Para entender como funciona o Instagram é preciso saber que a rede social é diferente de qualquer outra, isso porque o Instagram possui diversas funcionalidades e recursos únicos que te possibilitam compartilhar, restringir entre inúmeras outras funções.

Entretanto, uma das funções que gera bastante dúvidas e muitas pessoas têm curiosidade é saber se a pessoa está online no Instagram.

Lançada em 2018, a opção de mostrar quem está online no Instagram chegou como uma grande novidade principalmente para aqueles que gostam de dar aquela famosa stalkeada.

Além de ser uma forma de se conectar com quem você deseja, também é uma maneira de saber se o usuário está disponível naquele momento.

Por isso, neste artigo você vai aprender como saber se a pessoa está online no Instagram, como habilitar e desabilitar essa função e outras dicas para você.

Como saber se a pessoa está online no Instagram?

Confira o passo a passo de como saber se a pessoa está online no Instagram:

1° passo: Vá até o seu Instagram;

2° passo: Entre no direct

3° passo: Depois basta pesquisar o usuário que deseja saber se está online no Instagram;

4° passo: Verifique se possui uma bolinha verde ou se tem online agora abaixo do nome do usuário.

Feito isso, caso a pessoa que deseja conversar esteja online, basta clicar no nome do usuário e iniciar o bate papo.

O que é o online do Instagram?

O online do Instagram significa que o usuário está  ativo naquele momento, ou seja é um indicativo que o usuário está utilizando o aplicativo e está disponível para receber mensagens.

A plataforma que começou apenas com fotos e vídeos com outros usuários, atualmente possui diversas funcionalidades como o restringir o Instagram e o próprio direct que é possível enviar mensagens instantâneas e visualizar se o usuário está online no Instagram.

Além disso, o online do Instagram serve para saber se a pessoa está online no momento, e pode ser útil para que as pessoas se comuniquem de forma mais rápida e eficaz, entretanto sabemos que nem todas as atualizações agradam a todos da plataforma, por isso da mesma forma que é possível habilitar a opção online, você também consegue desabilitá-la.

Portanto, a proposta do Instagram é manter os seus usuários conectados e atender todas as necessidades, desde o saber se a pessoa está online no Instagram até a opção de restringir algum contato.

Como saber se a pessoa está online no Instagram mesmo desativado?

 

Após desativar a função do online no Instagram, não é possível saber se o usuário está disponível na rede.

No entanto, só é possível saber quem está online se a opção estiver habilitada, além disso a partir do momento que você desativar esse recurso, você também não poderá visualizar o online de outras contas.

Como desativar o online no Instagram?

Sem sombra de dúvidas essa é uma das maiores curiosidades dos usuários que desejam ter mais privacidade no Instagram.

Para tirar o online do direct, basta ir até o seu perfil do Instagram, clicar nos 3 traços na linha horizontal e clique na opção configurações e privacidade.

Depois clique em mensagens e respostas ao story e toque em mostrar status da atividade, feito isso clique na opção para desabilitar o status para outros usuários.

Sabemos que o Instagram está em constante evolução, diariamente aparecem atualizações novas, entretanto nem sempre alguns dos novos recursos agradam a todos, por isso que o Instagram disponibilizou a opção de desativar o online, assim a plataforma se torna acessível para todos os usuários.

Como descobrir quem está acessando meu perfil no Instagram?

Através do insights do Instagram é possível saber quem está acessando o seu perfil, além disso o insights é um excelente recurso para avaliar as suas métricas e acompanhar as suas atividades e informações dos seus seguidores.

Com os insights do Instagram é possível saber quem  andou visitando o seu perfil nos últimos dias, contudo, por possuir uma política de segurança e privacidade o Instagram não mostra quem está acessando o seu perfil e sim a quantidade de visitantes que a sua conta obteve.

No entanto, para ter acesso ao Instagram insights o seu perfil precisa ser comercial e precisa ter uma página no facebook, feito isso basta adicionar uma categoria para o seu perfil.

Depois de adicionar uma categoria como criador de conteúdo ou empresa vá até o painel profissional e verifique os seus insights, clique em contas alcançadas, role até embaixo e veja visitas ao perfil.

Além disso, nos insights você também terá acesso a conta com engajamento, seguidores engajados, publicações mais relevantes e horário que o seu público está ativo.

Portanto, o Instagram não permite mostrar quem está acessando o seu perfil, porém mostra quantas visitas a sua conta recebeu nos últimos dias, o que pode ser uma excelente forma de monitorar o seu engajamento e assim criar estratégias para melhorar a sua visibilidade.

Como melhorar o meu perfil do Instagram?

Para ter um perfil atrativo, organizado e com muitos seguidores é preciso dedicação, tempo e esforço principalmente se você estiver iniciando no Instagram.

No entanto, vale ressaltar que não é só o conteúdo que conta do seu perfil, é necessário organizar os seus destaques, investir em seguidores, criar reels criativos e organizar o seu feed.

Mas como fazer isso? O primeiro passo é ter dedicação, sabemos que para ter muitos seguidores, crescer no Instagram e alcançar o sucesso não acontece do dia para a noite, por isso é necessário investir em estratégias eficazes para aumentar sua credibilidade, melhorar o seu perfil e consequentemente o seu engajamento.

