Uma das profissões mais procuradas por diversas empresas e pessoas que desejam aumentar os seguidores no Instagram atualmente é o social media.

Além de ser uma das profissões que mais cresce no Brasil, com um aumento de cerca de 74% só em 2020 de acordo com o site folha de Pernambuco e com o avanço da era digital a tendência é que essa profissão se torne ainda mais requisitada futuramente.

Sendo assim, diversas pessoas enxergam essa profissão como uma reviravolta em suas carreiras e desejam saber como se tornar um social media de sucesso.

Por isso, se você deseja se aprofundar na profissão de social media e quer saber como se tornar um profissional de sucesso e bem sucedido, confira nossas dicas.

O que é social media Instagram?

Para se tornar um profissional de sucesso e bem sucedido primeiro é preciso saber o que é um social media e o que ele faz.

Social media significa mídias sociais, ou seja, basicamente é o profissional responsável por gerenciar os perfis das redes sociais, geralmente são mais utilizados com o intuito de organizar, planejar e criar os seus conteúdos para compartilhar em suas redes.

Além de ser o responsável por criar estratégias de marketing e interagir com o público do seu Instagram, o social media geralmente é formado em Jornalismo, Relações públicas, Publicidade e Propaganda ou Marketing.

Portanto, um profissional de social media pode criar planejamentos, elaborar estratégias de marketing e gerenciar suas redes com foco em fortalecer a presença da sua empresa ou do seu perfil.

Para que serve o serviço de um social media?

Um dos principais objetivos do profissional de social media no Instagram é ajudar empresas, perfis pessoais e até influenciadores digitais a fortalecer a sua presença na rede e principalmente a não flopar no Instagram.

No entanto, isso inclui criação de estratégias, planejamento de conteúdos, análise de métricas, monitoramento de atividades e gerenciamento de perfil.

Além disso, o serviço de social media pode te ajudar a manter a reputação da sua marca no Instagram, monitorar, gerenciar comentários, interações e com um bom gerenciamento e uma boa estratégia é possível alcançar uma maior visibilidade e consequentemente um maior engajamento.

Sem contar que quando se tem um bom profissional gerenciando os seus perfis, você consegue atrair novos seguidores, pois um perfil organizado, bem planejado, atualizado e ativo é sinônimo de credibilidade e sucesso.

Em outras palavras, o profissional de social media possui uma melhor facilidade para se conectar com pessoas, empresas e até influenciadores digitais.

Por isso, muitas pessoas estão optando cada vez mais por contratar um social media para melhorar os seus resultados e tornar a produção de conteúdo mais eficaz e assertiva.

Qual a importância de um social media?

Para diversas empresas e marcas, o profissional de social media se tornou fundamental em qualquer  estratégia de marketing, para ganhar mais curtidas e principalmente para melhorar os seus resultados.

Digamos que você possui uma empresa no  Instagram, deseja melhorar o seu engajamento e alavancar novas vendas, porém não sabe o que fazer e nem por onde começar.

É justamente por isso que é necessário investir em  um social media para o seu negócio, pois além de te auxiliar a elaborar estratégias para aumentar a visibilidade da sua empresa, pode te ajudar a fortalecer a sua presença no Instagram.

No entanto, entre as suas diversas  vantagens, a sua principal é o posicionamento estratégico, pois te auxilia a possuir um  perfil mais atrativo e harmônico, capaz de amenizar consequências causadas por mal planejamento anterior e uma garantia que a sua empresa estará sempre atualizada com as novas tendências da rede.

Portanto, muitas empresas já perceberam o quanto é importante e eficaz investir em  um social media para as suas estratégias para tornar o seu perfil mais relevante, atualizado, presente  e principalmente para aumentar o seu alcance.

Por que  contratar um social media?

Se o seu objetivo é aumentar o engajamento no Instagram é imprescindível o papel do social media na sua estratégia, entretanto antes de tudo é necessário ter em mente todas as suas metas e todas as informações necessárias sobre os seus seguidores.

Isso significa que se você é um empreendedor e não sabe porque deve contratar um social media, analise os seus resultados nos últimos meses, engajamento, seguidores e verifique se foram positivos.

Até porque de nada adianta você atuar em todas as áreas sem ter um planejamento, ou uma boa estratégia definida e é por isso que um dos principais motivos para se contratar um social media é que o profissional vai trabalhar e fortalecer a imagem da sua empresa.

Além disso, o social media humaniza a sua marca, otimiza o seu tempo, cria conexões com os seus seguidores e traz resultados positivos para a sua empresa.

Entretanto, para contratar um bom profissional que atende todas as suas necessidades, você precisa avaliar as suas habilidade técnicas, afinal um bom social media deve ter habilidades para gerenciar perfis e criar conteúdos relevantes e de qualidade para a sua conta.

Depois, é sempre bom dar uma analisada nos preços, pois em média os preços podem variar bastante podendo custar de R$500,00 a R$3.000 reais.

Por isso, é sempre bom ter em mente quais seus objetivos, se é a médio ou longo prazo, se é melhorar o engajamento, aumentar os seguidores ou melhorar a credibilidade do seu perfil.

Como me tornar um social media Instagram?

