Atualmente criar um Instagram profissional significa possuir inúmeras possibilidades, fortalecer a sua presença digital, crescer os seguidores brasileiros  de forma rápida e totalmente estratégica que podem ser exploradas a favor da sua marca.

Sabemos que o Instagram possui um enorme  poder de potencializar as vendas de uma empresa, por isso, criar um perfil empresarial é fundamental para avaliar as suas métricas, melhorar o desempenho das suas publicações e saber quais estratégias utilizar para fortalecer a sua presença na rede.

Entretanto, de nada adianta criar um Instagram profissional, não manter o seu perfil atualizado diariamente com conteúdos de qualidade e não  estabelecer estratégias eficazes para melhorar ainda mais os seus resultados.

Por isso, é preciso aperfeiçoar a sua conta, avaliar as suas métricas  e entender como funciona esse recurso.

Portanto, se você busca criar um Instagram profissional do zero, aprimorar suas estratégias, fortalecer sua presença digital e impulsionar o seu negócio, neste artigo vamos te ensinar o passo a passo e as melhores dicas para começar a utilizar o seu Instagram profissional da forma correta.

Passo a passo de como criar um Instagram profissional

Criar um Instagram Profissional

1° passo:

Entre no seu Instagram e vá até configurações;

2° passo:

Depois basta selecionar a opção conta e mudar para conta profissional;

3° passo:

Feito isso, escolha a categoria que melhor representa a sua empresa e selecione;

4° passo:

Antes de realizar esse processo, o seu perfil do Instagram precisa estar aberto.

Vale ressaltar que para obter uma  conta profissional, é necessário possuir um perfil no facebook e caso o seu perfil esteja privado, basta mudar para conta pública.

7 Vantagens de criar um Instagram profissional

criar um Instagram profissional

  • Analisa suas métricas;
  • Melhora a sua estratégia;
  • Aumenta as visualizações no reels;
  • Conhece o seu público detalhadamente;
  • Cria links que que leva o seu cliente até você;
  • Impulsiona novas vendas;
  • Promove suas postagens.

Analisa suas métricas

Uma das principais vantagens de possuir um Instagram profissional é a possibilidade de avaliar as suas métricas.

Além de ser uma maneira de avaliar se a sua estratégia está dando certo, também é uma forma de melhorar o engajamento da sua conta, sem contar que com um Instagram empresarial você terá acesso ao Instagram insights.

Assim você poderá analisar gênero do seu público, quantidade de interações, localização dos seus seguidores, alcance das suas postagens e stories, entre diversas outras informações.

Se você é um criador de conteúdo ou possui um negócio no Instagram e percebeu que uma determinada publicação possuiu um bom engajamento e um maior alcance, nos últimos dias, significa que você deve analisar as suas métricas e publicar mais desse tipo de conteúdo em seu Instagram.

Melhora a sua estratégia

Uma das melhores partes de possuir um Instagram empresarial é que a partir da avaliação das suas métricas, você pode melhorar a sua estratégia e fortalecer a sua presença digital na rede.

Digamos que você possui uma loja virtual de roupas de academia feminina, investiu bastante em divulgação de modelos no Instagram, porém de acordo com as suas métricas, as roupas que estão dando resultados são conjuntos de  peças de cores mais neutras.

O que é necessário fazer diante dessa situação? A primeira coisa a ser feita é mudar a sua estratégia, ou seja, você pode compartilhar as suas peças nos stories, incentivar a interação dos seus seguidores e elaborar novas estratégias voltadas para este objetivo.

Aumentar as visualizações no reels

Utilizar o Instagram comercial e os melhores horários para postar  na sua estratégia de reels é fundamental, pois além de ser uma forma melhorar o aumento de visita no reels, é uma forma de promover o seu reels e aumentar a visibilidade do seu vídeo.

Outra maneira de aumentar visitas ao perfil é a criação de uma identidade visual única, que pode ser construída com ajuda dos melhores filtros em seu conteúdo, utilize filtros que mais se encaixem em seu nicho para aumentar a atratividade de seu perfil.

