Com a popularização do reels na plataforma, muitas pessoas utilizam o reels como uma forma de aumentar o engajamento no Instagram e expandir o seu alcance na rede.

Por ser um recurso dinâmico, atrativo e envolvente, o reels permite criar vídeos curtos, com duração de até 90 segundos ou 15 minutos e tem sido amplamente utilizado por influenciadores, marcas e celebridades.

No entanto, a habilidade de editar vídeos se tornou algo fundamental na plataforma, afinal um vídeo bem editado, legendado e atrativo possui muito mais chances de viralizar e alcançar o sucesso na rede.

Por isso, os usuários acabam recorrendo a aplicativos de edição para facilitar esse processo, porém o que muitos não sabem é que é imprescindível se atentar na hora de escolher o aplicativo de edição de reels, isso porque nem todos podem ser úteis para a sua demanda.

Sendo assim, para te ajudar a escolher o aplicativo correto para o seu reels, separamos os 5 melhores para você, confira.

5 Melhores aplicativos para criar legendas em reels no Instagram

  1. Inshot;
  2. Capcut;
  3. Clips;
  4. Tagify;
  5. Vivacut.

Inshot

Um dos aplicativos mais populares para criar vídeos no reels, o Inshot é gratuito e bastante utilizado para editar vídeos, adicionar legendas, fotos, efeitos de transição, músicas, bordas, colagens e até filtros.

Entretanto, além de possuir uma excelente qualidade nos seus vídeos, o  Inshot está disponível para o android e IOS e insere uma marca d’água no canto de todos os seus vídeos, o que pode ser prejudicial para o alcance no Instagram, porém é possível remover a marca d’água com a versão pro do aplicativo que é a versão paga.

Além disso, utilizar vídeos bem editados, com boas legendas e com efeitos atrativos, pode ser uma excelente forma de crescer no Instagram, sendo assim utilize cores, músicas e efeitos de transição para melhorar ainda mais a visibilidade do seu vídeo

Capcut

Além de ser gratuito e está disponível para android e IOS é um dos melhores aplicativos de edição de vídeos no Instagram.

Assim como o Inshot, o aplicativo também conta com efeitos de transição, músicas, legendas automáticas para cada vídeo, remoção de fundo e diversos templates que são os modelos prontos para você utilizar em suas fotos e vídeos.

O capcut também conta com uma interface que possibilita organizar seus vídeos por camadas e modificar a  duração de cada vídeo.

Clips

Disponível apenas para o sistema  IOS, o Clips é totalmente gratuito e  você pode adicionar efeitos com realidade aumentada, legendas, adicionar fotos da sua galeria e após gravar os seus vídeos você pode editar com cortes, adicionar legendas automáticas e ainda adicionar a duração do vídeo.

Tagify

Além de ser gratuito, o Tagify está disponível apenas para o sistema android, o aplicativo é excelente para quem deseja encontrar boas hashtags para seus vídeos e encontrar palavras-chaves e com o Tagify você encontra uma lista com diversas hashtags populares para utilizar no seu reels e assim expandir o seu alcance.

Vivacut

O Vivacut é um aplicativo de edição profissional, disponível para android e Ios, o aplicativo é excelente para recortar vídeos, transições, músicas, efeitos especiais, ajuste de cores e brilhos e composições de camadas e pode ser um ótimo aliado para quem está iniciando na edição de vídeos.

Como colocar legenda em vídeo reels e stories?

Para legendas os stories e o reels, basta seguir esse passo a passo:

1° passo: Grave os seus stories no Instagram;

2° passo: Salve os seus vídeos no canto superior direito;

3° passo: Baixe o aplicativo Capcut e clique em novo projeto;

4° passo: Depois selecione os vídeos salvos e clique em texto;

5° passo: Feito isso, clique em legendas automáticas e clique em continuar;

6° passo: Clique no canto superior direito para exportar o vídeo.