 

  • Defina seus objetivos;
  • Planeje o seu conteúdo;
  • Esteja sempre atualizado as tendências;
  • Social media não é só fazer postagens;

Defina seus objetivos

Esse é o primeiro passo para se tornar um social de sucesso e bem sucedido, por isso, é fundamental definir qual será o seu nível de atuação, ou seja, você precisa definir os seus objetivos.

Isso significa que é necessário ter em mente o que você deseja, se é aumentar os seguidores para conversão de vendas ou conseguir autoridade.

Você precisa ser totalmente estratégico a começar pelo seu perfil, o seu Instagram é onde as pessoas irão te encontrar, por isso é importante criar um biografia para o Instagram atrativa e adicionar todas as suas habilidades e competências.

Depois adicione em seus destaques os seus trabalhos recentes, seu portfólio e organize o seu perfil de forma profissional para atrair novos seguidores e potenciais clientes.

Planeje o seu conteúdo

A partir do momento em que você decide se tornar um social media, é preciso ter em mente quais conteúdos você irá abordar em seu perfil.

O planejamento do conteúdo é uma parte fundamental da sua estratégia, sendo assim é importante conhecer o seu público e fazer um estudo sobre o que os seus seguidores gostariam de ver em seu perfil.

Uma boa dica é testar diferentes formatos, analisar o que mais funciona para o seu público e sempre manter a frequência nas publicações para te auxiliar a alcançar um maior alcance na rede.

Esteja sempre atualizado as tendências

Um social media precisa estar por dentro de todas as novas tendências do Instagram, precisa ser um profissional antenado e precisa estar sempre atualizado sobre assuntos, estratégias que estão em alta na internet.

Até porque as tendências ajudam a viralizar e a aumentar o engajamento no Instagram, por isso sempre analise quais as tendências que estão em alta e quais estratégias utilizar para atrair novos seguidores para o seu perfil.

Social media não é só fazer postagens

Ao contrário do que muitos pensam social media não é só fazer postagens, de nada adianta encher o seu Instagram de posts se não possui qualidade ou relevância.

Até porque qualidade vale muito mais do que quantidade, por isso é necessário se aprofundar e ter conhecimento em designer, marketing e em publicidade para se tornar um excelente profissional e fazer um bom desempenho da sua profissão.

Sendo assim, poste reels estratégicos, crie conteúdos bem planejados, publique diariamente, seja ativo, publique conteúdos com qualidade, relevância e lembre-se que social media não é só fazer postagens e precisa de um vasto conhecimento sobre setores de marketing.

5 Dicas de social media Instagram para crescer na rede social

  1. Mantenha a qualidade;
  2. Invista em reels estratégicos;
  3. Cronograma de postagens;
  4. Produza conteúdos estratégicos;
  5. Seja autoridade;

Mantenha a qualidade

A qualidade é um dos principais fatores para crescer no Instagram, sendo assim é essencial fugir de conteúdos maçantes com apenas fotos de produtos e serviços, o ideal é oferecer informações relevantes e de qualidade para os seus seguidores e clientes.

Portanto, mantenha a qualidade e o equilíbrio nas suas postagens, diversifique os formatos e lembre-se que a qualidade vale mais do que a quantidade

Invista em reels estratégicos

Um bom profissional de social media sabe que o reels é um excelente formato para aplicar a sua estratégia de marketing, por isso postar reels pode ser uma ótima maneira de crescer no Instagram e alcançar novos públicos.

No entanto, não adianta publicar vídeos sem possuir uma boa estratégia por trás, isso pode resultar em resultados negativos e acabar frustrando os seus objetivos.

Por isso, planeje os seus reels de forma estratégica, seja criativo e utilize todas as tendências que estão em alta para ter um maior alcance e uma maior visibilidade.

Cronograma de postagens

Criar um cronograma de postagens é uma parte fundamental de qualquer profissional de social media, pois além de ser uma maneira de  manter o perfil organizado, é uma forma de planejar e atender as necessidades dos seus seguidores.

Isso significa que criar um  cronograma de postagens é  uma forma de antecipar as suas ações e assim organizar a sua rotina de postagens e consequentemente otimizar o seu tempo.

Produza conteúdos criativos e estratégicos

Quando o assunto é produzir conteúdos, o ideal é sair da mesmice e focar em conteúdos criativos e principalmente estratégicos, afinal social media é um trabalho que requer bastante criatividade, por isso é tão importante investir ou adaptar os seus conteúdos para que se tornem atrativos e assim consigam ter um melhor resultado.

Passe autoridade

Sabemos que a autoridade é um dos fatores que podem levar a alguém seguir o seu perfil ou a deixar de segui-lo, por isso você não pode deixar de criar estratégias, construir um perfil humanizado, com qualidade e principalmente relevância.

Portanto, se o seu intuito é passar mais autoridade no Instagram, utilize imagens criativas estratégicas, tenha um perfil completo e não deixe de publicar regularmente. 

Conclusão

Apesar da profissão de social media existir há anos, só foi popularizada nos últimos anos e a tendência é que essa área cresça cada vez mais, pois o social media tem um papel fundamental na construção da sua imagem e com o crescimento do seu negócio.

Portanto, se você pretende seguir essa área, basta utilizar todas  nossas dicas e estratégias acima para melhorar os seus resultados e assim expandir o seu alcance no Instagram.