Há alguns anos atrás o mundo se conectava de formas muito diferentes da que nos conectamos hoje, as empresas abordavam seus clientes de diferentes formas, você provavelmente deve lembrar dos vendedores porta a porta, balcões de vendas, telegramas de promoções, dentre outras abordagens.

Com a chegada das redes de comunicação digital, o mundo aprendeu uma nova abordagem: a abordagem virtual que ocorre por meio de diversos veículos, sendo o mais conhecido: as redes sociais, e aqui no Brasil em especial, o Instagram para sua empresa. 

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e já se tornou uma das redes sociais que mais converte venda para diferentes empresas que utilizam esta rede social como uma abordagem de vendas para os seus clientes, que são os usuários desta rede social.

Com essa grande utilização do Instagram para sua empresa como uma rede social de vendas, diversas dúvidas sobre essa rede social como estratégia de marketing empresarial surgiram, e neste artigo prezamos por trazer informações que demonstram as vantagens e desvantagens de utilizar seu Instagram para sua empresa. 

Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar seu Instagram para sua empresa

Utilizar redes sociais para impulsionar vendas pode trazer diversos resultados para a sua empresa, principalmente se a rede social escolhida for o Instagram para sua empresa.

Visando te ajudar a aderir a essa estratégia com segurança e assertividade, nós trouxemos dois pontos principais sobre utilizar o seu Instagram para a sua empresa, são eles: vantagens e desvantagens.

De antemão, gostaríamos de destacar que aderir a essa estratégia de utilizar o Instagram para sua empresa traz muito mais vantagens do que desvantagens, por isso você notará que poucas são as desvantagens.

Vantagens de utilizar o Instagram para sua empresa

Para podermos trazer as principais vantagens de utilizar o Instagram para sua empresa, foi necessário realizar uma minuciosa análise que abordaram diversos fatores relevantes, dentre eles estão os resultados empíricos. 

Os resultados empiricamente obtidos foram feedbacks positivos de empresas que aderiram ao Instagram para sua empresa para vender mais os seus produtos e serviços, e conseguiram destacar os principais benefícios de adquirir esta estratégia.

Maior visibilidade da empresa

O Instagram já soma mais de 1 bilhão de usuários ativos dentro da rede, e grande parte destes usuários ativos passam boa parte do seu tempo navegando por esta rede social, no entanto eles interagem entre si. 

Criar  Instagram para sua empresa pode te garantir grande visibilidade se você utilizar a sua conta com sabedoria, pois o objetivo do Instagram é conectar diretamente diferentes contas, realizando interações. 

Um bom exemplo de empresa que conseguiu maior visibilidade é a Magazine Luiza, que criou um perfil no Instagram e hoje possui a influenciadora virtual mais seguida do mundo inteiro, somando mais de 6 milhões de seguidores em seu perfil.

Aumento de vendas

Como já foi dito anteriormente neste artigo, o Instagram para sua empresa  atualmente é conhecido por ser uma das redes sociais que mais impulsionam venda, e no Brasil com grande parte da população consumista, essas vendas podem aumentar muito dentro da rede. 

Diversos empresários que dedicaram parte do seu tempo ao marketing digital para o Instagram para sua empresa conseguiram relatórios de vendas ainda maiores do que antes de possuir uma conta nesta rede social. 

Além disso, atualmente diversas empresas estão preferindo investir apenas na loja virtual, e o Instagram disponibiliza esse campo de loja no perfil para contas profissionais, muitas dessas empresas virtuais nunca tiveram um estabelecimento físico. 

Credibilidade da marca

Antigamente, era comum as pessoas buscarem por enciclopédias, jornais, propaganda de televisão ou rádio, ou recorrerem a bancas de revistas para poder saber se a empresa que ela queria contratar um serviço ou comprar um produto era realmente segura e confiável. 

Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia e a chegada do Instagram ao mundo, muitas pessoas utilizam essa rede para poder saber se a empresa desejada possui uma conta dentro da rede. 

