Uma das dúvidas mais frequentes da maioria dos usuários do Instagram é “Como saber se fui bloqueado no Instagram?” Apesar de ser uma questão comum, a resposta nem sempre é direta.

Visto que a opção de bloquear no Instagram surgiu como uma forma de oferecer aos usuários maior controle sobre suas interações, privacidade na plataforma e para melhorar a experiência dos usuários no Instagram.

Entretanto, é preciso ter em mente que quando alguém é bloqueado, o Instagram não o Instagram não notifica a pessoa bloqueada sobre essa ação, porém existem alguns métodos de como saber se fui bloqueado no Instagram que podem te ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Neste artigo vamos te mostrar os 10 passos de como saber se fui bloqueado no Instagram e outras dúvidas que você possa ter, continue lendo.

10 passos para saber se fui bloqueado no Instagram

bloqueado no Instagram
Sabemos que o Instagram não notifica quando alguém é bloqueado por outro usuário, entretanto, é possível descobrir em alguns passos.

Dito isso, veja a seguir 10 passos para saber se você foi bloqueado no Instagram:

1° passo: Pesquise pelo nome do usuário

O primeiro passo e um dos mais utilizados é pesquisar pelo nome do usuário, se você tem dúvidas se foi bloqueado no Instagram, Tente buscar o nome de usuário da pessoa. Se você não consegue encontrar o perfil, pode ser um sinal de bloqueio.

2° passo: Verifique a Lista de Seguidores

Se você seguia a pessoa anteriormente e a pessoa não aparece mais em sua lista de seguidores, isso pode indicar um bloqueio, porém é sempre bom verificar antes de tirar conclusões precipitadas.

3° passo Verifique Comentários Antigos

Procure por comentários antigos da pessoa em suas postagens. Se os comentários desapareceram, pode ser um sinal de bloqueio.

4° passo: Envie mensagem no direct

Tente enviar uma mensagem no direct, Se a mensagem não for entregue, isso pode indicar que você foi bloqueado no Instagram

5° passo: Verifique o Status do ‘Seguir’

Se você ainda vê o perfil, mas o botão ‘Seguir’ reaparece toda vez que você tenta seguir a pessoa, pode ser um bloqueio.

6° passo: Utilize um Perfil Diferente

Tente acessar o perfil da pessoa usando uma conta diferente ou no modo anônimo. Se o perfil estiver visível lá, mas não na sua conta principal, você provavelmente foi bloqueado

7° passo: Olhe as Menções nos Comentários

Se você mencionou a pessoa em um comentário e o nome de usuário dela não é mais clicável, isso pode ser um indício de bloqueio.

8° passo: Observe as Tags de Fotos

Se vocês estavam marcadas em fotos juntos e essas tags desapareceram, pode ser um sinal que você bloqueado no Instagram

9° passo: Verifique o Status Online

Algumas pessoas tiram o status online, porém se você costumava ver a atividade online da pessoa e agora não vê mais, isso pode indicar um bloqueio.

10° passo: Cheque o Grupo de Mensagens no direct

Se vocês estavam em um grupo juntos e você não consegue mais enviar mensagens para esse grupo, isso pode ser devido a um bloqueio, caso não tenha ocorrido nenhuma briga entre vocês, você pode simplesmente perguntar diretamente a pessoa se ela te bloqueou.

Quando alguém é bloqueado no Instagram aparece uma notificação?

bloqueado no Instagram
Não, o Instagram não notifica quando alguém é bloqueado no Instagram, isso acontece de forma discreta e silenciosa.

O Instagram opta por manter a privacidade do usuário que realizou o bloqueio, não enviando qualquer tipo de alerta ou sinalização ao usuário bloqueado.

O principal objetivo dessa abordagem é evitar constrangimentos ou conflitos desnecessários entre os usuários, até porque existem diversos motivos que podem levar alguém a bloquear outra pessoa no Instagram.

Estes motivos podem variar desde questões pessoais, como desentendimentos ou o fim de uma relação, até motivos mais práticos, como a gestão da privacidade online ou até mesmo evitar comentários indesejados.

Quando um bloqueio ocorre, várias mudanças são notadas pelo usuário bloqueado, mas sem um aviso explícito da plataforma. Por exemplo, ele não conseguirá mais encontrar o perfil da pessoa que o bloqueou através da busca, não terá acesso às postagens, stories ou qualquer informação pública desse perfil.

Além disso, não poderá enviar mensagens diretas ou interagir com as postagens dessa pessoa, caso tenham interagido anteriormente.

Essa falta de notificação direta do Instagram faz parte da sua política de privacidade e gerenciamento de usuários, isso acontece porque a plataforma entende que notificar os usuários sobre bloqueios poderia levar a mais tensão e situações desconfortáveis, algo que eles preferem evitar.

Sendo assim, cabe ao usuário que suspeita de ter sido bloqueado, observar as mudanças em sua experiência no Instagram e tirar suas próprias conclusões.

É possível ver as pessoas bloqueadas no Instagram?

Sim, é totalmente possível ver as pessoas bloqueadas no Instagram, isso porque o Instagram oferece uma opção que permite aos usuários visualizar e gerenciar sua lista de contas bloqueadas.

Se você deseja revisar quem bloqueou no passado e, possivelmente, desbloquear algum desses usuários, basta ir até as configurações e privacidade e procurar a opção bloqueados.

