As hashtags são basicamente tags de marcação que possibilitam os usuários adicionar em sua publicação e tem como objetivo direcionar os usuários e segmentar o seu conteúdo.

Além disso, as hashtags também servem para incentivar as interações, categorizar o seu conteúdo e tornar o seu perfil atrativo.

Criada em 2007 no twitter, as hashtags logo se tornaram virais como uma forma de  organizar o seu conteúdo e principalmente aumentar a sua visibilidade no Instagram.

No entanto, diante de tantas hashtags muitas pessoas ainda não sabem utilizá-las da maneira correta  para viralizar e para atrair novos seguidores.

Mas você sabe qual a verdadeira utilidade delas? Se você possui dúvidas de quais hashtags utilizar para viralizar e qual é a função delas? Neste artigo você vai conhecer quais as hashtags virais para Instagram e como utilizá-las da maneira correta.

Quais as hashtags virais para Instagram

Digamos que você possui uma agência sobre marketing digital e deseja publicar os seus conteúdos no Instagram, porém não sabe como expandir o seu alcance e melhorar o engajamento.

Nesse caso é necessário adicionar hashtags virais e que sejam de acordo com o seu nicho, ex: #marketingdigital,  #publicidade, #marketingdeconteudo.

No entanto, se o seu nicho for estética você pode utilizar #beleza, #estetica, #autocuidado, #esteticafacial.

É sempre importante lembrar que as hashtags virais tem que ter a ver com o seu nicho, não deve conter exageros, devem ser relacionadas a seu post, devem ser hashtags curtas e não separe cada palavra por hashtag.

A segmentação é uma das principais propostas das hashtags, isso porque quando você utiliza hashtags populares, você pode alcançar novos públicos e uma melhor visibilidade para o seu perfil.

Entretanto, quando você possui um negócio e deseja que apenas pessoas interessadas em seu produto visualizem o seu conteúdo, você deve segmentá-lo e assim o  seu conteúdo estará posicionado em uma categoria específica relacionado ao termo utilizado.

Portanto, se o seu intuito é apenas viralizar o seu conteúdo e ganhar mais seguidores, basta utilizar essas hashtags:

  • #TBT
  • #Selfie
  • #Love
  • #Photography
  • #Instagood
  • #Marketingdigital
  • #tag4like

Quais as hashtags mais usadas no Instagram para empresas?

Se você possui uma empresa e não sabe quais hashtags utilizar para expandir o seu alcance e alavancar novas vendas, confira as melhores hashtags para Instagram empresariais:

  • #Marketing
  • #Negócios
  • #Empreendedorismo
  • #Sucesso
  • #Empreender
  • #Negocioonline
  • #Empreendedorismodigital
  • #Dinheiro
  • #Dicasdenegócios
  • #Marketingdigital

Top 10 hashtags mais usadas no Instagram

  1. #Photoofday
  2. #Love
  3. #Instagood
  4. #Like4like
  5. #follow
  6. #Tbt
  7. #Fashion
  8. #Lifestyle
  9. #followme
  10. #marketing

Hashtags mais populares do Brasil

  1. #Tbt
  2. #Love
  3. #Brasil
  4. #Amor
  5. #Instagood
  6. #Bomdia
  7. #Foto
  8. #Marketing
  9. #Boanoite
  10. #Estilo

Qual o melhor gerador de hashtags do Instagram?

Gerador de hashtags é uma ferramenta online que auxilia os usuários a encontrar as hashtags corretas para utilizar nas suas postagens.

Essa ferramenta analisa o conteúdo como um código de barras e sugere quais são as hashtags mais relevantes que podem aumentar a sua visibilidade e melhorar o alcance do seu conteúdo.

Visando te auxiliar, elaboramos um rigoroso teste para avaliar qual o melhor gerador de hashtags no Instagram para não prejudicar o seu engajamento e  de acordo com o nosso teste, o melhor gerador é o Hashtagify

O Hashtagify é uma ferramenta onde você consegue buscar  e analisar  as hashtags mais relevantes para o seu perfil e para o seu negócio.