A depender do perfil que essa empresa tenha dentro desta rede social, automaticamente os clientes credibilizam a marca desta empresa, pois a ver como referência no mercado, e fatores como: organização do feed, número de seguidores, dentre outros mais são fundamentais para gerar essa credibilidade a marca através do Instagram. 

Maior alcance de clientes

No início deste artigo, falamos como as abordagens de marketing mudaram de uns tempos para cá, a forma como uma empresa apresenta o seu produto ou serviço para um cliente potencial, já não é mais como antigamente. 

Uma das grandes razões para o Instagram continuar sendo uma rede social muito acessada, e já obter mais de 1 bilhão de usuários ativos em sua plataforma, é justamente a interação que a rede consegue gerar entre contas. 

É exatamente através dessa interação que as empresas conseguem alcançar mais clientes para aumentar suas conversões, e com uma rede onde 1 bilhão de pessoas estão conectadas e dedicam parte do seu tempo disponível para interagir, fica fácil alcançar novos clientes. 

Acessiblidade

O Instagram é uma plataforma inteiramente acessível ao público, e consegue atrair diferentes tipos de pessoas, por isso um dos pontos principais que esta rede social possui é a sua inclusão e diversidade de perfis. 

No entanto, essa acessibilidade do Instagram torna o seu crescimento empresarial ainda mais fácil, pois além de você ter mais facilidade para dominar esta rede, os seus potenciais clientes também terão acessibilidade para chegar até o seu perfil. 

Justamente por essa acessibilidade que muitas empresas tem conseguido bons resultados com a sua conta profissional, que permite dominar uma variedade de ferramentas úteis em um único lugar. Entre essas ferramentas, o recurso restringir no Instagram e achar contas através do número de telefone se destacam como uma maneira eficaz de gerenciar interações e manter um ambiente digital saudável para a marca. Além disso, entender o melhor horário para postar é fundamental, para maximizar a visibilidade e engajamento do seu perfil utilize os melhores filtros, apois você pode dominar todas as ferramentas em uma só plataforma. 

Economia de tempo

Na segunda vantagem desta listagem, quando falamos em aumento de vendas, mencionamos também que diversas pessoas estão preferindo abrir suas empresas apenas virtualmente, e muitas empresas que antes eram físicas, hoje possui apenas o escritório ou vitrine virtual. 

Essa preferência por manter a sua empresa apenas na modalidade virtual, se dá por diversos motivos, dentre eles a economia de tempo, pois todo o processo é automatizado, e todas as informações da sua empresa ficarão gravadas para todos os perfis que a procurarem dentro do Instagram, economizando muito tempo. 

Além disso, fica muito mais fácil você gerir uma empresa virtual onde os seus clientes serão definidos por público alvo, e o horário de funcionamento poderá ser muito mais flexível do que o horário comercial de empresas físicas. 

Economia de dinheiro

Falamos um pouco sobre a economia de tempo, mas também não poderíamos deixar de falar sobre a economia de dinheiro que aderir a essa estratégia de montar a sua empresa virtual dentro do Instagram proporciona. 

Antes de mais nada, é necessário lembrar que o Instagram é uma rede social inteiramente gratuita, e nenhum perfil é pago dentro da rede, nem mesmo os profissionais que demandam  mais recursos do que um perfil pessoal comum. 

Além de não precisar pagar para ter sua conta empresarial, você otimiza muito mais o número de funcionários, pois não haverá necessidade de tantos a depender da demanda de sua empresa, e não para por aí, você pode economizar de diferentes formas e conseguir ganhar muito mais dinheiro optando por um perfil empresarial. 

Ferramentas de divulgação

Ao criar uma conta no Instagram, você poderá optar por dois diferentes tipos de perfis, um é o pessoal, considerado comum, e o outro é o perfil profissional, onde empresas, influenciadores digitais, artistas, dentre outros se apresentam para os usuários do Instagram,

Com uma conta empresarial o seu perfil será profissional, e para poder gerar mais visibilidade para o seu produto ou serviço, o Instagram disponibiliza diversas ferramentas de divulgação.

