Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram atrai a atenção de diversas marcas e empresas que desejam aumentar os seguidores e crescer na rede.

No entanto, com a alta competitividade gerada por tantas empresas ativas no Instagram, é fundamental saber e traçar estratégias para se destacar e se diferenciar diante a tanta concorrência.

Contudo, é preciso  ter em mente que para toda estratégia é necessário dedicação, tempo e principalmente esforço, afinal, o marketing digital chegou para ficar e é essencial estar preparado e saber lidar com todas as mudanças do mercado e do Instagram.

Por isso, para te ajudar nesse processo, trouxemos as melhores dicas e estratégias valiosas para você crescer no Instagram e expandir o seu alcance.

O que é o Instagram?

Para entender como funciona o Instagram e como aplicar as estratégias, é necessário entender o que é a rede e para que serve.

O Instagram é uma rede social, lançada em 2010 com o intuito de publicar fotos, vídeos, aplicar filtros, compartilhar, enviar mensagens privadas e instantâneas e seguir outros perfis.

Com o passar dos anos, conforme a rede foi evoluindo, foram lançados diversos recursos como biografia no Instagram, destaques, boomerangs, stories, marcação de produtos, reels entre diversas outras.

Além de todas as funcionalidades que o Instagram possui, a rede recebe atualizações constantes para melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Sem contar que um dos principais objetivos da rede, é a interação entre os seus usuários, por isso cada vez mais pessoas estão em busca de crescer no Instagram para atrair novos seguidores e melhorar o engajamento no seu perfil.

Portanto, diante de tantas atualizações e recursos, o Instagram se tornou a plataforma perfeita para ampliar suas vendas, alimentar suas estratégias e aumentar a sua visibilidade.

Como surgiu o Instagram?

O Instagram foi criado em 2010 por dois amigos, o  norte americano  Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, os dois eram desenvolvedores de software e a ideia surgiu a partir de algumas reclamações de pessoas sobre a qualidade das fotos dos aparelhos celulares da época.

A partir disso foi criado a primeira versão do que muito em breve seria um sucesso mundial, o seu objetivo inicial era publicar fotos com filtros para melhorar a imagem e compartilhar com os seus amigos na rede.

Desde então o seu sucesso foi tão crescente que foram surgindo diversas atualizações, inúmeros, filtros, stories e diversos outros recursos.

Entretanto a sua versão inicial foi lançada apenas para IOS e somente em 2012 foi lançada para o android e logo depois, o Instagram foi vendido pelo Facebook e atualmente o Instagram é uma das redes sociais que mais possui engajamento, visibilidade e credibilidade no mundo.

6 coisas  sobre o Instagram que você não sabia

  1. É possível esconder fotos marcadas;
  2. O Instagram possui uma ferramenta de tradução de idiomas que permite que os usuários traduzam legendas e comentários;
  3. Você pode evitar pessoas indesejadas no Instagram sem precisa bloquear;
  4. É possível enviar mensagens autodestrutivas no direct;
  5. É possível gerenciar quanto  tempo passa no Instagram;
  6. O Instagram notifica quando alguém tira print da sua foto no direct;

É possível esconder fotos marcadas

Assim como é possível  a marcação de fotos, também é possível removê-la, quem nunca foi marcado em alguma foto constrangedora ou que apenas não gostou dos seus amigos? 

Para remover essa marcação basta ir até o seu feed, ir até as fotos marcadas, depois selecione a foto que você deseja e clique nos três pontinhos em cima da foto e selecione a opção remover-me da publicação.

O Instagram possui uma ferramenta de tradução de idiomas que permite que os usuários traduzam legendas e comentários

Uma das novidade do Instagram é que agora é possível traduzir legendas de fotos, ou seja, se você segue alguma celebridade internacional e possui dificuldade em entender o que a diz a legenda das suas fotos, basta clicar em ver a tradução logo abaixo dos textos.

Além de ser uma forma de deixar o Instagram mais acessível, é uma maneira de ganhar mais curtidas e obter mais interações nas postagens.

Você pode evitar pessoas indesejadas no Instagram sem precisa bloquear

Se você deseja evitar contato com pessoas indesejadas, porém não quer causar climão ou não quer que a pessoa saiba, você pode simplesmente silenciar o perfil do usuário ou apenas restringir a conta.

Quando você restringe alguém do seu perfil, o usuário não poderá mais obter nenhum tipo de interação, porém não se preocupe pois diferente do bloquear o restringir é uma forma mais silenciosa e o usuário não saberá 

Para restringir, vá até a conta da pessoa que você deseja e clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione a opção restringir, entretanto caso queira remover a ação, é só repetir o processo porém é só clicar em remover restrição

É possível enviar mensagens autodestrutivas no direct

Uma das  recentes atualizações do Instagram  é o modo temporário que é um recurso que permite enviar mensagens temporárias, ou seja, logo após que a mensagem for visualizada, o chat desaparecerá automaticamente.

Para habilitar esse modo, basta clicar em alguma conversa no direct e arrastar a tela para cima, caso algum usuário tire print da conversa quando estiver no modo temporário, o Instagram irá notificar.

Caso você queira desativar, basta clicar em desativar o modo temporário e logo após voltará para o chat 

É possível gerenciar quanto tempo passa no Instagram

Essa função é para os usuários que passam muito tempo no aplicativo e nem percebem as horas passar.