Para legendar vídeos tanto nos stories quanto no reels de forma automática é necessário utilizar aplicativos para isso, o Capcut por ser um aplicativo completo e por conter uma excelente qualidade é um dos mais utilizados para legendar os vídeos e stories, entretanto você pode utilizar algum outro aplicativo que citamos acima.

Saber como adicionar legendas no Instagram além de aumentar as suas curtidas, pode fazer uma grande diferença tanto para o seu engajamento quanto para a visibilidade do seu perfil, por isso é fundamental utilizar aplicativos para legendar seus vídeos e assim torná-los mais acessíveis.

Importância de colocar legendas em seus vídeos no Instagram

Sabemos que os vídeos em reels possuem um enorme engajamento e um maior alcance na rede, por isso adicionar legendas em vídeos pode tornar o seu reels mais inclusivo e consequentemente acessível.

Além disso, as legendas fazem toda a diferença para os seus seguidores, até porque elas permitem que pessoas com deficiência auditiva consigam compreender o conteúdo do seu vídeo e te ajuda a não flopar no Instagram.

Sem contar que algumas pessoas por estarem em um ambiente onde não é possível ouvir som, preferem consumir  conteúdos em vídeos legendados e isso pode ser essencial para o aumento do engajamento dos seus seguidores.

As legendas em vídeos também é uma forma de fortalecer a sua menagem, pois podem ser utilizadas para reforçar a mensagem transmitida no vídeo e até destacar pontos importantes.

Vale ressaltar que vídeos legendados são bem mais fáceis de serem consumidos em qualquer lugar simplesmente por ser acessível, afinal as pessoas consomem conteúdos diariamente e quando os seus seguidores visualizam vídeos sem legendas automaticamente eles acabam pulando o conteúdo.

Por isso, é fundamental legendar seus vídeos e torná-los acessíveis e inclusivos para todos os seus seguidores.

Quais conteúdos viralizam no reels do Instagram?

Viralizar no reels nem sempre é uma tarefa fácil, até porque existem alguns fatores que podem acabar prejudicando o seu conteúdo e um dos seus principais são vídeos com marca d’água de outros aplicativos ou vídeos que não possuem conteúdos relevantes.

Sendo assim, um dos conteúdos que mais viralizam no reels são aqueles que despertam algum tipo de emoção nos usuários, ex: vídeos engraçados, tutorias, dicas, vídeos inspiradores, desafios e danças.

Os vídeos engraçados possuem grandes chances de viralizar por serem vídeos cômicos que geram compartilhamentos e comentários entre os usuários.

Tutoriais, são excelentes para viralizar principalmente quando é um conteúdo ensinando algo relevante e do interesse dos seus seguidores, entretanto é fundamental sempre verificar o Instagram insights para saber um bom  horário para postar reels e assim ter mais engajamento e um maior alcance na sua postagem

Portanto, é importante sempre analisar a qualidade dos seus vídeos e antes de publicar algum conteúdo verificar o Instagram insights para saber o que os seus seguidores mais consomem no seu perfil.

4 Dicas para viralizar o reels no Instagram

  • Crie vídeos curtos e impactantes;
  • Não publique vídeos com marca d’água de outros aplicativos;
  • Atente- se ao formato do reels;
  • Utilize legendas atrativas.

É possível editar reels publicados no Instagram?

Sim. Mesmo após publicar o reels no Instagram é possível editar somente a legenda e a foto de capa, porém não é possível alterar o vídeo após publicá-lo no Instagram.

Entretanto, apesar do Instagram ainda não possuir a opção de editar o vídeo, ainda é possível editar o seu vídeo reels de uma outra forma.

  • Basta clicar no reels que deseja editar, depois clique nos três pontinhos localizado no canto superior direito e selecione o excluir, porém não clique nessa opção;
  • Após isso, irá aparecer a opção de excluir e mover o reels para o rascunho;
  • Depois clique na opção mover o reels para o rascunho;
  • Feito isso, vá até a aba do reels e clique em rascunhos de procure o vídeo que você moveu para a aba;
  • Após isso, basta clicar na opção editar vídeo e edite da forma que você desejar.

