Sabemos que o Instagram possui diversos recursos e ferramentas que possibilitam a interação entre os usuários.

Entretanto, diante de tantos recursos e ferramentas para quem possui um perfil no Instagram  entende que o direct é um dos seus principais e um dos mais utilizados para a maioria dos usuários.

Além de ser uma forma de se comunicar de forma privada, com familiares e amigos, através do direct você consegue criar uma conexão com seus seguidores, gerando exclusividade e consequentemente aumentando sua credibilidade.

Contudo, muitas empresas ainda preferem utilizar os comentários nas publicações e acabam esquecendo que o direct possui um poder enorme de fidelizar o seu público e aumentar o seu engajamento.

Sendo assim, saber como utilizar o direct do Instagram é fundamental para a sua estratégia de vendas e marketing.

 Por isso, para esclarecer suas dúvidas, trouxemos algumas curiosidades sobre o direct e como utilizá-lo para melhorar suas vendas.

O que é direct no Instagram?

Além de ser um dos principais recursos do Instagram, o direct funciona como um chat individual de mensagens instantâneas que possibilitam a comunicação entre os usuários de forma exclusiva e prática.

Por ser um recurso totalmente privado, as mensagens enviadas pelo direct aparecem apenas para o destinatário.

O direct foi criado para permitir que os usuários do Instagram se comuniquem por mensagens privadas entre si, possibilitando uma comunicação através de fotos compartilhadas, memes e até vídeos.

Além disso, o direct oferece uma experiência completa para o usuário, permitindo edição, enviar fotos com apenas uma visualização e é muito utilizado por empresas que desejam criar um relacionamento com os seus clientes.

Sendo assim, o mais importante é entender que o direct serve como uma ligação para aproximar o seu público da sua marca e aumentar a interação entre os usuários.

O direct do Instagram é a mesma coisa do chat whatsapp?

Não. Embora o direct e o whatsap sejam formas de enviar mensagens privadas, o direct é totalmente diferente do chat do whatsapp

Até porque, o direct pode ser utilizado também como uma forma de aumentar o engajamento no Instagram, caso você possua um negócio, além disso, o direct é uma funcionalidade semelhante ao messenger e possui  funções totalmente exclusivas.

Conhecida também como inbox, o direct permite apenas que o emissor e receptor da mensagem tenham  acesso às informações trocadas naquele espaço.

Já o whatsapp é uma plataforma de mensagens instantâneas que permite enviar áudios, fotos, vídeos e criar grupos com até 1000 pessoas.

 Embora ambos tenham funcionalidades semelhantes, são plataformas diferentes e com propósitos distintos.

Quais os recursos que tem no direct do Instagram?

Ao longo dos anos o Instagram foi passando por diversas mudanças e é claro que o direct não ficaria de fora, não é mesmo?

Essas mudanças foram feitas para tornar o seu Instagram criativo e ainda mais atrativo, por isso, a plataforma vem inovando cada vez mais com recursos como: envio de mensagens de voz, gifs, localização, temas, criar grupos, utilizar emojis e figurinhas.

Além disso, caso você não queira responder alguma mensagem mas não queira deixar a pessoa sem resposta, você pode enviar reações rápidas como: curtir, coração ou risadas.

Você também pode enviar mensagens  privadas para contas públicas e compartilhar stories ou postagens no feed e até enviar perfis de usuários no direct.

Sendo assim, vale lembrar que o direct é um meio de comunicação de forma mútua e possui um potencial enorme para fidelizar os seus clientes.

Por isso, é necessário utilizar os recursos de forma eficiente, criativa e estratégica para dar suporte aos seus clientes no pós-venda e transformá-los em embaixadores da sua marca.

4 Recursos do direct que vão te surpreender

  1. Criar grupos de conversas ou canal de transmissão;
  2. Permite visualização única de vídeo e foto
  3. Reações rápidas para memes.
  4. Tema da conversa com o usuário.

Criar grupos de conversas

Assim como no whatsapp, através do direct também é possível criar grupos de conversas, além de ser uma forma de utilizar o marketing estratégico na sua empresa, também pode ser uma maneira de se aproximar dos seus clientes.

Visto que, você pode criar grupos de conversas para se comunicar com o seu público, ou criar um canal de transmissão, que é uma forma mais eficaz de espalhar a sua mensagem e captar novos clientes.

O canal de transmissão é um recurso novo do direct do Instagram que foi criado para criadores de conteúdo e empresas e tem como  seu principal objetivo manter um contato direto com os seus seguidores e clientes.