Após achar a opção bloqueados, clique nela, Ao selecioná-la, você terá acesso à lista de todas as contas que você bloqueou.

Quais aplicativos para saber se fui bloqueado no Instagram?

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a saber se você foi bloqueado no Instagram, entretanto, existem alguns que são mais utilizados e mais seguros.

Dito isso, confira alguns dos aplicativos mais utilizados para saber se foi bloqueado no Instagram:

Follow+Stalkerinsta

O Follow+stalkerinsta é um aplicativo que oferece uma variedade de recursos de análise de conta, incluindo a habilidade de ver quem deixou de seguir você, e também mostra quem bloqueou sua conta no Instagram.

Followers & Unfollowers:

Permite que você veja quem não está seguindo você de volta, quem você não segue de volta e quem deixou de seguir você e também mostra usuários que te bloqueou no Instagram

Reportly Follow tracker:

É um aplicativo que fornece insights detalhados sobre sua conta do Instagram, incluindo informações sobre seguidores, não seguidores e mostra quem te bloqueou no Instagram.

Qual a diferença entre restringir e bloquear no Instagram?

No Instagram, as opções de restringir e bloquear são dois recursos totalmente distintos que alguns usuários acabam confundindo.

Restringir basicamente significa limitar, ou seja, quando você restringe alguém do seu perfil, os comentários dessa pessoa em suas postagens só serão visíveis para ela. Você pode escolher torná-los visíveis para outros usuários, porém você não poderá vê-los.

Além disso, as mensagens do usuário restrito são movidas para solicitações de mensagem, ou seja, Você não receberá notificações dessas mensagens.

Sendo assim, o usuário restrito não poderá ver quando você está online ou se você leu as mensagens dele, entretanto, a pessoa restringida não será notificada e você poderá reverter facilmente a restrição a qualquer momento.

A função de restringir é uma forma mais sutil de limitar alguém e menos confrontadora de gerenciar as interações com outros usuários na plataforma.

Já o bloquear é uma forma mais definitiva para quando você precisa de uma solução mais firme para interromper toda a comunicação ou visualização do seu conteúdo para alguma pessoa.

Ao bloquear alguém, essa pessoa não poderá mais encontrar o seu perfil, suas postagens ou seus stories no Instagram.

Além disso, a pessoa bloqueada não poderá enviar mensagens para você, comentar em suas postagens ou ver qualquer uma de suas atividades no Instagram.

Sendo assim, bloquear é uma medida mais drástica, usada quando você quer cortar completamente todos os tipos de interações com uma pessoa específica na plataforma e o restringir é uma forma mais sutil de limitar interações com alguém sem cortar completamente a comunicação ou fazer com que a outra parte saiba disso.

Quando alguém é bloqueado no Instagram a visualização do stories some?

Quando alguém é bloqueado no Instagram, a visualização dos Stories dessa pessoa no perfil do bloqueador desaparece. Isso significa que todos os stories publicados pelo usuário bloqueado deixarão de ser exibidos no feed de stories do bloqueador.

O Instagram tem uma configuração de privacidade que permite que os usuários bloqueiem outros usuários. Quando alguém é bloqueado, essa pessoa não tem mais acesso ao perfil do bloqueador, incluindo suas fotos, vídeos, publicações, DMs e também os Stories.

Ao bloquear um usuário, todas as interações entre as duas contas são interrompidas, e você não poderá ver ou ser visto pelo perfil bloqueado. Portanto, os stories publicados pela pessoa bloqueada não serão mais visíveis para o bloqueador.

É importante ressaltar que o bloqueio não é recíproco, ou seja, o usuário bloqueado ainda poderá ver as histórias do perfil do bloqueador, a menos que também tenha sido bloqueado.

No entanto, é válido mencionar que a visualização do Stories pode depender das configurações de privacidade do perfil bloqueado.

Se o usuário bloqueado possui uma configuração de privacidade que limita seus stories apenas para amigos próximos ou seguidores específicos, então, mesmo se você não o bloqueie, ainda não poderá ver os Stories desse usuário, pois não tem a permissão necessária.

Como bloquear alguém dos stories do Instagram?

bloqueado no Instagram
Para bloquear alguém dos stories do Instagram basta seguir os seguintes passos abaixo:

1° passo: Abra o aplicativo

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular

2° passo: Na página inicial, toque no ícone do seu perfil

Fica localizado no canto inferior direito para abrir sua página de perfil.

3° passo: Depois, Toque no ícone do menu de três linhas horizontais

Fica localizado no canto superior direito para abrir o menu de opções.

4° passo: Vá até configurações e privacidade

Procure a opção ocultar storie e live

5° passo: Na guia de ocultar storie

Pesquise quem você deseja bloquear

6° passo: Selecione o usuário que você deseja bloquear

Depois toque em “Concluir” no canto superior direito para bloquear essa pessoa dos seus stories.
Após seguir todos esses passos, a pessoa não verá mais seus stories.

Resumindo

Agora que você já sabe se foi bloqueado no Instagram, através dos passos que discutimos, você entendeu que o Instagram mantém essas ações discretas para proteger a privacidade dos usuários e neste artigo você adquiriu ferramentas para identificar um possível bloqueio.

Portanto, se você ainda possui dúvidas se realmente foi bloqueado no Instagram, basta dar uma conferida no artigo acima e tirar suas próprias conclusões.