Além disso, o Instagram insights serve justamente para avaliar o desempenho do seu reels e ajustar a sua estratégia de marketing para melhorar ainda mais o seu alcance.

Por isso, utilizar o Instagram comercial pode ser uma excelente forma de melhorar a sua conexão com os seus seguidores, conquistar mais curtidas e conseguir um lugar na página do explorar.

Portanto, uma boa dica para o seu reels se tornar ainda mais popular é utilizar músicas virais, adicionar hashtags de maneira correta e estratégica e verificar o Instagram insights para saber qual o horário em que sua audiência está ativa e assim publicar o seu vídeo para viralizar na rede.

Conhece o seu público detalhadamente

Atualmente o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos, com tantos usuários na plataforma, a maioria dos consumidores estão valorizando cada vez a presença das empresas no âmbito digital.

Diante de tanta concorrência, é essencial se destacar para cativar a atenção do seu público, por isso possuir um Instagram comercial e ter acesso a todas as informações dos seus seguidores pode ser uma vantagem  diante a tantas empresas ativas no Instagram.

Dessa forma será possível transmitir uma mensagem assertiva para os seus seguidores, conhecer a sua persona, elaborar estratégias eficazes para o público alvo, melhorar o seu relacionamento com a sua audiência e consequentemente alavancar novas vendas.

Cria links que leva o seu cliente até você

Se você possui uma loja virtual no Instagram e não está utilizando o call to action para atrair novos clientes e seguidores para o seu perfil, provavelmente está cometendo um erro.

De acordo com pesquisas do site Opinion Box as vendas na internet aumentaram cerca de 82% e a tendência é aumentar cada vez mais, visto que os usuários estão preferindo comprar  produtos em lojas onlines do que em lojas físicas.

Por isso, adicionar o link da sua loja pode fazer uma impactar positivamente em suas vendas, sem contar que criar uma loja online e adicionar o seu link nos stories e na bio do Instagram pode fazer com que os seus próprios seguidores compartilhem com outros usuários o seu link.

Portanto, além de facilitar o seu potencial cliente  na hora da compra, utilizar link da sua loja virtual na sua bio ou em seus stories pode expandir o seu alcance e impulsionar novas vendas.

Impulsiona novas vendas

Sabemos que o Instagram profissional é um recurso valiosíssimo, pois além de te ajudar a  identificar quais tipos de conteúdos estão obtendo um melhor resultado, é uma ótima maneira de impulsionar novas vendas.

Sendo assim, explore os insights para verificar se as suas estratégias estão dando resultados para impulsionar novas vendas e melhorar os seus resultados.

Promove suas postagens

Com o Instagram comercial, é possível promover suas publicações para expandir a sua marca, você pode criar conteúdos em carrossel, stories, e conteúdos em vídeos.

Depois, basta ir até o painel profissional e clicar em ferramentas para anúncios, depois escolha qual publicação ou stories deseja turbinar.

Além de ser um método bastante eficaz para expandir o seu alcance, promover algum produto, é uma excelente forma de crescer suas curtidas, divulgar suas publicações e gerar mais visitas para o seu perfil.

Qual a importância de ter um Instagram profissional?

Ao conhecer o Instagram comercial ou Instagram profissional dicas, é importante saber que ele foi criado com o intuito de ajudar os empreendedores a melhorar os seus resultados na plataforma, fornecer dados sobre os seus seguidores e avaliar o seu desempenho na rede.

Por possuir diversos recursos relevantes para o seu negócio, um perfil profissional oferece mais opções de interação, como: botões de ação e análise de postagens que podem ser utilizados para melhorar o engajamento.

Sabemos que o Instagram é uma das redes que mais cresce no mundo, principalmente quando o assunto é engajamento e visibilidade.

Sendo assim, estar presente na rede é imprescindível para conquistar um público engajado, fiel e construir confiança entre os seus usuários.

Até porque as pessoas  desejam conhecer o lado humano das empresas e marcas e querem conhecer mais sobre o seu  trabalho.

