As lives no Instagram se tornaram um verdadeiro fenômeno na pandemia e desde então empresas, perfis pessoais e influenciadores digitais utilizam esse recurso como uma forma de gerar engajamento e expandir o seu alcance na rede.

Contudo, apesar das lives serem um grande sucesso no Instagram, não basta apenas ligar uma câmera e sair falando, é preciso criar estratégias, preparar o conteúdo e criar um cenário e principalmente fazer uma boa divulgação.

Afinal, o sucesso das sua live vai depender da sua divulgação, preparação e autenticidade, por isso é essencial criar estratégias, oferecer conteúdos diversificados e ter um bom roteiro para garantir um bom resultado para a sua live.

Portanto, criar estratégias nem sempre é uma tarefa fácil e desde o seu sucesso exponencial em 2020, as lives se tornaram cada vez mais importantes para as empresas, por isso, neste artigo vamos te explicar o que é uma live e algumas dicas de como transformar a sua live em um sucesso.

O que é Live no Instagram?

As lives são uma transmissão ao vivo feita por algum usuário no Instagram, que permite que outras pessoas acompanhem em tempo real o que está acontecendo.

Tem como objetivo melhorar o engajamento, aumentar os seguidores, vender algum produto, ou falar sobre determinado assunto.

Entretanto, devido a pandemia em 2020, as lives tanto no Instagram quanto no youtube cresceram cerca de 70% só em março de acordo com o site R7.com e uma das lives mais assistidas no youtube foi a da rainha da sofrência  Marília Mendonça com 3,3 milhões de visualizações simultâneas.

Já no Instagram a live mais assistida foi a do cantor Gusttavo Lima com 750 mil visualizações simultâneas.

Desde o surgimento do youtube, os vídeos ganharam um enorme destaque se tornando cada vez mais populares, por isso atualmente as lives só ficam atrás apenas das visualizações do youtube.

Sendo assim, um dos principais motivos das lives serem tão úteis é a possibilidade das pessoas compartilharem o seu vídeo com outros usuários podendo  melhorar a visibilidade, o engajamento e consequentemente o seu alcance.

Como fazer uma live passo a passo

1° passo: abra o seu Instagram e vá até a câmera;

2° passo: Abra a câmera e procure o recurso ao vivo;

3° passo: Feito isso, clique na opção e o Instagram irá verificar a sua conexão;

4° passo: Após o Instagram verificar a sua conexão, faça a sua live até a hora de encerrá-la;

5° passo: Para encerrar a sua live, basta clicar no botão x no canto superior da tela e depois clique em confirmar para concluir a sua live.

A importância da live no Instagram

Sabemos que a live no Instagram é fundamental para melhorar o engajamento e ganhar mais seguidores, mas você sabe a real importância de fazer uma live no Instagram?

No geral, as lives servem para transmitir o que está acontecendo no momento, entretanto, também é uma forma de chamar a atenção do público e mostrar autenticidade no seu perfil.

Por isso muitos influenciadores digitais estão criando lives para mostrar algum tutorial em tempo real, além disso, as lives possuem diversas ferramentas que servem para controlar e filtrar o que será exibido na live.

Dentre as suas ferramentas, a sua principal é o desabilitar o comentário, filtrar comentários, fixar comentários e convidar outras contas, o que pode ser uma excelente ideia para tornar a sua live ainda mais atrativa e interessante, além de aumentar as curtidas

Sem contar que convidar um outro usuário para a sua live pode atrair os seguidores da conta desse usuário podendo aumentar a sua visibilidade e trazer mais destaque a sua live.

Portanto, as lives são essenciais em qualquer estratégia seja para a sua empresa, ou apenas para melhorar o seu engajamento, pois é uma forma de interagir com seus seguidores em tempo real e responder dúvidas e comentários permitindo que você capture novos clientes para o seu negócio.

5 coisas que você precisa saber antes de fazer uma live no Instagram

  1. Planeje o seu conteúdo;
  2. Divulgue a sua live;
  3. Prepare o cenário da live;
  4. Verifique a conexão da sua internet;
  5. Configure o seu Instagram para salvar a sua live após encerrar.

Planeje o seu conteúdo

Roteirizar o que será dito na sua live é fundamental garantir uma melhor eficiência na sua mensagem, de preferência, escolha os que mais descrevem a sua biografia, para o nicho estar de acordo.

Por mais que você já tenha um conteúdo planejado em mente, ou se sinta à vontade para falar em público, é sempre bom criar um roteiro ou script e segui-lo para não se perder, ou seja, não precisa decorar um texto ou seguir o roteiro rigorosamente.

O planejamento serve para ajudar a saber o que irá ser apresentado em sua live, até porque é importante que você tenha total domínio do que será abordado para gerar credibilidade e consequentemente aumentar a sua autoridade.

Divulgue a sua live 

Um dos principais fatores que podem gerar mais engajamento e atrair novos seguidores para o seu perfil é a divulgação.

Por isso é essencial começar a divulgar a sua live o quanto antes para que os seus seguidores compartilhem com outros usuários a novidade.

Sendo assim, é importante que a divulgação não se limite apenas no Instagram, ela deve ser compartilhada em diferentes canais para que assim você consiga atingir um público maior e não pare de divulgar até o último momento.

Prepare o cenário da live

Um dos principais fatores que podem levar o sucesso da sua live é o cenário, quando você entra em uma live e o cenário não é atrativo, e não possui relevância automaticamente você sai da transmissão, não é mesmo?

