O marketing Instagram é algo essencial para garantir o sucesso do seu negócio, entretanto, é necessário aplicar estratégias assertivas e eficazes para trazer resultados positivos para a sua empresa.

No entanto, apostar no marketing Instagram digital se tornou algo fundamental, e imprescindível para o crescimento do seu negócio, mesmo que o  Instagram seja uma plataforma mais voltada para o entretenimento, diversas empresas já perceberam o potencial que essa rede possui.

 Sendo assim, o marketing digital possui infinitas possibilidades para alavancar suas vendas e expandir o seu alcance e tornar o seu negócio mais conhecido nessa rede que só cresce a cada dia que passa. 

Por isso, para te auxiliar, separamos as melhores dicas para você aprender a utilizar o marketing Instagam a seu favor.

marketing Instagram

Melhores dicas de marketing Instagram

  • Determine as suas metas;
  • Defina o seu público-alvo;
  • Tenha um calendário de postagens;
  • Utilize os formatos do Instagram a seu favor;
  • Crie conteúdo exclusivo;
  • Não poste apenas sobre o seu produto ou serviço;
  • Verifique o seu desempenho no seu Instagram;
  • Identifique os seus concorrentes no Instagram;
  • Determine os melhores horários para postar.
  • Compra de seguidores e curtidas.

Determine as suas metas

Um dos primeiros passos que você deve definir é as suas metas, determinar as suas metas é basicamente saber o que você quer alcançar no Instagram.

Isso significa que você precisa ter em mente o seu planejamento, e metas bem objetivas, ou seja, o seu intuito é crescer no Instagram, vender mais? Ganhar mais seguidores?

Você precisa ter todas essas perguntas respondidas, dessa forma será mais fácil elaborar as suas metas e alcançar resultados positivos para o seu negócio.

Defina o seu público-alvo

O segundo passo é definir qual será o seu público-alvo, ou seja, o público-alvo são as pessoas que possuem interesse com o seu produto ou serviço.

Por isso, quando você determinar as suas metas, defina o seu público-alvo também, se o seu público for B, crie conteúdos voltados para eles e quanto mais informações você souber sobre o seu público, mais chances você terá de entender as suas necessidades e os seus desejos.

Portanto, após definir o seu público alvo, você precisa elaborar estratégias para convertê-los em seguidores, clientes e principalmente fidelizá-los.

Tenha um calendário de postagens

Após definir essas etapas, é horar de criar um calendários de postagens,  o calendário serve justamente para você se organizar e não cometer o erro de fazer várias postagens em um mesmo dia.

Sendo assim, o calendário além de organizar a sua semana, ele também é usado para o planejamento e controle das suas publicações, você pode planejar todo o dia a dia da sua empresa, da forma como quiser, seja por planilha, ou em um caderno.

O importante é está tudo planejando, com data  e horário para postagens, assim você consegue gerar mais engajamento para os seus seguidores e otimizar o seu tempo.

Utilize os formatos do Instagram a seu favor

Utilizar todos os formatos do Instagram para gerar mais engajamento, visibilidade e credibilidade é com toda certeza uma das melhores estratégias de marketing.

Se o seu objetivo é atrair novos seguidores e fidelizar os seus clientes, utilizar os stories pode ser o  melhor jeito para isso, visto que os stories possuem um alcance incrível, além disso é através dos stories que você consegue uma melhor interação com os seus seguidores e uma maior visibilidade.

O reels também é uma excelente idéia para postar vídeos mais curtos e estratégicos para alcançar novos públicos e obter mais visibilidade.

As lives também são excelentes para conseguir mais engajamento e aumentar os seus seguidores, portanto, aproveite para divulgar algum produto ou serviço e fale sobre temas relevantes que o seu público tenha interesse.

Crie conteúdo exclusivo

Se você quer alcançar o sucesso, você precisa criar conteúdos exclusivos, isso significa que as suas publicações precisam ser originais e não deve compartilhar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais.

Uma ótima dica para isso é variar nos seus conteúdos, fortaleça a sua relação com os seus seguidores, utilize caixas de perguntas nos stories, enquetes, adicione links, arraste para cima e CTAS instigantes  para gerar mais engajamento para o seu negócio.

Uma outra dica é fazer uma boa análise em seu perfil, verifique as informações dos seus seguidores através do Instagram Insights e veja quais publicações que dão mais engajamento e o que mais o seu público consome.

Não poste apenas o seu produto ou serviço

Não poste apenas o seu produto ou serviço no Instagram, poste o dia a dia da sua empresa, os bastidores, poste sobre dicas de como utilizar o seu produto e aborde temas relevantes para os seus seguidores.