Por isso, possuir um Instagram profissional pode ajudar a analisar o seu desempenho e verificar quais conteúdos possuem mais engajamento, contas alcançadas e o número de vezes que alguém clicou no link na sua bio,com base nesses dados, é possível criar estratégias de marketing eficazes para melhorar os seus resultados.

Se o seu objetivo é crescer no Instagram, fortalecer  a sua presença na rede, melhorar os seus resultados e anunciar os seus produtos e serviços e humanizar a sua marca  é importante possuir um Instagram profissional para atingir os seus objetivos.

Insights Instagram o que é?

Uma excelente maneira de não flopar no Instagram é sempre verificar os seus insights, afinal o Instagram insights é um recurso do Instagram profissional que oferece uma análise de dados e fornece informações detalhadas sobre o desempenho da sua conta e dos seus seguidores.

Os insights incluem  dados demográficos do seu público, alcance, impressões das postagens e conteúdos que mais tiveram engajamento dos últimos dias.

Por isso, é fundamental analisar e entender os insights para melhorar a eficácia das suas estratégias e assim melhorar o seu engajamento e aumentar o envolvimento do público com as suas postagens.

Como crescer de forma orgânica no Instagram?

O primeiro passo para crescer de forma totalmente orgânica é criar uma biografia profissional no Instagram.

O segundo passo é entender e identificar quem é o seu público para assim conseguir traçar estratégias eficazes para fidelizá-los.

Terceiro passo, utilize os stories do Instagram para engajar a sua audiência e para atrair novos seguidores, pois os stories abre novas oportunidades para o seu negócio, incentivar a interação dos seu seguidores e humanizar a sua marca.

Quarto passo, não esqueça das hashtags, explore-as o máximo possível para ganhar destaque e ser encontrado por outros usuários, entretanto, essa prática só é válida quando você segmenta as suas hashtags de acordo com o seu nicho e utiliza apenas o necessário em suas postagens, pois de nada adianta exagerar se não for alcançar o público correto.

Portanto, dedique-se às suas estratégias, interaja com seus seguidores e sempre analise o Instagram insights.

Como conquistar mais seguidores no Instagram?

  • Organize o seu feed;
  • Organize as suas histórias em destaques;
  • Faça lives;
  • Interaja com os seus seguidores nos stories;
  • Faça parcerias com outras marcas e influenciadores digitais;
  • Ache contas para parcerias.

5 Dicas para crescer no Instagram

  1. Compre seguidores e curtidas no Instagram;
  2. Promova as suas publicações;
  3. Explore o Instagram Shopping;
  4. Utilize legendas criativas e atrativas;
  5. Crie conteúdos de valor.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

criar um instagram profissional

Um dos primeiros fatores que o algoritmo avalia é o interesse do usuário com o seu conteúdo, ou seja, o Instagram analisa as curtidas, comentários e perfis de seguidores para entender quais possíveis temas possuem mais chances de interessar o usuário.

Um outro fator que o algoritmo também leva em consideração é o relacionamento, isso significa que se você interage com determinado perfil diversas vezes, automaticamente o algoritmo irá entregar tudo o que aquele usuário publicar.

Além disso,  publicações que mais tiveram engajamentos  e conteúdos publicados recentemente, é um dos fatores que o algoritmo também conta como relevante, ou seja, se você publicou um conteúdo há pouco tempo e gerou uma grande quantidade de curtidas e comentários, automaticamente o algoritmo irá entregar aos seus seguidores.

No geral, é importante publicar conteúdos relevantes, atrativos e interessantes, pois a probabilidade do algoritmo entregar para mais usuários é muito maior.

Conclusão

Portanto, criar um Instagram profissional é o caminho perfeito para o seu sucesso e para ficar ainda mais prático, utilize todas as nossas dicas e estratégias, aproveite todas as ferramentas que o Instagram tem a oferecer e não esqueça de sempre verificar os insights do Instagram para avaliar as suas métricas e obter resultados positivos.