Sendo assim, você deve escolher uma boa imagem para o seu perfil, se você possui uma empresa, você pode utilizar a sua identidade visual é preciso ter em mente que a identidade da sua marca  traz personalidade para a sua empresa.

Por isso, é fundamental possuir uma identidade atrativa, marcante e extremamente necessária para o seu perfil.

Depois organize os seus destaques, adicione informações relevantes que toda pessoa precisa saber quando entra em seu perfil, você pode adicionar viagens, localização da empresa, telefone para contato e quais serviços você oferece.

A segunda coisa que as pessoas visualizam logo quando entram em seu perfil além da sua foto, é a sua biografia, até porque a bio é como se fosse uma cartão de visitas para o seu perfil, por isso é necessário fazer um breve resumo e utilizar informações relevantes e fundamentais para os seus visitantes.

Além disso, os stories também podem fazer uma grande diferença quando o assunto é engajamento, sendo assim não deixe de utilizá-lo e não deixe de aparecer nos seus stories e incentivar a interação com os seus seguidores.

Portanto, para melhorar ainda mais a sua visibilidade e consequentemente o seu perfil invista na compra de seguidores, adicione conteúdos com qualidade e relevantes e mantenha a consistência em suas postagens.

6 Dicas para atrair mais seguidores no Instagram

  1. Poste frequentemente;
  2. Biografia atrativa;
  3. Crie conteúdo variados;
  4. Faça parcerias com influenciadores digitais;
  5. Compre seguidores;
  6. Publique videos;

Poste frequentemente

Publicar frequentemente no Instagram além de ser uma das melhores maneiras para ganhar seguidores no Instagram é uma forma de fidelizar o seu público.

O Instagram é uma plataforma de interação e quando você publica frequentemente você possui muito mais chances de atrair novos seguidores e de manter o seu público engajado.

Sendo assim, não publique conteúdos aleatórios ou semana sim e semana não, o correta é publicar pelo menos uma vez ao dia, verificar o insights do Instagram para saber o melhor  horário que o seu público está ativo e ter relevância e principalmente manter a qualidade 

Biografia atrativa

A biografia é um curto espaço de apenas 150 caracteres, por isso ela deve ser preenchida com informações relevantes, não se prolongue muito no texto, para não acabar se tornando cansativo e torne a sua  bio atrativa e organizada.

 Lembre-se que a bio é a primeira impressão que as pessoas têm sobre o seu perfil, sendo assim ela deve ser organizada e deve conter links, chamadas para ação, telefone para contato, diferencial ou frases.

Crie conteúdos variados

Criar conteúdos variados além de ser uma forma de saber o que os seus seguidores mais consomem em seu perfil, é uma maneira de variar os seus posts e manter o seu público interessado no seu perfil.

Ex: Se o seu perfil for sobre saúde, você pode dar dicas de como cuidar da sua saúde, benefícios de uma alimentação saudável e você pode falar sobre a importância sobre exercícios físicos.

Sendo assim, invista em conteúdos variados e experimente diferentes formatos como carrossel, reels e stories.

Faça parcerias com influenciadores digitais

As parcerias com influenciadores digitais podem fazer uma grande diferença para o seu perfil, pois aumenta a sua credibilidade, melhora a sua visibilidade e consequentemente aumenta o seu engajamento.

Além disso, fazer parcerias com influenciadores pode ser uma maneira mais econômica e eficiente de alcançar novos públicos.

Portanto, faça parcerias com influenciadores digitais autênticos, promova sua conta e analise a relevância do influenciador para o seu negócio ou perfil.

Compre seguidores

Ao contrário do que muitos pensam comprar seguidores, pode ser uma grande vantagem para o seu perfil diante a concorrência.

Além de fazer a sua conta crescer organicamente, o seu engajamento aumenta e o próprio Instagram entende que a sua conta é relevante e consequentemente você passa a ser autoridade no seu nicho.

Apesar de  ser uma prática segura e sigilosa, é necessário ser feito em um site seguro, que possui credibilidade e principalmente autoridade, por isso verifique se o site que você vai realizar essa prática possui anos no mercado, trabalha com seguidores 100% reais e brasileiros e  possui qualidade.

Por ser uma prática bastante comum, diversas empresas e até influenciadores digitais utilizam essa estratégia para crescer de forma rápida e  alcançar o sucesso no Instagram.

Portanto, se o seu intuito é ter muitos seguidores no Instagram e ser autoridade no seu nicho, a melhor estratégia para alcançar os seus objetivos é investir na compra de seguidores.

Publique vídeos

Os vídeos possuem um enorme engajamento no Instagram, pois os vídeos possuem poder incrível de prender  a atenção do público e aumentar a sua visibilidade na rede.

Além disso, os vídeos também possuem muito mais chances de viralizar na rede e até aparecer no explorar do Instagram.

Até porque os vídeos podem transmitir muito mais informações do que uma foto, por isso é fundamental publicar vídeos nos stories ou no feed para tornar o seu perfil mais atrativo e assim atrair mais seguidores no Instagram

Conclusão

Agora que você já aprendeu como saber se a pessoa está online no Instagram, basta colocar nossas dicas em prática na plataforma  para habilitar essa função ou para desabilitá-la caso você queira ter mais privacidade no Instagram.

Portanto,  é importante lembrar que estar online não significa necessariamente estar disponível, sendo assim antes de tudo verifique se o usuário está realmente livre para o bate papo.