Como fazer edição de reels no Instagram?

O primeiro passo para editar reels  é ir até o seu perfil do Instagram e clicar no ícone + localizado no canto superior direito para criar um novo post.

Depois, selecione a opção reels e grave o seu vídeo ou selecione gravações existentes, após gravar o seu vídeo, basta editá-lo e selecione ao lado esquerdo a opção de música, filtros, velocidade e o temporizador.

Após editar o seu vídeo, clique em avançar e compartilhe nos seus stories, ou se preferir você pode optar por apenas salvar o seu reels.

5 Dicas de como engajar meu perfil no Instagram 

  1. Publique conteúdos acessíveis;
  2. Tenha um perfil comercial;
  3. Biografia organizada;
  4. Interaja com seus seguidores;
  5. Promova o seu Instagram em outros canais.

Publique conteúdos acessíveis

É importante lembrar que é fundamental focar na acessibilidade do seu público com o seu conteúdo para ganhar mais seguidores no Instagram e para melhorar a visibilidade do seu perfil.

Por isso, se atente quando for publicar algum vídeo, sempre adicione legendas, coloque legendas nos seus stories e utilize textos alternativos para descrever imagens.

Tenha um perfil comercial

Uma das principais vantagens em possuir um perfil comercial é que você poderá ter acesso ao Instagram Insights, e poderá visualizar o desempenho das suas atividades e Analisar as suas métricas.

Além do Insights ser como um raio-x completo do seu perfil, você consegue criar estratégias de marketing baseadas nas suas análises, até porque com esse recurso você consegue acompanhar o engajamento dos seus seguidores com seu conteúdo, alcance das suas publicações e desempenho dos seus conteúdos.

Dessa forma você consegue ter uma visão geral da conta e dos seus resultados e pode criar estratégias para melhorar ainda mais o seu desempenho e consequentemente crescer o seu perfil no Instagram.

Biografia organizada

Possuir uma biografia organizada no Instagram é essencial, pois além de ser o primeiro contato que o usuário terá ao acessar o seu perfil, também a partir da bio que o visitante decide se irá seguir o seu perfil ou não.

Por isso ela é crucial e deve conter apenas o essencial, ou seja informações de valor, relevantes como links caso você tenha uma loja virtual, telefone para contato, endereço, hashtags, palavras chaves e chamadas para ação.

Interaja com seus seguidores

Uma das melhores formas de ganhar mais seguidores no Instagram é interagir com o seu público, toda vez que algum usuário comentar na sua publicação ou nos seus stories é importante que você responda e sempre se preocupe com as preferências e gostos do seu público.

Sendo assim, além de ser uma maneira de gerar engajamento no seu perfil, também é uma forma de mostrar que você se importa com seu público e gerar credibilidade para o seu perfil.

Promova o seu Instagram em outros canais 

Uma excelente forma de divulgar para outros públicos é divulgar em outros canais, ou seja, no Facebook, youtube ou até linkedin.

É fundamental que o seu perfil seja fortalecido em diferentes rede sociais para melhorar a sua visibilidade e consequentemente o seu alcance.

Por isso, não deixe de divulgar o seu perfil em outros canais e utilizar chamadas para ação para que o seu perfil seja encontrado e compartilhado por outros usuários.

Conclusão

Em suma, utilizar aplicativos para criar legendas para reels é uma excelente forma de melhorar o seu engajamento, sem contar que todos os aplicativos que citamos acima possuem uma boa qualidade e oferecem diferentes funcionalidades.

Portanto é importante destacar que uma boa legenda pode te ajudar  a atrair mais visualizações e novos seguidores para o seu perfil, por isso sempre seja o mais criativo possível e coloque todas nossas dicas em prática para melhorar o resultado dos seus vídeos e fortalecer a sua presença no Instagram.