Possuir um nome de usuário adequado e curto no Instagram é fundamental para que as pessoas consigam encontrar o seu perfil de forma mais rápida, prática e para aumentar o engajamento do Instagram.

Logo após o seu lançamento em 2010, o Instagram se tornou um destaque,  tendo mais sucesso entre os jovens na época, contudo ao longo dos anos a rede social passou por diversas mudanças até se tornar o grande sucesso que é atualmente.

Permitindo divulgar trabalhos, compartilhar momentos pessoais e interagir com amigos e seguidores, dentro do perfil de cada usuário do  Instagram existem  diversos outros  itens que são responsáveis por aumentar o engajamento, melhorar a visibilidade e para obter um crescimento de forma orgânica e dentre os seus principais está a bio, a foto do perfil e principalmente o nome de usuário.

O nome do usuário é a forma como as pessoas irão procurar e encontrar o seu perfil, por isso ele deve ser curto e prático, entretanto o Instagram foi lançado há mais de 10 anos e algumas pessoas eram muitos jovens e atualmente desejam alterar o nome do usuário, ou apenas desejam mudar por possui outros objetivos,  porém não sabem como altera-lo.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar  como alterar o nome do usuário do instagram de forma rápida, prática e diversas estratégias para crescer no Instagram.

É possível mudar o nome do Instagram?

Sim. Além de ser prático, é uma forma de ganhar seguidores reais e melhorar o seu engajamento no Instagram.

Também chamado como username, mudar o nome do Instagram pode ser uma forma de causar uma boa impressão, é uma forma de divulgar o seu perfil e fazer com que os clientes associem o seu usuário com a sua marca.

 Além de ser uma maneira mais fácil de fazer com que as pessoas encontrem o seu perfil, é preciso ter em mente que quanto mais curto o seu nome de usuário for, mais fácil será para as pessoas lembrarem  do seu perfil.

Portanto, se você possui uma empresa e deseja mudar o nome do Instagram para que o seu negócio seja lembrado e mais fácil de ser encontrado, é fundamental escolher um nome que faça com que as pessoas lembrem da sua marca. Ex: @nomedamarcadecosméticos.

Como mudar o nome de usuário do Instagram?

 1° passo: Abra o seu Instagram e acesse o seu perfil;

 2° passo: Clique em editar perfil;

3° passo: Clique em nome de usuário e digite o nome que deseja utilizar;

4° passo: Feito isso, clique em concluído.

Se o nome de usuário que você deseja já estiver sendo utilizado por outro perfil, é necessário escolher um novo nome de usuário. Vale ressaltar que você só poderá mudar o nome do usuário do seu Instagram uma vez a cada 14 dias.

Como mudar o nome de usuário mais de 2 vezes?

O Instagram só permite mudar o nome de usuário duas vezes dentro do período de 14 dias, após isso você precisará esperar mais duas semanas para fazer outra mudança.

No entanto, muitas pessoas desejam alterar o nome de usuário, porém possuem dúvidas se pode prejudicar o engajamento, ou o desempenho do perfil.

Até porque quando você muda o nome de usuário, o algoritmo não irá direcionar as buscas para o seu user antigo, sendo assim é necessário ter calma e esperar até que os mecanismos de buscas possam encontrar o novo nome do seu usuário.

Por isso, não é possível mudar o nome de usuário mais de 2 vezes em um curto espaço de tempo, o correto é esperar o período necessário para que a nova alteração te possibilite  ganhar curtidas reais, aumentar os seus seguidores e melhorar o seu engajamento.

Lembre-se de que o nome do usuário alterado deve estar disponível e não pode ter sido usado por outra pessoa, além disso qualquer pessoa que tenha o nome de usuário antigo, não poderá encontrar o seu Instagram, a não ser que você informe o nome do seu novo usuário.

Por que não consigo mudar o nome de usuário no Instagram?

Um dos principais motivos que podem levar as pessoas a não conseguirem mudar o nome dos usuário é o nome do usuário pode está sendo usado por terceiros, caso o  nome do usuário que você escolher já estiver sendo usado, você não poderá utilizá-lo.

Se você mudou o nome do usuário recentemente, provavelmente você não conseguirá mudar antes dos 14 dias de espera, um outro motivo é que caso o nome do usuário viole as políticas do Instagram, ele será rejeitado.

Por isso, é necessário se atentar às regras e políticas do Instagram para não infringi-las e não ter o nome de usuário rejeitado.

Sendo assim, os problemas mais comuns que podem impossibilitar que você mude o nome do seu usuário, são: nome de usuário inapropriado, alteração de nome recentemente, conta bloqueada ou suspensa e problemas técnicos, como problemas no próprio Instagram.

O que acontece se mudar o nome de usuário no Instagram?

Além de ser uma forma de facilitar a busca pelo seu perfil por outros usuários, a alteração é bastante útil em casos de arrependimentos do @ escolhido.

