A cultura dos memes tornou-se uma linguagem universal no mundo das redes sociais, principalmente no Instagram traduzindo sentimentos, situações e tendências em conteúdos divertidos e facilmente compartilháveis.

Entretanto, diante de tanta popularidade dos Reels no Instagram, os memes em vídeo se tornaram um entretenimento valioso, pois estes pequenos trechos de conteúdo, muitas vezes repletos de humor e criatividade, possuem o poder de capturar a atenção dos usuários, gerando engajamento e consequentemente um maior compartilhamentos entre os seus seguidores.

Além dos memes em vídeo serem uma forma de ganhar mais seguidores reais, eles também funcionam como forma de transformar eventos cotidianos em situações de humor, entretanto além de proporcionar entretenimento, você sabia que os memes em vídeos também podem ser uma excelente maneira de expandir o seu alcance?

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar como fazer meme em vídeo para reels e aumentar a sua visibilidade no Instagram.

Como postar meme de vídeo no Instagram?

meme instagram

Identifique Tendências

Antes de postar, observe quais memes estão em alta. Isso ajudará a garantir que seu conteúdo esteja atualizado e relevante para o público.

Crie ou Escolha Seu Meme de Vídeo

Escolha um vídeo que você criou ou um existente que você deseja compartilhar e Lembre-se de sempre dar crédito se não for um conteúdo original.

Edite o Vídeo

Use aplicativos de edição, como o InShot ou o Adobe Premiere Rush, para cortar, adicionar legendas, efeitos ou músicas, caso você deseje

Abra o Instagram e Toque no Ícone Reels

Depois, basta abrir o Instagram e escolher a opção do reels, que está localizado no centro inferior da tela inicial.

Selecione o Vídeo

No canto inferior esquerdo, toque no ícone de galeria e escolha o vídeo do meme que você deseja postar

Escreva uma Legenda Atrativa

Uma legenda criativa pode melhorar engajamento no Instagram fácil, sendo assim faça perguntas, utilize chamadas à ação ou frases engraçadas são sempre boas opções para prender a atenção dos usuários e estimular o engajamento

Uma boa legenda atrativa funciona como uma CTA Instagram, chamando o público para a ação, que irá impulsionar o seu perfil dentro do Instagram.

Não esqueça das Hashtags

As hashtags para Instagram podem ajudar seu vídeo a ser descoberto por um público mais amplo, sendo assim não esqueça de incluir #meme e outras tags relacionadas ao conteúdo do vídeo.

Publique

Por fim, após seguir todos esses passos basta Tocar em “Compartilhar” para postar seu meme de vídeo, além disso também é possível salvar como rascunho se você quiser postar mais tarde.
Como fazer um meme no celular?

Escolha o Material

Antes de mais nada, identifique o vídeo ou o trecho de um vídeo que você deseja transformar em um meme Pode ser algo engraçado que você filmou, até porque vídeos engraçados possuem muito mais chances de você ganhar curtidas reais brasileiras ou escolha um trecho de um vídeo existente.

Baixe um Aplicativo de Edição

Existem vários aplicativos disponíveis para edição de vídeo, como InShot, KineMaster, FilmoraGo, depois instale um deles em seu smartphone.

Importe o Vídeo

Depois de baixar o aplicativo, abra o aplicativo de edição e importe o vídeo que você escolheu.

Edite o Vídeo

Utilize as ferramentas do aplicativo para cortar o vídeo, ajustar a velocidade, adicionar música ou efeitos sonoros e, se necessário, adicione textos e stickers.

Adicione Efeitos (Opcional)

Alguns aplicativos permitem adicionar filtros, transições ou outros efeitos especiais para melhorar seu meme.

Salve o Vídeo

Após terminar a edição, exporte ou salve o vídeo em seu celular.

Depois compartilhe

Agora que seu meme de vídeo está pronto, você pode compartilhá-lo nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer plataforma de sua escolha.