Através de um  canal de transmissão direto, os seus clientes poderão expressar a sua opinião e dar sugestões sobre os produtos ou serviços através de enquetes e reações.

Caso você seja um criador de conteúdo ou possua uma empresa, para criar uma lista de transmissão primeiro é necessário verificar se essa opção está disponível para você.

Se estiver você será notificado e poderá criar a sua lista de transmissão, basta ir no direct e clicar em criar lista de transmissão e logo em seguida os seus seguidores serão notificados da sua lista.

Permite visualização única de vídeo e foto

Um dos diversos recursos do direct é permitir a visualização única de foto e vídeo, caso você não queira compartilhar uma foto por muito tempo com o usuário, basta colocar na visualização única.

Pois, depois de visualizada, automaticamente a foto ou vídeo será excluído pelo próprio Instagram.

Além disso, com esse recurso é  possível saber se o usuário tirou print do seu vídeo ou foto, pois o próprio Instagram notifica isso.

Reações rápidas para memes

As reações rápidas servem para reagir a algum meme, vídeo ou foto que você não queira responder no momento, porém não quer deixar a pessoa sem resposta.

É justamente para isso que servem as reações, assim como o whatsapp aderiu recentemente a esse recurso, no Instagram já existe a mais tempo e é um dos recurso mais utilizados e mais práticos da plataforma.

Tema da conversa com usuário

O que antes era apenas fundo monocromático, agora você pode adicionar fundos temáticos em seus chats.

Criado recentemente, o fundo temático surgiu com o intuito de personalizar o seu direct e deixar o seu chat  mais atrativo.

Sendo assim, para utilizar o tema, basta ir no seu direct, abrir alguma conversa, clicar no i que fica  localizado no canto superior direito e clicar na opção tema, lá você encontrará diversos temas e cores para você escolher e utilizar o que melhor se encaixa na sua conversa.

5 formas de usar o direct de forma profissional

Usar o Direct do Instagram de forma profissional é uma excelente maneira de estabelecer conexões, promover seu negócio e manter um relacionamento com seus seguidores. Aqui estão cinco formas de utilizar o Direct de maneira profissional:

1. Responder a mensagens rapidamente

Certifique-se de estar sempre atento às mensagens recebidas e responda prontamente. Isso demonstra profissionalismo e interesse em engajar com seu público. Seja educado, cordial e forneça respostas úteis e relevantes.

2. Envio de mensagens personalizadas

Ao enviar mensagens diretas para seus seguidores ou clientes em potencial, personalize-as o máximo possível. Utilize o nome do destinatário, referencie informações específicas sobre eles ou suas interações com seu conteúdo. Isso mostra que você se importa com eles como indivíduos.

3. Oferecer suporte ao cliente

O Direct é uma ótima ferramenta para oferecer suporte ao cliente. Esteja disponível para responder perguntas, solucionar problemas e fornecer orientações relacionadas aos seus produtos ou serviços. Responda de maneira atenciosa, forneça informações detalhadas e resolva as questões o mais rápido possível.

4. Compartilhar conteúdo exclusivo

Utilize o Direct para compartilhar conteúdo exclusivo com seus seguidores mais engajados. Isso pode incluir prévias de lançamentos, descontos especiais, acesso antecipado a eventos ou informações privilegiadas. Essa abordagem ajuda a criar um senso de exclusividade e incentiva a fidelidade do público.

5. Estabelecer parcerias e colaborações

O Direct também é uma ferramenta valiosa para estabelecer parcerias e colaborações com outros profissionais, influenciadores ou marcas. Entre em contato com pessoas relevantes para o seu nicho de mercado e ofereça oportunidades de colaboração mútua. Isso pode incluir compartilhamento de conteúdo, promoções conjuntas ou até mesmo projetos em conjunto.

 

Lembre-se sempre de manter um tom profissional e respeitoso ao utilizar o Direct. Use-o como uma ferramenta para construir relacionamentos genuínos, oferecer valor aos seus seguidores e promover sua marca de forma autêntica.

Como mandar um direct no Instagram?

Para enviar um direct no Instagram é muito simples, basta seguir esse passo a passo: 

1° passo: Abra o Instagram no seu celular e clique no direct, fica logo ao lado no canto superior direito no ícone parecido com o do messenger ou deslize a tela para o lado;

2° passo: Depois, basta escolher alguém para enviar uma mensagem;

3° passo: Escreva a sua mensagem e depois clique em enviar.

Como mandar um direct no computador?