Além disso, a hashtagify analisa e apresenta outras hashtags relacionadas e até sugere novas combinações de acordo com a relevância e popularidade.

Para utilizar basta conectar alguma palavra chave e esperar o hashtagify fazer as buscas das hashtags, com essa ferramenta você consegue descobrir as tendências e monitorar todas as publicações dos seus concorrentes.

Portanto, utilize a hashtagify para buscar as hashtags  mais populares para ganhar mais seguidores, aumentar a visibilidade do seu e perfil e  expandir o alcance do seu negócio.

5 hashtags para ganhar curtidas

Todos sabemos que as hashtags são uma parte extremamente importante para uma estratégia de marketing principalmente se você possui uma empresa ou é um empreendedor iniciante.

Quando você utiliza uma determinada hashtag o seu conteúdo é direcionado para os usuários do Instagram interessados na sua publicação fazendo com que você consiga ganhar mais curtidas e consequentemente novos seguidores.

Mas você sabe quais hashtags utilizar para atrair mais curtidas? Essa é com certeza uma das principais dúvidas para quem quer ter um Instagram de sucesso, mas calma, estamos aqui para te ajudar.

Por isso trouxemos algumas das principais hashtags para você ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram, confira:

  1. #Fotografia
  2. #love
  3. #makeup
  4. #Natureza
  5. #fitness.

5 hashtags para reels viralizar no Instagram

O reels possui uma grande influência quando o assunto é aumentar o alcance e viralizar no Instagram.

No entanto, ao escolher as melhores hashtags o seu reels terá muito mais chances de aparecer no explorar e consequentemente se tornar viral.

Entretanto, vale ressaltar que a relevância das hashtags pode impactar diretamente no sucesso do seu conteúdo, por isso é fundamental escolher hashtags relevantes e que tenham a ver com o seu nicho.

Sendo assim, separamos algumas das hashtags mais relevantes para te ajudar a viralizar no Instagram, confira:

  1. #reels
  2. #explore
  3. #viral
  4. #foryou
  5. #love

Como usar hashtag no conteúdo do Instagram?

Sabemos que as hashtags possuem um enorme alcance na rede, até porque as hashtags no Instagram tem o poder de fazer com que os usuários que não te seguem encontrem a sua publicação.

No entanto, uma boa dica para quem deseja publicar boas frases para fotos no Instagram é utilizar hashtags corretas e totalmente estratégicas, ou seja, sempre varie as suas hashtags e não esqueça de apostar em hashtags do seu nicho.

Sendo assim, adicione uma ou mais hashtags relevantes e estratégicas, certifique-se que estejam relacionadas ao seu conteúdo, evite utilizar hashtags muito genéricas, como: #photo, #marketing e não exagere na quantidade, pois pode parecer spam.

Se você quiser adicionar mais hashtags após postagem fica a seu critério, porém é necessário certificar se a nova hashtag está relacionada com o seu conteúdo.

Contudo, o uso das hashtags em uma postagem faz com que os usuários entendam que aquele determinado conteúdo seja entregue para todos aqueles que buscarem por aquela hashtags específica.

Lembre-se que as hashtags podem ajudar a impulsionar o seu alcance e ajudar outras pessoas a encontrar o seu conteúdo.

Portanto, é essencial ter coerência, isso significa que nada adianta você adicionar uma hashtag  de maquiagem em um conteúdo fitness, por isso escolha cuidadosamente as hashtags relevantes e adicione em  suas postagens do Instagram.

Qual a importância da hashtag no Instagram?

Você já parou para pensar qual a importância das hashtags e qual seria a melhor forma de utilizá-las?

Na maioria das vezes muitas pessoas acabam utilizando a hashtag de forma automática sem saber qual a sua verdadeira importância ou sem nenhuma estratégia.

Isso pode acabar  prejudicando o seu engajamento, até porque as hashtags são como uma forma de trazer uma oportunidade para o seu negócio,  engajar com outros usuários e tornar o seu conteúdo mais visível.