Um bom exemplo destas ferramentas são: shopping vitrine (uma área exclusiva para divulgação de produtos), hashtags genéricas, sugestão de perfil, live em tempo real, dentre outras mais…

Desvantagens de utilizar o Instagram para sua empresa

Preparamos algumas informações sobre algumas desvantagens de utilizar o Instagram para sua empresa, no geral são alguns problemas que podemos encontrar nesse caminho.

Seguir estrategicamente passos

Utilizar uma conta profissional para a sua empresa pode trazer diversos benefícios para o seu perfil, mas não é um mar de flores, alguns desafios precisarão ser enfrentados para conseguir crescer dentro do Instagram. 

É exatamente esses desafios que para muitos são uma desvantagem, pois é necessário ter disciplina com a sua conta, pois ali será a sua loja ou escritório virtual e assim como os físicos, o virtual também precisa de organização para ser bem visitado e gerar resultados positivos

Muitas pessoas acham que essa é uma grande desvantagem de criar um Instagram para sua empresa, mas na verdade comparado às inúmeras vantagens que o Instagram promove as empresas, isso seria apenas um passo a ser seguido. 

Dificuldade em definir nicho específico

Nem todos os perfis empresariais apresentam dificuldade em definir um nicho específico, pois muitas conseguem, porém algumas empresas relataram como desvantagem um certa dificuldade em definir seu nicho específico. 

Essa dificuldade se dá porque o Instagram é uma rede social muito utilizada por pessoas de todo o tipo, e são mais de 1 bilhão de usuários, por isso é difícil filtrar as pessoas que acessarão a sua  conta, e quais serão os perfis de clientes. 

Porém para muitas empresas, isso não é uma desvantagem, pois muitas querem ter os mais variados perfis como clientes, enquanto só é uma desvantagem para quem deseja captar um público específico.

Como conseguir ter um bom perfil empresarial e conquistar todas as vantagens?

Ter um bom perfil no Instagram para a sua empresa não é tão difícil quanto parece, pois só é necessário ter disciplina e agradar os usuários que irão te seguir e possivelmente se tornarão clientes em potencial da sua empresa. 

Porém, para conseguir conquistar autoridade e conseguir atrair novos seguidores que podem se tornar clientes potenciais, é necessário garantir crescimento para sua conta, e tal crescimento só é possível através de fatores que o algoritmo avalia. 

Dentre os fatores que o algoritmo avalia para promover crescimento a conta, estão: número de seguidores, número de curtidas em publicações, quantidade de interações, quantidade de visualizações, dentre outros mais

Foi pensando nisso que nossa equipe Redegram.com disponibiliza serviços exclusivos para você conseguir atender aos fatores avaliados pelo algoritmo, para que dessa forma você consiga aumentar seguidores através dos nossos pacotes, e aumentar suas curtidas e visualizações.

Para que consiga conquistar ainda mais crescimento em sua conta empresarial, de forma ainda mais rápida, recomendamos que opte por ganhar mais seguidores comprando um dos nossos pacotes de seguidores. 

Além dos nossos serviços, recomendamos que você mantenha um perfil organizado e convidativo, pois não adianta adquirir os nossos serviços que te ajudam a ganhar pontos com o algoritmo se você não tiver disposto a apresentar um perfil de qualidade para os seus novos seguidores. 

Lembre-se, só trabalhamos com o serviço de comprar seguidores Brasileiros, por isso, vale destacar que eles irão se interessar por seus conteúdos e perfis se você apresentar conteúdo de qualidade que os chame atenção podendo interagir com os seus conteúdos, e até mesmo indicá-lo para novos seguidores. 

Conclusão

Resumindo, a transição das abordagens de marketing para o ambiente digital, com destaque para o Instagram, representa uma mudança significativa na maneira como as empresas interagem com seus clientes. Esta plataforma oferece não só um aumento na visibilidade e vendas, mas também ferramentas que reforçam a credibilidade da marca e expandem seu alcance de clientes.

Apesar dos desafios como definir um nicho específico e gerenciar eficientemente a conta empresarial, as vantagens de usar o Instagram para negócios são evidentes. Manter um perfil organizado e atraente, alinhado com estratégias eficazes e conteúdo de qualidade, é essencial para o crescimento sustentável na plataforma e a construção de uma base de clientes leais.