Se você mudar o nome do seu usuário, o novo nome será exibido na página do seu perfil, na parte de marcações e nos comentários que você fizer em outros perfis.

Contudo, os seus seguidores poderão encontrar o seu perfil, porém os links de publicações antigas podem não funcionar quando forem atualizadas, pois o nome antigo é substituído automaticamente pelo novo nome do usuário.

Sendo assim é importante lembrar que se você mudar o nome do seu usuário com muita frequência, pode acabar prejudicando o seu engajamento e dificultando a construção da sua imagem no Instagram.

Por isso, uma boa dica de não flopar no Instagram 2023 é caso queira mudar o seu nome de usuário por não se ajustar mais aos seus objetivos, é necessário mudar apenas uma vez para manter a sua imagem e fortalecer a sua presença.

5 formas de conseguir crescer o seu usuário do Instagram

  1. Organize sua biografia;
  2. Tenha um nome de usuário curto e atrativo;
  3. Invista no reels;
  4. Teste novos conteúdos;
  5. Se destaque dos demais.

Organize sua biografia

A biografia é o primeiro contato que os usuários têm com o seu perfil, é a partir da sua bio que os visitantes decidem seguir ou não a sua conta, por isso é essencial organizar a sua biografia,  e adicionar apenas informações relevantes sobre você ou sua empresa.

Sendo assim, escolha com cuidado as informações que colocará em sua bio para atrair novos seguidores e expandir o seu alcance, além disso, você pode adicionar emojis, chamadas para ação e hashtags.

Entretanto, a biografia também pode ser usada para promover os seus produtos, serviços e links, por isso, você deve utilizar a bio como uma forma de aumentar a credibilidade do seu negócio através da sua bio e utilize apenas informações essenciais e relevantes para chamar a atenção do  público.

Tenha um nome de usuário curto e atrativo

O nome de usuário é a forma como as pessoas encontram o seu perfil no Instagram, entretanto é importante ter em mente que o nome do seu usuário precisa ser curto, os seus seguidores precisam entender o nome do usuário logo de primeira sem precisar que soletre.

Sendo assim, o seu nome de usuário precisa ser prático e fácil de ser encontrado  para que os seus seguidores se lembrem da sua marca e do seu perfil, por isso opte por nomes simples e sem muitos números e sem muitas palavras, o ideal é optar apenas pelo nome e sobrenome.

Entretanto, caso já tenha algum usuário com o mesmo nome que o seu, você pode adicionar números para diferenciar, sendo assim pense no seu público na hora de criar o seu número e seja criativo.

Invista no reels

Atualmente o reels é um dos formatos mais populares do Instagram, além de ser uma excelente estratégia para impulsionar o seu negócio e expandir o seu alcance na rede, é uma forma de gerar mais engajamento e melhorar a visibilidade do seu perfil.

De acordo com site Sebrae.com o reels tem potencial para alcançar 675 milhões de pessoas, isso porque a depender do sucesso do seu conteúdo, o seu vídeo pode viralizar e aparecer no explorar podendo até alcançar o dobro de visualizações na rede.

No entanto, uma boa dica para aumentar as suas visualizações, atrair novos seguidores e impactar novos usuários é sempre verificar  qual o melhor horário para  postar o reels para alcançar o sucesso do seu negócio.

Sendo assim, invista em conteúdos relevantes, verifique o Instagram insights, seja criativo e fale a língua do seu público, ou seja, verifique o que o seu público mais consome no seu perfil e utilize a seu favor.

Teste novos conteúdos

Uma das principais formas de crescer no Instagram e conquistar novos públicos é testar novos conteúdos, ou seja, invista em carrossel, publique vídeos nos stories ou no feed, faça sorteios, promoções, lives e publique dicas, depoimentos e tutoriais.

Sendo assim, promova interações, mostre os bastidores da sua empresa e divulgue novidades relacionadas ao seu negócio.

O Instagram possui diversos recursos, por isso uma boa dica para melhorar o seu engajamento é testar novos conteúdos desde os vídeos nos stories, até reels  no feed para garantir uma melhor visibilidade e um maior engajamento e não esqueça das lives.

Se destaque dos demais

Se você possui um negócio, ou apenas deseja uma maior visibilidade no Instagram é essencial se destacar entre os demais, ou seja, utilize fotos atrativas, publique nos melhores horários, publique nos stories diariamente e invista nos reels.

Portanto, tenha uma comunicação clara, humanize a sua marca, e tenha qualidade nos seus conteúdos para melhorar os seus resultados e se destacar entre os demais.

Conclusão

Em suma, alterar o nome do usuário no Instagram é bastante simples e prático, você pode mudar o seu nome em menos de 1 minuto, basta ir no seu perfil, adicionar o nome que desejar, depois adicione todas as nossas dicas em prática para melhorar os seus resultados e alcançar o sucesso no Instagram.