vídeos curtos de até 60 segundos de duração, ele possui um poder incrível de aumentar a sua visibilidade e alavancar as suas vendas.

Em outras palavras, o reels é uma grande oportunidade para o seu negócio, entretanto o algoritmo do reels funciona de forma semelhante ao do reels e do stories.

Isso significa que os conteúdos são exibidos como prioridade para os usuários que  mais interagem com a sua publicação, seus amigos, e os usuários em que você mais  possui contato. 

Sendo assim, para o seu reels, alcançar novos públicos, a sua conta precisa estar em modo público, e assim será possível encontrar o seu reels pelo explorar.

No entanto, antes de postar algum vídeo no reels, é necessário se atentar a alguns detalhes como marca d’água de outros aplicativos, pois o algoritmo do Instagram possui alguns requisitos que podem atrapalhar o seu engajamento e prejudicar a sua conta.

Se mesmo depois de seguir todos os requisitos, o seu engajamento continuar caindo, você pode optar pela compra de visualizações reels, uma das estratégias mais eficazes para impulsionar o reels.

Além de ser uma excelente opção, é uma oportunidade para criar autoridade, aumentar a visibilidade do seu Instagram, e aumentar os números do seus reels de forma rápida e prática.

Portanto, para realizar a compra de visualizações reels,  você precisa escolher um site seguro, confiável e principalmente que tenha credibilidade no mercado, dessa forma você conseguirá mais engajamento, e conquistar novos seguidores de forma totalmente orgânica.

Qual a influência do algoritmo no marketing da sua empresa?

O algoritmo do Instagram é fundamental para o marketing da sua empresa, pois com o algoritmo as empresas são estimuladas a publicar os melhores conteúdos que contenham  qualidade e relevância.

Afinal, sem o algoritmo a única maneira de obter a atenção do seus seguidores, seria postar diversas vezes no mesmo dia, tanto no stories como no feed.

Por isso uma boa dica para que os seus posts não percam a relevância e  não perca o engajamento é publicar de forma estratégica, utilizando o marketing e o algoritmo a seu favor.

Isso significa que você deve planejar os seus conteúdos, e ir postando ao longo da semana de forma com que o algoritmo entregue todos os seus posts para os seus seguidores.

Contudo, o marketing tem um papel essencial no algoritmo do seu Instagram, pois é através das suas estratégias que o algoritmo irá perceber a relevância do seu conteúdo e poderá entregar ou não para os seus seguidores.

3 Mitos sobre o algoritmo do Instagram

Apesar do algoritmo do Instagram ser um dos mais influentes para o sucesso do seu negócio, ainda existem alguns mitos sobre o algoritmo que precisam ser esclarecidos.

Por isso, separamos alguns dos  mitos mais falados sobre o algoritmo do Instagram, para te explicar melhor sobre a sua real funcionalidade, confira:

  1. O Instagram não mostra os seus posts;
  2. Os vídeos possuem mais alcance do que imagens;
  3. Contas comerciais não possuem engajamento.

O Instagram não mostra os seus posts

O algoritmo não interfere nas suas publicações, o que acontece é que o algoritmo age de acordo com a relevância, qualidade e interações que uma postagem possui.

Geralmente quando o usuário segue muitos perfis, é muito comum às vezes não conseguir acompanhar todos, por isso uma boa dica para que o algoritmo entregue todas as suas publicações para os seus seguidores é estimular a interação do seu público com o seu conteúdo, como: curtidas, comentários, compartilhamento e salvamentos.

Os vídeos possuem mais alcance do que imagens

O Instagram não dá preferência para nenhum tipo de conteúdo, o que realmente pode promover o seu alcance são as interações que a sua publicação possui, a qualidade e a relevância.

Sendo assim, se um vídeo ou imagem tiverem a mesma relevância e qualidade, terá o mesmo engajamento.

Contas comerciais não possuem engajamento

As contas comerciais além de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, você consegue acompanhar  todas as métricas dos seus seguidores, informações sobre sua audiência e qual conteúdo teve mais engajamento.