Em um mundo cada vez mais conectado, as redes sociais desempenham um papel essencial na comunicação, principalmente o Instagram.

No entanto, com a crescente popularização da rede, muitas pessoas desejam investir no Instagram para ganhar diversos seguidores, aumentar o engajamento e melhorar a visibilidade na plataforma.

Contudo, apesar do Instagram ser uma excelente rede social para expandir o alcance  e melhorar a credibilidade, alguns usuários em algum momento deseja dar uma pausa, seja para um detox digital, para proteger a sua privacidade, ou mesmo porque percebeu que está deixando de ganhar seguidores devido à falta de tempo para gerenciá-lo.

Por isso, se você está cansado do Instagram, deseja proteger a sua privacidade, ou apenas deseja fazer um detox digital, neste artigo, vamos te ensinar o passo a passo completo para desativar o Instagram 2023.

Como desativar o Instagram? ( passo a passo completo)

Se você deseja dar uma pausa do Instagram, ou apenas deseja proteger a sua privacidade, basta seguir esse passo a passo:

1° passo: Acesse o seu Instagram no computador e faça login;

2° passo: Depois, clique em editar perfil e selecione a opção desativar minha conta;

3° passo: Após isso, escolha um motivo e insira a sua senha;

4° passo: Confirme a decisão para concluir o processo.

Lembre-se que você pode desativar a sua conta apenas uma vez por semana, certifique-se de que quer realmente desativar a sua conta, pois ao fazer isso, seu perfil, fotos, comentários e curtidas serão ocultados até que você reative sua conta fazendo isso o login novamente.

É possível desativar o Instagram pelo celular?

Sim, porém é necessário abrir o seu Instagram no navegador, se você está pensando em dar uma pausa no Instagram mas não quer perder a chance de ganhar diversas curtidas quando retornar, basta seguir o passo a passo de como desativar o Instagram temporariamente no seu celular:

1° passo: Abra o navegador de internet no seu celular e acesse o Instagram 

2° passo: Depois, faça login na sua conta e selecione a opção editar perfil;

3° passo: Após isso, role a página até o fim e vá em desativar minha conta temporariamente;

4° passo: Escolha um motivo pelo qual você deseja desativar a sua conta;

5° passo: Depois, confirme a suspensão com um sim.

Além de ser uma estratégia para dar uma pausa sem perder todas as interações e consequentemente as chances de ganhar diversas curtidas no Instagram.

Como desativar o Instagram temporariamente?

Todos os dias somos bombardeados de informações diariamente no Instagram, seja boas ou ruins, entretanto nem sempre estamos dispostos a receber essas informações, porém, às vezes não queremos abrir mão do engajamento do Instagram ou das nossas fotos na rede.

Por isso, a opção de desativar o Instagram temporariamente serve justamente para aquelas pessoas que desejam dar um tempo da rede social, porém não querem abrir mão  das suas fotos e curtidas.

Para desativar o Instagram temporariamente pelo iphone, basta seguir esse passo a passo:

1° passo: Acesse o seu perfil no Instagram pelo aplicativo;

2° passo: Depois, clique nos 3 tracinhos do canto superior direito;

3° passo: Após isso, clique em configurações;

4° passo: Toque em conta;

5° passo: Depois, role um pouco a tela e clique no botão azul para desativar a conta e siga as próximas instruções

Como desativar o Instagram permanentemente?

A exclusão da sua conta é irreversível, todos os dados serão excluídos e você não poderá recuperá-los, caso você queira manter alguma das suas fotos ou mensagens, é necessário fazer um backup delas antes de excluir sua conta.

No entanto, para desativar o Instagram permanentemente, basta  seguir o passo passo abaixo:

1° passo: Acesse o site do Instagram em um navegador;

2° passo: Depois, faça login da sua conta;

3° passo: Feito isso, procure na sua conta pelas configurações de exclusão;

4° passo: Caso seja solicitado, insira  novamente a sua senha;

5° passo: Selecione o motivo pelo qual você está excluindo a sua conta e clique em “excluir minha conta permanentemente”

6° passo: Após confirmar a exclusão, sua conta será desativada e não será recuperada.

Como desativar o modo temporário do Instagram?

Quem nunca conversou com algo confidencial no Instagram e queria manter aquela conversa no sigilo?  justamente por isso  o Instagram lançou o modo temporário.

O modo temporário serve para exibir temporariamente as mensagens  enviadas pelos usuários no bate papo, desaparecendo automaticamente após serem visualizadas.

Apesar de ser um  recurso exclusivo do direct, é necessário utilizar apenas com pessoas de confiança, pois é possível fazer capturas das conversas ou gravação da tela antes que as mensagens desapareçam.

Entretanto, caso isso aconteça, o próprio Instagram irá te enviar uma notificação informando.

 Para ativar esse recurso, basta abrir uma conversa no direct, depois deslize a tela para cima para ativar o modo temporário.

Contudo,  da mesma forma que o modo temporário foi ativado, ele pode ser desativado, basta deslizar a tela para cima e o recurso será desativado.