As hashtags funcionam como uma forma simples e prática de segmentar o conteúdo, além de ser essencial para qualquer estratégia de marketing, quando você adiciona uma hashtag você torna o seu conteúdo visível para qualquer usuário que esteja procurando por aquele determinado segmento.

Além disso, as hashtags também servem para otimizar o seu perfil, ou seja, se você possui um perfil sobre nutrição, as hashtags podem facilitar a analisar quais são os tipos de conteúdos mais procurados e utilizados nesse segmento.

Sendo assim, as hashtags podem ser uma excelente aliada para o seu negócio e é  uma ferramenta  essencial para o sucesso do seu perfil.

Quais são as hashtags que possuem mais engajamento no Instagram?

Muito mais do que links clicáveis, as hashtags tem o poder de melhorar o seu engajamento, atingir o seu público alvo e promover uma imagem positiva para o seu negócio.

Entretanto, o que você precisa ter em mente é que as hashtags servem para organizar, facilitar e aumentar o engajamento do seu perfil, por isso devem estar relacionadas ao seu conteúdo. 

 Mas você sabe quais são as hashtags que mais possuem engajamento? Para te auxiliar a expandir o seu alcance, e crescer no Instagram, separamos as hashtags que mais possuem engajamento:

  • #Photography
  • #Happy
  • #Instafood
  • #picoftheday
  • #amor
  • #repost.

Vale ressaltar que o engajamento de uma hashtag varia muito de acordo com o seu público alvo e o contexto de cada perfil, por isso é importante escolher hashtags que estejam relacionadas com o seu tipo de conteúdo.

Qual o limite de hashtag no Instagram?

Não existe uma regra exata, porém é recomendável utilizar até 30 hashtags, entretanto não necessariamente precisa utilizar todas as 30, pois o Instagram pode entender que  seu conteúdo seja um spam e pode acabar prejudicando o seu engajamento.

Por isso, o ideal é apostar 5 a 10 hashtags relevantes e específicas  por publicação, você pode variar as hashtags utilizando algumas mais popularizadas para alcançar novos públicos e também pode utilizar hashtags mais específicas de acordo com o seu nicho.

4 Dicas de como utilizar a hashtag no Instagram

1 Utilize hashtags relevantes;

2 Não exagere na quantidade de hashtags;

3 Evite utilizar hashtags muito genéricas;

4 Utilize hashtags específicas do seu nicho;

Utilize hashtags relevantes

Sem dúvidas umas das principais dicas é utilizar hashtags relevantes, além de ser fundamental para te auxiliar a alcançar um público mais amplo, pode gerar mais engajamento e consequentemente atrair novos seguidores para o seu perfil.

Não exagere na quantidade de hashtags

O ideal é utilizar de 5 a 10 hashtags, utilizar mais do que o necessário pode acabar afastando os usuários e pode parecer spam.

Evite utilizar hashtags muito genéricas

Não utilize hashtags muito genéricas só porque são populares, o ideal é você sempre variar as hashtags no seu conteúdo,pois além de ser prejudicial para o seu engajamento, as hashtags genéricas podem não trazer o resultado que você deseja.

Utilize hashtags específicas do seu nicho

Se você quer aumentar o seu engajamento e melhorar a visibilidade do seu conteúdo, é fundamental utilizar hashtags específicas do seu nicho, ou seja, se o seu nicho for sobre gastronomia utilize hashtags mais segmentadas para isso, como #maquiagemprofissional.

Conclusão

Como citamos acima, as hashtags possuem o poder de ampliar o seu alcance e podem ser usadas para melhorar o seu engajamento e principalmente atrair novos seguidores para o seu perfil.

Além disso, elas permitem que o seu conteúdo seja visto por um público mais segmentado e potencialmente atingindo um maior número de seguidores.

Portanto, é importante lembrar que o sucesso das hashtags dependem da qualidade do seu conteúdo e da estratégia adotada, entretanto utilizando todas as nossas dicas e colocando todas as nossas estratégias em prática você conseguirá melhorar os resultados do seu negócio e atrair cada vez mais seguidores.