O mesmo acontece com os seus seguidores, afinal se a live for bem divulgada, os usuários estão a espera do melhor, por isso é importante preparar o cenário, porém não precisa ser nada muito sofisticado, basta possuir uma boa iluminação e  sem ruídos.

A decoração fica a seu critério, porém é sempre bom lembrar que deve ser de acordo com os gostos do seu público ou devem ter a ver com o que será abordado na live.

Verifique a conexão da sua internet

Assim que você abre a sua câmera  para fazer a live, o próprio Instagram verifica a conexão da sua internet, até porque ninguém gosta de assistir a nenhum conteúdo quando a internet está travando, não é mesmo?

Por isso, sempre antes de realizar uma transmissão ao vivo, verifique se a sua internet não está travando ou oscilando.

Configure o seu Instagram para salvar a sua live após encerrar

É preciso ter em mente que nem sempre  todos os seus seguidores poderão assistir a sua live, por isso antes mesmo de iniciar a sua live vá até as configurações dos stories e clique na opção salvar no rolo de câmera.

Dessa forma você garante que após encerrar a sua transmissão, você poderá acessar a sua live e poderá selecionar as partes mais importantes para publicar em seu feed e  assim os seguidores que não puderam visualizar a sua live poderão ver depois.

É possível ganhar dinheiro fazendo live no Instagram?

Sim. Você pode aproveitar o momento da live, criar parcerias com marcas e vender seus produtos, como: roupas ou cosméticos.

Já as parcerias com marcas, é possível fazer com marcas que estejam dispostas a patrocinar a sua live, um bom exemplo disso foi as lives de cantores sertanejos durante a pandemia.

A maioria das lives eram todas patrocinadas por marcas, porém  é necessário possuir um perfil engajado e ter uma boa quantidade de seguidores, uma outra forma de monetizar a sua live é apresentar os seus produtos durante a transmissão e adicionar um link da sua loja virtual, caso possua para que as pessoas interessadas possam clicar.

Para isso, basta fixar o link nos comentários da sua live para que as pessoas possam clicar e visualizar  seu produto

Como crescer no Instagram através de live?

Uma excelente forma de crescer no Instagram é criar lives colaborativas, ou seja, convide profissionais ou pessoas para dar entrevistas e fazer parte da sua live.

Além de ser uma excelente forma de alcançar novos públicos, é uma maneira de passar conteúdo relevante e de valor para os seus seguidores e o próprio Instagram irá enviar uma notificação para os seus seguidores informando que ambos estão em uma transmissão ao vivo.

Uma outra forma de crescer em suas lives, é incentivar a interação dos seus seguidores durante a sua transmissão e responder todas as perguntas e dúvidas.

Portanto, façam lives em horários que a sua audiência esteja ativa, por isso é sempre bom analisar o Instagram insights para saber o melhor horário para criar uma live para não flopar.

Se o seu público costuma ficar online à noite priorize esse horário para postar reels e também para fazer suas lives e divulgue em diferentes canais para potencializar ainda mais o seu alcance.

A live pode ajudar no engajamento da conta do Instagram?

Sim. Além disso, as lives possuem baixo custo, caso você seja um empreendedor iniciante e deseja aumentar o seu engajamento, fazer uma live no Instagram pode ser a solução para isso.

Quando você faz uma live, o próprio Instagram notifica aos seus seguidores sobre a transmissão, ou seja, isso acaba gerando um gatilho de exclusividade principalmente se você utilizar uma chamada.

Além de ser uma maneira de atrair a sua audiência para a live, incentiva a interação na sua transmissão, entretanto, as pessoas gostam de ver pessoas e de consumir conteúdos que agreguem algo.

De nada adianta criar uma live e não transmitir conteúdos de valor, até porque as lives são uma oportunidade de expandir o seu alcance e entregar conteúdos relevantes ao seu público, como: uma entrevista com algum profissional da saúde ou mostrar lançamentos dos seus produtos.

Portanto, invista em um bom cenário, faça uma boa divulgação, verifique a qualidade do seu vídeo, monte um roteiro e convide outras pessoas a participarem da sua transmissão ao vivo

Como olhar os Insights de uma live no Instagram?

Visualizar insights do Instagram é fundamental para verificar o alcance da sua transmissão, pico de visualizações, comentários e compartilhamentos.

Para visualizar basta ir até o seu painel profissional e depois ver todos os insights, como contas alcançadas e contas com engajamento, depois basta analisar as informações dos últimos dias.

Se caso você tenha  feito várias lives nos últimos dias, verifique a que mais possui engajamento, dessa forma você consegue analisar o tipo de conteúdo que foi abordado durante a transmissão e saber o que precisa melhorar em sua estratégia.

3 Dicas para atrair pessoas para sua live no Instagram

  • Inclua um call to action na chamada da sua live;
  • Faça uma boa divulgação;
  • Faça parcerias com outras pessoas na sua live.

Conclusão

Agora que você já aprendeu o que é uma live, é hora de colocar nossas dicas em prática para melhorar ainda mais o seu engajamento.

Portanto, a live chegou para ficar e é essencial para a sua estratégia de crescimento no Instagram, utilize da melhor forma possível e não esqueça de seguir todas as estratégias acima para se conectar com o seu público e atrair novos seguidores para o seu perfil.