O gerenciador de tempo serve para você administrar o seu tempo durante o uso do Instagram, além de ser uma excelente opção para quem passa tempo demais rolando o feed, também é uma forma de controlar e avaliar isso.

Além disso, você pode definir um lembrete diário para escolher um limite de tempo e assim que atingi-lo o Instagram irá te notificar.

O Instagram notifica quando alguém tira print da sua foto no direct

O print nos stories só foi implementado recentemente e é bastante útil para saber quem tira print das suas fotos.

Quando você envia alguma foto de visualização única no direct, porém não quer que a imagem seja salva e o usuário acaba tirando print da sua foto é realmente frustrante, por isso o Instagram criou essa opção e logo após a ação a própria plataforma te notifica.

É difícil crescer no Instagram?

Sabemos que para crescer no Instagram não é uma tarefa tão fácil e não acontece do dia para noite, por isso, um dos primeiros passos para facilitar o seu processo é sempre verificar e analisar as suas métricas.

Até porque esse é uns dos fatores necessários para não acabar flopando o seu Instagram e assim dificultar o seu processo de crescimento na rede.

No entanto, uma boa dica é sempre planejar todas as suas publicações, afinal um conteúdo com qualidade, e bem planejado pode fazer toda a diferença na sua estratégia e te ajudar a impulsionar o seu Instagram.

Vale lembrar que os stories são mais que bem-vindos e são fundamentais para te ajudar a crescer, conquistar novos seguidores e fidelizar os que você já possui.

Além de ser uma excelente forma de promover o seu engajamento, é possível publicar enquetes para saber as preferências do seu público e assim melhorar a sua visibilidade.

Sendo assim, é importante criar conteúdos que agregam valor ao seus seguidores, diante de tanta concorrência, saber disputar a atenção do público com outros perfis é algo essencial para crescer no Instagram.

 Por isso é necessário manter a consistência, utilizar hashtags e principalmente construir um perfil atrativo.

Quais estratégias utilizar para crescer no Instagram?

Uma das principais estratégias que diversas empresas e até influenciadores digitais estão utilizando é a compra de seguidores.

Ao contrário do que muitos pensam, comprar seguidores é uma prática bastante comum e eficaz, quando é feito em sites seguros, sabemos que crescer no Instagram não é tão fácil e requer tempo, paciência e esforço.

Entretanto, com a compra de seguidores você não precisará se preocupar em conquistar seguidores, pois quando um perfil possui uma boa quantidade de seguidores automaticamente irá atrair seguidores de forma orgânica para a sua conta.

Contudo, uma excelente dica para manter esses seguidores engajados e atrair novos públicos é publicar vídeos  e verificar o melhor horário para postar reels no Instagram.

Além de ser uma forma de aumentar o seu alcance, é uma maneira de fortalecer a sua presença na rede e consequentemente crescer no Instagram.

4 dicas para aumentar seguidores no Instagram

  1. Seja ativo no Instagram;
  2. Personalize o seu perfil;
  3. Faça lives;
  4. Tenha um perfil empresarial;

Seja ativo no Instagram

Ser presente no Instagram é importantíssimo na hor de manter os seguidores engajados e interessados no seu perfil.

Por isso, você precisa manter a consistência e sempre responder e atender as necessidades dos seus seguidores, ou seja, publique frequentemente e não deixe os seus seguidores esperando no direct.

O mesmo vale para os comentários, ou caixinha de perguntas, as pessoas gostam de perfis que geram identificação e interagem tanto nos stories, quanto no direct ou comentários.

Por isso, seja ativo, não deixe seus seguidores esperando e mantenha a constância nas suas publicações.

Personalize o seu perfil

Personalizar o perfil é basicamente organizar o seu feed, manter a sua bio atrativa e melhorar os seus destaques.

Sendo assim, otimize a biografia do Instagram adicionando apenas informações de valor, mantenha uma estética agradável para o seu perfil, utilize filtros e adicione em seus destaques as informações principais da sua empresa.

Faça lives

As lives são uma excelente estratégia para ganhar mais seguidores e expandir o seu alcance, isso acontece porque as lives são um formato de participação em tempo real e incentivam as pessoas a interagirem com a sua marca.

De acordo com uma pesquisa feita pela New York Magazine, 80% dos usuários do Instagram gostam de assistir lives principalmente quando possuem assuntos relevantes e do interesse do público.

Portanto, faça lives para aumentar os seus seguidores, pois o seu público pode compartilhar com outros usuários e assim impulsionar o seu negócio e melhorar o engajamento do seu perfil.

Tenha um perfil empresarial

Se você possui uma empresa no Instagram é fundamental possuir um perfil empresarial, além de ser uma forma de melhorar o relacionamento com os seus clientes, é uma excelente forma de otimizar o seu perfil e melhorar a sua estratégia de marketing.

Até porque através do perfil empresarial você terá acesso ao Instagram insights e assim poderá analisar suas métricas, saber informações dos seus seguidores, como gênero, localização e horário que estão ativos e assim poder criar estratégias eficazes e melhorar os seus resultados.

Conclusão

Em suma, crescer no Instagram requer esforço e bastante dedicação, porém se você quer crescer de forma eficaz e prática basta seguir todas as nossas dicas e utilizar todas  as estratégias que citamos acima para melhorar a sua visibilidade e alcançar o sucesso na rede.

Portanto, agora você já sabe como crescer no Instagram e melhorar os seus resultados, se tiver dúvidas basta dar uma olhada nas nossas dicas para refrescar a sua memória e melhorar o seu desempenho.