Verifique o seu desempenho no Instagram

Para verificar o seu desempenho no Instagram, basta mudar a sua conta para comercial, depois conecte a sua conta do Instagram com a sua conta do Facebook, feito isso você terá acesso ao Instagram Insights.

O Instagram Insights é perfeito para medir o seu desempenho e colher informações sobre os seus seguidores.

Com esse recurso você consegue verificar métricas importantes, como: visitas no perfil, número de seguidores, impressões, alcance, publicações que mais teve engajamento, localização e os melhores horários para postar.

Portanto, esse é  o recurso mais  relevante e essencial para garantir o seu sucesso, e para saber o que mais funciona no seu perfil.

Identifique os seus concorrentes no Instagram

Para realizar uma boa estratégia de marketing, você precisa identificar quem são os seus concorrentes e dá uma olhadinha para saber o que eles estão fazendo.

Isso significa que você deve analisar as atividades dos seus concorrentes, como frequência de postagens, as suas estratégias, incluindo as suas fraquezas, e outras atividades, identificando os seus concorrentes, você terá muito mais chances de obter o sucesso e garantir resultados positivos

Determine os melhores horários para postar

Para verificar quais os melhores horários para postar em seu Instagram, basta analisar o Instagram Insights, lá você descobre quais os horários estão ativos.

Entretanto, no geral os melhores dias e horários para postar são: domingo 10:00 hr ás 14:00. Sábado às 11:00 hrs, segunda-feira 11:00 hr às 17:00h, terça-feira 5 hr, 9hr às 18:00. Quarta-feira 5 hr, 11 hr e 15 hrs, quinta-feira 5 hrs ás 16 hrs e sexta- feira 5 hr ás 16 hrs

Contudo, para essa estratégia ser mais eficaz e assertiva é necessário verificar as métricas do Instagram Insights, assim você terá os dados dos seus seguidores e poderá se basear de acordo com as atividades do seu público. 

Compra de seguidores e curtidas

A Compra de seguidores e curtidas é uma das melhores estratégias de marketing e  vem se tornando cada vez mais popular entre diversas empresas e pessoas que desejam crescer no Instagram de maneira rápida.

Além de ser uma prática bastante comum e segura, essa estratégia já ajudou milhares de empresas e contas, entretanto para essa prática ser totalmente assertiva é necessário comprar seguidores e curtidas 100% reais e brasileiras.

Se o seu desejo é conquistar 100 mil seguidores de forma rápida, a compra de seguidores é a maneira perfeita para alcançar o seu objetivo, sem contar que essa estratégia traz muito mais engajamento para o seu negócio, credibilidade, visibilidade e consequentemente aumenta os seus seguidores.

Importância do marketing Instagram para as empresas

O Instagram está presente diariamente na vida de mais de um bilhão de usuários, entretanto essa rede possui uma proximidade incrível com o seu público, sem contar nas diversas possibilidades e oportunidades que o Instagram possui.

Além disso, o Instagram é um marketing incrível para o seu negócio, devido a sua proximidade com o público, você consegue criar diversas estratégias de marketing  possibilidades de parcerias, gerar novas vendas e um maior alcance, por ser uma rede social de reconhecimento mundial, essa plataforma tem uma grande potência e influência, quando o assunto é vendas.

Por isso, a sua empresa precisa estar presente nessa rede, principalmente pelo marketing, pelo poder que o Instagram possui,  pela possibilidade de expandir o seu negócio e conquistar novos públicos organicamente.

Por que devo investir em marketing no Instagram?

  1. Alcance;
  2. Gera novas vendas;
  3. Engajamento;
  4. Custo benefício.

Alcance

O Instagram possui um alcance incrível, isso é um fato, entretanto com uma boa estratégia de marketing Instagram você consegue atingir muito mais pessoas, podendo impactar milhares de usuários e potenciais clientes.

Isso significa que sabendo aplicar as estratégias de marketing Instagram da maneira correta, você consegue expandir o seu alcance mundialmente.

Gera nova vendas 

Nos últimos anos, o Instagram se tornou uma plataforma de vendas com uma influência incrível, antes de qualquer compra, geralmente as pessoas buscam informações no Instagram, por ser uma rede confiável, ter credibilidade e principalmente pela sua influência.

Atualmente o Instagram é como se fosse um shopping, com o recurso chamado Instagram shopping, você consegue vender produtos de forma totalmente exclusiva e milhares de empresas  já utilizam desse recurso.

Sendo assim, o Instagram é a sua vitrine virtual, explore todas as possibilidades que essa rede oferece e todos os recursos da plataforma para gerar novas vendas e atrair novos seguidores e potenciais clientes para o seu perfil.

