O Instagram tornou-se uma plataforma fundamental para empresas, influenciadores e diversas pessoas se conectarem com o seu público.

Entretanto, com tantos recursos, os stories são um dos que  mais se destacam e é uma das formas mais eficazes de interagir com os seguidores e principalmente aumentar o engajamento.

No entanto, apesar dos stories por si só já possuírem um grande alcance, o recurso de enquetes é uma das formas mais valiosas de coletar informações dos seus seguidores, entender as emoções do seu público ou simplesmente para criar uma conexão mais profunda com a sua audiência.

Contudo, nem todas as enquetes são iguais, uma boa enquete precisa ser relevante, envolvente e o mais importante interessante para o seu público, entretanto nem sempre é fácil criar novas enquetes para entreter os seguidores e melhorar o engajamento no Instagram.

Por isso, se você ainda não sabe como aproveitar e criar novas enquetes para aumentar o engajamento do seu Instagram, neste artigo vamos explorar as 7 melhores enquetes para você aplicar na sua estratégia.

As 7 Melhores enquetes para o Instagram 2023

  1. Faça um quiz perguntando as preferências dos seus seguidores
  2. Faça perguntas para obter feedbacks, ex: Estão gostando do conteúdo?
  3. Estimule a interação com perguntas de sim ou não
  4. Pergunte o que os seus seguidores gostariam de ver no Instagram
  5. Faça comparativos de produtos
  6. Grave os bastidores da empresa e crie enquetes relacionadas
  7. Faça perguntas aos seus seguidores sobre assuntos que estão em alta.

O que são enquetes no Instagram?

As enquetes são recursos interativos nos stories que podem ser utilizados para fazer perguntas e coletar feedbacks dos seus seguidores.

Além de ser uma excelente forma de interagir com o seu público e obter opiniões sobre diversos assuntos, as enquetes também podem ser usadas estrategicamente para ganhar mais seguidores e aumentar a relevância do seu perfil.

No entanto, quando o assunto é aumentar o engajamento do seu negócio, as enquetes são uma ferramenta valiosa para pedir e receber feedback, conhecer melhor os interesses do seu público e interagir e se aproximar dos seus clientes.

Portanto, as enquetes podem ser personalizadas de acordo com as preferências dos usuários, ao criar uma enquete é possível personalizar a pergunta e fornecer duas opções de resposta, além disso, é possível ajustar a duração da enquete, escolhendo um tempo limite de 24 horas ou 1 hora e você ainda pode ir acompanhado os resultados em tempo real.

Por que utilizar enquetes no Instagram 2023?

Um dos principais motivos para utilizar as enquetes é que elas são uma ótima maneira de interagir com seus seguidores e ouvir suas opiniões.

 Ao criar enquetes, você pode envolver seus seguidores e fazer com que se sintam parte da comunidade. Isso ajuda a aumentar o engajamento e fortalecer o relacionamento com seu público.

Além disso, você pode descobrir o que eles preferem e adaptar suas estratégias de acordo com as preferências e gostos dos seus seguidores.

Outra vantagem das enquetes no Instagram é que elas são fáceis de usar e acessíveis para todos.

Isso significa que qualquer pessoa que tenha uma conta no Instagram pode criar uma enquete em poucos passos simples. Isso torna as enquetes uma ferramenta poderosa tanto para grandes marcas quanto para influenciadores digitais ou pequenos negócios.

No entanto, em 2023, é esperado que o Instagram continue a crescer em popularidade. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, a plataforma oferece um enorme potencial para alcançar novos públicos e expandir sua base de seguidores. Ao usar enquetes no Instagram, você pode aproveitar essa audiência para obter insights valiosos e fortalecer sua presença online.

Dessa forma, usar enquetes no Instagram em 2023 é uma forma inteligente e eficaz de engajar seu público, obter feedback e promover seu conteúdo ou produtos.

Para ter boas enquetes, é bom ter bons conteúdos no Instagram, e para motivar a interação, aumentar as curtidas e seguidores é essencial

Passo a passo de como fazer uma enquete no Instagram

1° passo: Vá até o seu Instagram e clique no ícone da câmera

2° passo: Depois, crie ou selecione alguma foto ou vídeo da sua galeria

3° passo: Após isso, deslize a tela para cima e abra o menu de adesivos

4º passo: Feito isso, selecione a opção de enquete 

5° passo: Após selecionar a opção de enquete, basta digitar a sua pergunta  e adicionar em seus stories

6° Após publicar a sua enquete em seus  stories, é hora de acompanhar os seus resultados e saber quem votou e como votou.

Lembre-se que as enquetes são temporárias e só ficam visíveis por até 24 horas, após isso as respostas não estarão mais disponíveis, portanto lembre-se de verificar os resultados antes que desapareçam.

Como acompanhar os resultados de uma enquete no Instagram?

Para acompanhar os resultados de uma enquete no Instagram, siga os seguintes  passos:

  1. Faça login na sua conta do Instagram no aplicativo móvel.
  2. Toque no ícone da sua foto de perfil localizado no canto inferior direito para acessar o seu perfil.
  3. Deslize para a esquerda ou toque no ícone das três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu.
  4. Role para baixo e toque em “Estatísticas”.
  5. Na seção “Publicações”, encontre a postagem que contém a enquete que você deseja acompanhar. Toque nele para abrir os detalhes.
  6. Deslize para cima na tela para visualizar todas as estatísticas da postagem, incluindo o número de visualizações, likes, comentários e os resultados da enquete.