Qual a importância do meme no Instagram?

meme instagram

Os memes desempenham uma parte fundamental na cultura digital e têm uma importância significativa no Instagram, pois eles podem ser imagens, vídeos ou frases geralmente engraçadas, pois possuem mais chances de viralizar rapidamente no Instagram.

Além disso, os memes são essenciais, por diversas razões, como:

Entretenimento

Os memes são uma forma de entretenimento leve e divertida. Eles podem tirar as pessoas do tédio, levantar o humor e proporcionar uma boa risada. Compartilhar memes no Instagram é uma maneira de criar conexão e engajamento entre os usuários.

Comunicação

Os memes são uma forma eficaz de comunicação online. Eles podem transmitir uma mensagem complexa ou uma crítica social de forma rápida e acessível. Muitas vezes, as pessoas usam memes para expressar suas opiniões, sentimentos ou reações em relação a situações do cotidiano.

Viralidade

Os memes têm o potencial de se tornarem virais rapidamente. Quando um meme é especialmente engraçado ou relevante, as pessoas tendem a compartilhá-lo com seus seguidores, o que aumenta sua visibilidade e alcance. Isso pode ser benéfico para os criadores de conteúdo, pois aumenta a visibilidade de sua conta no Instagram.

Engajamento

O compartilhamento de memes no Instagram é uma maneira eficaz de aumentar o engajamento com os seguidores e principalmente não flopar no Instagram, até porque quando as pessoas veem um meme engraçado em seu feed, é provável que deixem um comentário, marquem amigos ou compartilhem a postagem. Isso aumenta a interação entre os usuários e fortalece as conexões.

Expressão de personalidade

Compartilhar memes no Instagram permite que os usuários expressem sua personalidade e senso de humor, pois os memes são uma forma de autoexpressão e mostram os interesses e a cultura de uma pessoa. Isso ajuda a criar um senso de identidade digital e permite que as pessoas se conectem com outros usuários que compartilham interesses semelhantes.

Portanto, os memes têm uma importância significativa no Instagram por sua capacidade de entreter, comunicar, se tornarem virais e aumentarem o engajamento. Eles permitem que os usuários expressem sua personalidade e criem conexões com outras pessoas na plataforma.

5 ferramentas para criar um meme no Instagram

meme instagram

Canva

O Canva é uma ferramenta online popular para criação de memes e outros conteúdos gráficos. Ele oferece uma interface fácil de usar, com recursos como modelos pré-fabricados, fontes personalizáveis, opções de edição de texto e imagens, permitindo criar memes personalizados em poucos minutos.

Criando a sua imagem no Canva, você consegue salvar com qualidade e ao escolher o melhor horário para postar foto, você pode impulsionar esse conteúdo dentro do seu perfil com excelente resolução.

Meme Generator

Meme Generator é uma ferramenta online que permite aos usuários criar e personalizar memes. Um meme é uma imagem, vídeo ou texto que se espalha rapidamente pela internet, muitas vezes compartilhado entre as pessoas nas redes sociais.

A ferramenta Meme Generator oferece uma ampla seleção de modelos de memes populares e permite que os usuários adicionem seu próprio texto, alterem as cores e fontes, adicione imagens e muito mais. É uma maneira fácil e divertida de criar memes sob medida para qualquer situação, seja para fazer piadas, expressar opiniões ou comentar sobre eventos atuais.

Imgflip

O Imgflip é outro site que oferece uma variedade de ferramentas para criar memes. Ele possui um gerador de memes, onde você pode escolher entre uma ampla seleção de modelos famosos e personalizar o texto. Além disso, o site oferece uma galeria de memes populares, onde você pode encontrar inspiração para criar o seu próprio.

 

O bom desse aplicativo é que ele possui uma infinidade de filtros do Instagram, sendo assim você pode construir o seu vídeo no App e postar no Instagram como se o filtro fosse da rede social, e não do aplicativo de edição.