Engajamento

Um dos pontos principais do Instagram é o engajamento que a rede possui, além de ser uma fator decisivo para o marketing instagram, pois é através do engajamento que você consegue medir o sucesso do seu perfil, e criar estratégias para o seu negócio.

Custo benefício

O melhor de tudo é que o Instagram é bastante econômico quando o assunto é impulsionar o seu negócio, você pode segmentar os seus anúncios, com um investimento mínimo e totalmente acessível.

Quais são os objetivos do marketing Instagram?

  • Aumentar sua  presença na rede
  • Gerar novas vendas;
  • Atrair novos seguidores;
  • Fidelizar clientes.


Aumentar sua presença na rede

No marketing Instagram, o objetivo principal é aumentar a presença e visibilidade na rede, algo alcançado através da criação de conteúdo envolvente, uso estratégico de hashtags e interação eficaz com o público.

Além disso, a gestão da comunidade é crucial, onde o recurso restringir no Instagram se torna valioso. Ele permite moderar interações indesejadas de forma discreta, mantendo um ambiente online positivo e focado no engajamento construtivo.

Assim, enquanto o marketing no Instagram visa ampliar o alcance, ferramentas como essa são essenciais para gerenciar a interação do público e fortalecer a imagem da marca.

Gerar novas vendas

No universo do marketing  Instagram, gerar novas vendas é um objetivo crucial, e para isso, estratégias direcionadas são fundamentais. Uma tática eficaz envolve aumentar as visitas no perfil, pois quanto maior o tráfego no seu perfil do Instagram, maiores são as chances de conversão dessas visitas em vendas.

O marketing Instagram, quando bem executado, pode direcionar uma quantidade significativa de visitantes interessados para o seu perfil, através de conteúdos atraentes, stories interativos e posts que destacam produtos ou ofertas.

Ao focar em estratégias que impulsionam as visitas no perfil, você cria oportunidades para que potenciais clientes conheçam seus produtos ou serviços, o que é um passo fundamental para aumentar as vendas e alcançar os objetivos comerciais na plataforma.

Atrair novos seguidores

Atrair novos seguidores é uma parte integral do marketing Instagram, uma plataforma onde a estética visual e o conteúdo criativo são fundamentais. Para se destacar e captar a atenção de um público mais amplo, é essencial não só produzir conteúdo relevante e envolvente, mas também utilizar os melhores filtros e ferramentas de edição disponíveis.

O uso inteligente dos melhores filtros pode realçar suas imagens e vídeos, tornando-os mais atraentes e em linha com a identidade visual da sua marca ou perfil pessoal.

No marketing Instagram, a combinação de uma estratégia de conteúdo bem pensada com a aplicação artística dos melhores filtros pode significar a diferença entre um perfil comum e um que verdadeiramente chama atenção e atrai seguidores. Ao priorizar tanto a qualidade do conteúdo quanto a sua apresentação visual, você pode efetivamente aumentar seu alcance e atrair um número maior de seguidores no Instagram.

Fidelizar clientes

No marketing Instagram, fidelizar clientes vai além de apenas atrair seguidores; trata-se de criar uma conexão duradoura e significativa com o seu público. Uma das estratégias para alcançar isso é postar no melhor horário, quando seu público está mais ativo. Isso aumenta a visibilidade e o engajamento com suas publicações, fortalecendo a relação com os seguidores.

Além disso, o uso de ferramentas como achar contas através de número telefônico pode ser útil para conectar-se de maneira mais personalizada com seus clientes. Ao associar números telefônicos a contas no Instagram, você pode enviar notificações diretas ou mensagens personalizadas, criando um canal de comunicação mais direto e efetivo. Essas práticas no marketing Instagram ajudam a manter o interesse e a lealdade dos clientes, transformando seguidores casuais em defensores fiéis da sua marca.

marketing Instagram

Conclusão

Para concluir, as Melhores dicas de marketing Instagram enfatizam a importância de definir metas claras, entender seu público-alvo e manter um calendário de postagens organizado. Utilizar os diversos formatos do Instagram, como stories e reels, e criar conteúdo exclusivo são estratégias fundamentais para aumentar o alcance e engajar seu público.

Monitorar o desempenho através do Instagram Insights e observar as ações dos concorrentes são ações cruciais para otimizar sua presença na rede. Determinar os melhores horários para postar e focar em autenticidade e engajamento genuíno são essenciais para um crescimento sustentável no Instagram. Em resumo, um marketing  Instagram é uma combinação de estratégia, criatividade e análise contínua, crucial para o sucesso e crescimento de sua marca ou perfil pessoal na plataforma.