Vale ressaltar que os resultados da enquete só estarão disponíveis se a postagem tiver mais de 10 votos. Além disso, você só poderá ver as estatísticas das suas próprias postagens e das postagens em que tenha permissão para ver as estatísticas (como as de contas comerciais).

Como colocar música na enquete no Instagram?

Para adicionar música na sua enquete e deixá-la ainda mais interativa e divertida, basta seguir os seguintes passos:

1° passo: Vá até o seu Instagram e clique em adicionar stories

2° passo: Depois de escolher alguma imagem da galeria, ou tirar a foto na hora, deslize a tela para cima e clique em enquete

3° passo: Faça uma pergunta na enquete e deslize a tela para cima e selecione a opção de música

4° passo: Toque em música e escolha a música que gostaria de adicionar em seu storie

5° passo: Após adicionar a música, basta clicar na opção adicionar storie e pronto.

8 Dicas de conteúdos para colocar na enquete do Instagram

  1. Opiniões sobre novos produtos e serviços;
  2. Escolhas de estilos
  3. Antecipação de Eventos
  4. Decisões de Reforma
  5. Competição de produtos
  6. Preferências de conteúdos
  7. Perguntas sobre hobbies ou interesses
  8. Sugestões de Melhorias.

Opiniões sobre novos produtos e serviços

Utilize as enquetes como uma forma de dar aos seus seguidores de compartilhar suas opiniões sobre seus novos produtos ou serviços, além de ser uma forma de fornecer insights valiosos, é também uma forma de fazer com que os seus seguidores se sintam valorizados.

Até porque, quando você pede a opinião dos seus seguidores você mostra que valoriza seus pensamentos e opiniões e isso ajuda a construir um relacionamento mais próximo, aumentando assim a fidelidade a sua marca.

Escolhas de estilos

Se você trabalha com moda ou design, uma excelente idéia de conteúdo para enquete é perguntar aos seus seguidores, qual o estilo é o favorito deles, isso pode ser bastante útil para avaliar a sua popularidade de seus produtos e ainda saber quais as preferências dos seus seguidores.

Além de ser uma forma de aumentar o engajamento do seu perfil, as enquetes sobre escolhas de estilos podem ajudar a tomar decisões sobre o seu conteúdo, as tendências a serem seguidas e até mesmo para o planejamento de marketing do seu Instagram. 

Antecipação de Eventos

Se você é um influenciador digital e tem um evento chegando, crie uma enquete perguntando o que os seus seguidores gostariam de ver no evento, além de ser uma forma de gerar engajamento, é uma forma de gerar expectativa e interesse dos seus seguidores, aumentando a probabilidade de antecipação e engajamento durante o evento.

Decisões de Reforma

Para quem está passando por uma reforma, seja em sua casa, ou no seu apartamento, uma boa dica, caso você tenha dúvidas de como decorar o seu lar, basta abrir uma enquete  e pedir a opinião dos seguidores sobre móveis, sobre pintura, entre outros.

Competição de Produtos

A competição de produtos, é uma excelente estratégia para saber quais as preferências dos seus seguidores e principalmente para entretê-los com os produtos.

Sendo assim, apresente dois produtos e peça aos seus seguidores para escolher o seu favorito, além disso as enquetes sobre competição de produtos podem servir para identificar as tendências, gerar conteúdo, melhorar a visibilidade do seu perfil e produto e ajudar na tomada de decisões estratégicas.

Preferências de conteúdos

Se você tem dúvidas de quais tipos de conteúdos os seus seguidores mais gostam através de enquetes, ex: você pode perguntar se eles preferem mais conteúdos em vídeos, fotos ou conteúdos em carrossel.

Caso preferir, você pode tirar suas próprias conclusões através do Instagram insights, onde é possível verificar o desempenho da sua atividade e verificar quais conteúdos possuem mais engajamento e qual o conteúdo o seu  público mais consome no seu perfil.

Perguntas sobre hobbies ou interesses

Uma excelente forma de conhecer melhor os seus seguidores e até criar conexões é fazer uma enquete perguntando quais os hobbies do seu público , pois além de ser uma forma de ajudar a personalizar melhor o seu conteúdo, é uma maneira de criar um relacionamento com os seguidores.

Sendo assim, quando você conhece os hobbies e interesses do seu público, você consegue usar esses insights para promover produtos e serviços e ainda ajuda a melhorar a sua estratégia.

Sugestões de melhorias

Se você possui um negócio e deseja saber no que deve melhorar, basta criar uma enquetes perguntando quais sugestões de melhorias são necessárias para melhorar o seu produto, serviço, ou até mesmo o seu conteúdo.

Isso mostra que você valoriza a opinião dos seus seguidores e está sempre em busca de melhorias para melhor atendê-los.

Conclusão

Agora que você já sabe como utilizar as enquetes de forma estratégica para melhorar o seu engajamento e a visibilidade do seu perfil, não tem erro para não utilizar hoje mesmo nos seus stories e impulsionar o seu perfil.

 

Portanto, as enquetes oferecem diversas opções divertidas e envolventes para os usuários, basta utilizar todas as nossas dicas acima e promover o engajamento do seu Instagram.