Para enviar um direct no computador, basta seguir esses passos:

1° passo: Abra o Instagram e faça o login da sua conta;

2° passo: Clique no direct;

3° passo: Selecione quem será o destinatário da sua mensagem;

4° passo: Escreva a sua mensagem e clique em enviar.

Da mesma forma que você envia um direct no Instagram pelo celular, você pode enviar um direct no computador, a diferença é que para acessar a sua conta é necessário fazer login do seu Instagram. 

É possível desativar o direct dos stories?

O stories do Instagram é um dos principais recursos da plataforma e tem como objetivo melhorar a interação dos usuários e aumentar o engajamento da sua conta.

No entanto, muitas pessoas possuem a curiosidade de desativar o direct, porém não sabem como fazer, por isso para te ajudar e facilitar, basta seguir esse passo:

  • Abra o seu Instagram e vá até o seu perfil;

 

  • Depois clique nas três linhas no cantos superior direito;

 

  • Feito isso, clique em configurações;

 

  • Depois clique em privacidade;

 

  • Localize a opção mensagens e clique;

 

  • Depois desative a opção permitir acesso a mensagens no Instagram direct.

Após desativar o direct, lembre-se que caso queira ativar esse recurso novamente, basta seguir os mesmo passos e habilitar a opção permitir mensagens no Instagram direct.

Onde fica o direct no Instagram?

Embora o direct seja bastante utilizado e famoso entre os usuários, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de onde fica o direct.

Entretanto, para localizar o direct é bastante simples e fácil, basta ir até o seu perfil do instagram e procurar um ícone de mensagens semelhante ao messenger, localizado no canto superior direito da tela.

Depois de localizar o ícone do direct, basta clicar e você as mensagens das mensagens principais, geral, canais de transmissão e as suas solicitações de mensagens.

Pessoa bloqueada nos Instagram pode mandar direct?

Não. Apesar do usuário tentar enviar mensagens não conseguirá pois a partir do momento que alguém te bloqueia, você não poderá ter acesso a nenhum contato com o usuário.

Sendo assim, quando o usuário é bloqueado no Instagram, não é possível enviar novas mensagens, e nem obter nenhuma nova interação.

O que significa prioridade no direct do Instagram?

Prioridade no direct é basicamente uma maneira de identificar quais perfis você teve mais interações recentemente.

Seja através de aumentar as curtidas, mensagens ou comentários, ou seja, o algoritmo do Instagram analisa e lista quem são as pessoas mais importantes para você, entretanto para sinalizar a prioridade, basta pressionar no chat do usuário e clicar em sinalizar.

Logo após irá aparecer uma tag laranja ao lado da conversa, isso significa que a sua conversa foi sinalizada e quando for enviar algo no direct  o chat ficará logo em cima.

A quantidade de directs recebidos afetam o engajamento?

Sim. Até porque o engajamento do Instagram está ligado diretamente com as interações da sua conta, ou seja, quanto mais directs você receber, melhor será para o seu engajamento e para a sua empresa.

 

No entanto, vale ressaltar que a alta demanda  no direct pode ser prejudicial para o seu negócio, pois pode causar sobrecarga e assim causar demora no atendimento e gerar insatisfação.

Por isso, o que o ideal para auxiliar no seu engajamento é que a quantidade do direct seja de uma forma que você consiga administrar e satisfazer todos os seus clientes, até porque um bom atendimento pode gerar fidelidade e consequentemente melhorar a sua visibilidade e engajamento.

Como aumentar o engajamento da conta?

Uma das principais formas de aumentar o engajamento da conta e aprender a não flopar no Instagram é publicar conteúdos relevantes e interagir com os seus seguidores.

Até porque o conteúdo é o principal motor da sua conta, e é através da relevância do seu perfil que você consegue atrair mais seguidores brasileiros e assim aumentar o engajamento da sua conta.

Portanto, faça parcerias com influenciadores, invista em seguidores, publique diariamente conteúdos de valor e não esqueça de monitorar os seus resultados e analisar no Instagram Insights para saber o que deve melhorar e ajustar as suas estratégias para aumentar o seu engajamento.

Conclusão

Já deu para perceber o quanto o direct é fundamental e valioso para a estratégia do seu negócio, não é?

Por isso, ele deve ser utilizado da melhor forma para atrair mais seguidores e melhorar o engajamento do seu negócio.

Portanto, utilize esse recurso para estabelecer uma conexão com seu público, manter contato com amigos e explore todas as possibilidades que esse recurso tem a oferecer.