Adobe Spark

O Adobe Spark é uma plataforma de design online que inclui recursos para criar memes. Ele oferece modelos prontos de memes, com opções de personalização de texto e imagem. Além disso, o Adobe Spark permite adicionar efeitos visuais, animações e trilhas sonoras aos seus memes, tornando-os mais divertidos e atrativos.

Memedroid

O Memedroid é um aplicativo para dispositivos móveis disponível para iOS e Android. Ele oferece uma ampla seleção de modelos de memes populares, com a opção de adicionar texto personalizado. Além disso, o aplicativo permite salvar e compartilhar seus memes diretamente nas redes sociais, como o Instagram

10 tipos de conteúdos mais populares para o reels no Instagram

Tutoriais de maquiagem

Os vídeos que mostram o passo a passo de como fazer uma maquiagem, desde a preparação da pele até o toque final, são muito populares no Instagram Reels. Esses tutoriais podem ser tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais.

Receitas rápidas

Vídeos que ensinam a fazer receitas rápidas e fáceis são muito populares no Instagram Reels. Esses conteúdos costumam cativar o público, pois mostram o processo de preparação em poucos segundos.

Dicas de organização

Vídeos que oferecem dicas de organização, seja para a casa, o trabalho ou outros aspectos da vida, têm sido muito bem recebidos pelos usuários do Instagram Reels. Esses conteúdos costumam trazer soluções práticas e rápidas para facilitar a vida das pessoas.

Vídeos engraçados

O humor sempre faz sucesso nas redes sociais, e o Instagram Reels não é exceção. Vídeos engraçados, como esquetes, pegadinhas ou paródias, são muito populares e conseguem conquistar um grande número de visualizações.

Dicas de exercícios físicos

Se você possui uma biografia profissional no Insta, e é um profissional de Educação física, você pode adicionar links dos seus vídeos com dicas de exercícios físicos e compartilhar conteúdos no reels que mostram treinos rápidos, desafios de fitness ou exercícios específicos para determinadas partes do corpo, pois são conteúdos muito procurados pelos usuários.

Vídeos de dança

Os vídeos de dança são um grande sucesso no Instagram Reels. Seja mostrando coreografias famosas, ensinando passos de dança ou criando movimentos próprios, esse tipo de conteúdo atrai muita atenção e engajamento.

Vídeos de viagem

Você pode compartilhar momentos e paisagens de viagens através do Instagram Reels é uma ótima maneira de inspirar outras pessoas a conhecerem novos lugares., entretanto, antes de tudo, é sempre importante verificar qual o melhor horário para reels Instagram para garantir uma melhor visibilidade,

Vlogs de lifestyle

Vlogs que mostram o dia a dia, a rotina e os hobbies dos influenciadores são muito populares no Instagram Reels. Esses conteúdos permitem que o público se sinta mais próximo do influenciador, além de proporcionarem inspiração para diferentes áreas da vida.

Existem muitos canais de direct Instagram onde as pessoas compartilham dicas de Lifestyle e saúde.

Vídeos de pets

Os pets são sempre adoráveis e muito populares nas redes sociais. Vídeos que mostram momentos engraçados, fofos e divertidos dos animais de estimação fazem sucesso no Instagram Reels.

Vídeos motivacionais

Vídeos que compartilham mensagens de motivação, superação e encorajamento são muito populares no Instagram Reels. Esses conteúdos são capazes de inspirar e transmitir positividade para os usuários e possuem um enorme engajamento pois o algoritmo do Instagram tende a impulsionar esses conteúdos em vídeo.

Conclusão

meme instagram

Em suma, a habilidade de criar e adaptar memes para o formato de Reels não apenas pode aumentar o seu engajamento, mas também permite que criadores e usuários conectem-se com seu público

Portanto, utilize todas as nossas dicas acima e utilize os memes para fortalecer a sua presença e expandir o seu alcance no Instagram.