7 Motivos para não desativar a sua conta do Instagram

  1. Novas oportunidades;
  2. Credibilidade;
  3. Maior visibilidade;
  4. Novas parcerias;
  5. Maior engajamento e uma melhor conexão com o público;
  6. Acesso à informação e novas tendências;
  7. Networking;

Novas oportunidades

Por possuir um público bastante amplo, o Instagram oferece diversas oportunidades, seja para o seu perfil pessoal ou para o perfil empresarial, por isso é importante desfrutar de todos os recursos que a rede tem a oferecer para não flopar no Instagram.

Com o seu formato visualmente atraente, o Instagram gera altas taxas de engajamento, tornando mais fácil estabelecer uma melhor conexão com os seguidores e estimular as interações do seu público com o seu conteúdo.

Além disso, o Instagram proporciona novas oportunidades para vendas, por isso se o seu objetivo é atrair novos seguidores e potenciais clientes é essencial configurar o seu perfil para comercial e assim ter acesso a recursos como métricas, botões de direcionamento e vendas diretas pelo Instagram.

Sendo assim, desativar o Instagram para quem possui uma empresa pode acabar trazendo problemas para o seu negócio e acabar prejudicando a sua estratégia de marketing.

Credibilidade

O Instagram é uma das plataformas mais influentes e mais utilizadas do mundo, por isso, quando você possui uma presença ativa na rede, aparece nos stories e possui uma alta taxa de engajamento automaticamente você consegue passar uma maior credibilidade.

Além disso, nos dias de hoje a credibilidade é um dos principais fatores que levam alguém a seguir a sua conta, pois a maioria das pessoas buscam por perfis que possuem um grande número de seguidores, muitas curtidas e principalmente que possuem relevância.

Até porque de nada adianta possuir um perfil com muitos seguidores e não ter um conteúdo de qualidade para compartilhar com o público.

Por isso, o ideal para passar uma maior  credibilidade é fortalecer a sua presença com conteúdos relevantes, ser ativo, consistente, estar atento às novas tendências e principalmente oferecer um conteúdo de qualidade para os seus seguidores.

Maior visibilidade

 

Com mais de um bilhão de usuários ativos, não é atoa que o Instagram é uma das redes que mais cresce e mais possui visibilidade no mundo.

Por isso, é essencial otimizar a biografia do Instagram, até porque a biografia é a primeira coisa que os visitantes do seu perfil irão visualizar, sendo assim capricha na sua bio, seja criativo e adicione apenas informações relevantes e necessárias.

Uma outra dica que também pode te ajudar a melhorar a sua visibilidade na rede, é criar vídeos, como: reels, stories ou IGTV, além de ser uma ótima maneira de expandir o seu alcance no Instagram.

Fazer vídeos para o Instagram é fundamental para alcançar o sucesso desejado na plataforma e consequentemente uma maior visibilidade.

Novas parcerias

Quando você é um influenciador digital e possui um Instagram de sucesso, automaticamente você atrai novas parcerias que possibilitam aumentar a sua visibilidade, credibilidade e consequentemente atrair novos seguidores para o seu perfil.

No entanto, as parcerias permitem que você apresente diferentes tipos de conteúdo para o seu público, o que pode mantê-los engajados e interessados.

Além das parcerias serem uma excelente opção para a credibilidade e reputação da sua empresa, são uma oportunidade de aumentar os seus seguidores, por isso, uma boa dica para criar conteúdos relevantes é criar reels.

Os reels são um dos formatos mais utilizados do Instagram e uma excelente opção para expandir o seu alcance.

Entretanto, para melhorar ainda mais o engajamento do seu conteúdo, é fundamental verificar o horário certo para postar o reels do Instagram.

Portanto, antes de publicar o reels no Instagram, verifique o Instagram insights para aumentar o seu engajamento, impulsionar as curtidas e aumentar as interações nas suas postagens.

Maior engajamento e uma melhor conexão com o público

O Instagram é uma plataforma que permite criar uma  conexão com amigos e novas pessoas em todo o mundo.

Sendo assim, desativar a sua conta pode acabar resultando em uma queda de engajamento e na perda da conexão com o seu público.

Por isso, é fundamental permanecer ativo no Instagram e assim estabelecer uma melhor conexão com os seus seguidores e estimular as interações positivas

Acesso à informação e novas tendências

O Instagram é uma fonte de notícias rápidas e tendências, seja na moda, tecnologia, cultura, culinária, entre outros.

Muito mais do que apenas uma rede de interações, o Instagram se tornou um canal de comunicação rápido e totalmente acessível para todos, por isso, é importante se manter ativo, e principalmente se manter atualizado  sobre o que está acontecendo ao redor do mundo.

Networking

Uma das principais funções do Instagram é que a rede oferece diversas possibilidades de se conectar com diversos profissionais.

No entanto, diante de tanto sucesso, algumas pessoas encontram diversas oportunidades de trabalho através da plataforma.

Por isso, se você está iniciando um negócio, uma boa dica é promover a sua empresa no Instagram para expandir o seu alcance e melhorar as suas oportunidades.

Conclusão

Agora que você já sabe o passo a passo completo de como desativar o Instagram 2023, é necessário se atentar caso queira desativar a sua conta permanentemente, pois essa ação pode ser irreversível.

Portanto, Lembre-se que é sempre aconselhável fazer uma cópia de segurança dos seus dados, antes de fazer qualquer alteração permanentemente para não perder nenhum dado importante.