O reels se tornou um dos principais recursos do Instagram, lançado em 2019, o reels foi criado com o intuito de criar vídeos curtos e atrativos  para aumentar o engajamento dos usuários e para gerar novas oportunidades.

Atualmente, o reels é uma das ferramentas mais utilizadas do Instagram, simplesmente porque com ele você consegue criar vídeos profissionais com conteúdos curtos e envolventes.

Além disso, você consegue criar tutorias de forma mais dinâmica e o melhor de tudo consegue vender o seu produto e transmitir uma mensagem para o seu público de forma mais clara.

Sendo assim, saber como viralizar vídeos no reels  e criar conteúdos relevantes é fundamental para alcançar o sucesso e ter mais autoridade no Instagram.

Se você quer aprender algumas dicas e estratégias valiosas para viralizar vídeos no reels do Instagram, continue lendo.

Como viralizar os vídeos no reels Instagram?

Viralizar no reels do Instagram pode parecer uma atividade muito difícil, mas a verdade é que você só precisa saber utilizar estratégias eficazes e assertivas para aumentar o número de visualizações e assim expandir o seu alcance.

Contudo, para que seus vídeos viralizem é fundamental seguir o que está em alta, ou seja, seguir as tendências do Instagram que consiste em trends do momento, como: algum tema que esteja em alta, ou até mesmo músicas.

 

Sendo assim, uma ótima dica para viralizar no reels é dar aquela conferida  na concorrência ou no que os influenciadores digitais estão publicando.

 

7 Dicas de como viralizar no reels Instagram

  • Saber o horário certo para postar no reels
  • Seguir as tendências do Instagram;
  • Utilizar áudios em alta no reels;
  • Utilize palavras chaves;
  • Tenha uma boa qualidade no reels;
  • Mostre os bastidores da sua empresa.
  • Não publique vídeos com a marca d’água de outros aplicativos 

1° Dica: Escolher o horário certo para postar no reels

Um dos principais fatores que levam a viralização do vídeo reels  e que muitos influenciadores com sucesso no Instagram utilizam ao seu favor é postar no horário certo em que o seu público está ativo, até porque são os horários de picos que mais gera engajamento.

Contudo, para saber qual o melhor horário funciona para você, é necessário utilizar o Instagram para empresas, e a partir disso, conferir os Insights, onde você terá acesso aos horários em que os seus seguidores estão ativos e a outras informações sobre o seu público.

Portanto, antes de qualquer postagem, não esqueça de verificar o Instagram Insights.

2° Dica: Seguir as tendências do Instagram

Utilize as tendências do Instagram, como vídeos de humor, tutoriais, e os assuntos que estão em alta, visto que o algoritmo do Instagram tende a aumentar o seu alcance dos conteúdos que estão em alta.

Quando o assunto é viralizar, os challenges são excelentes para isso, se o seu objetivo é crescer no Instagram e ganhar mais curtidas, os challenges são uma das maiores tendências e os mais utilizados na rede, assim como vídeos de humor e os próprios tutoriais também.

3° Dica: Utilizar áudios em alta

99,9 % das pessoas ouvem música como um entretenimento, inspiração e como uma forma de concentração, entretanto adicionar músicas em seus reels, é uma ótima estratégia de marketing para viralizar na rede.

Principalmente, se for músicas que estão em alta, pois isso irá proporcionar a sua aparição na lista de perfis que estão utilizando as músicas em alta.

No entanto, para saber quais músicas estão em alta, basta dá uma olhada no explorar, e verificar os reels que possuem  mais engajamento, sendo assim é sempre bom antes de fazer algumas postagem verificar o explorar ou fazer uma busca dos áudios que estão em alta.

4° Dica: Utilize palavras chaves

Utilizar palavras chaves são como uma forma de direcionar melhor o seu conteúdo, você pode utilizá-las na legenda do vídeo ou até nas hashtags, por isso selecione as palavras chaves de acordo com o seu vídeo para atrair mais seguidores para o seu perfil.

As palavras chaves fazem parte do SEO do Instagram, elas além de otimizarem o seu conteúdo, também conseguem atrair muitas pessoas e seguidores para a sua conta através do seu reels. 

São essas palavras chaves que conseguem mostrar para o algoritmo do Instagram que o seu conteúdo é otimizado para aumentar o seu engajamento, e sucessivamente o seu crescimento. 

5° Dica: Tenha uma boa qualidade no reels

De acordo com as diretrizes do Instagram, vídeos com baixa qualidade ou vídeos borrados possuem o alcance reduzido, justamente porque o algoritmo do Instagram prioriza vídeos com uma boa qualidade, com uma boa iluminação e sem ruídos.

Sendo assim, para ter mais autoridade e um melhor alcance verifique o ambiente, a iluminação, e a resolução da câmera, assim o seu conteúdo terá muito mais chances de ganhar o público e conquistar novos seguidores.

Vale ressaltar que não deve publicar  vídeos com a marca d’água do TikTok, pois o Instagram pode reduzir o alcance do seu conteúdo para os seus seguidores.

6° Dica: Mostre os bastidores da sua empresa

Para quem possui o negócio mostrar os bastidores da sua empresa, pode ser uma excelente oportunidade para alavancar as suas vendas e gerar mais credibilidade para o seu negócio.

Já foi comprovado que na maioria das vezes, as pessoas compram de quem passa confiança e de quem ela possui uma identificação.

 Digamos que você possui uma empresa de cosméticos, porém só posta fotos dos seus produtos, não interage com os seus seguidores, não responde o direct e não passa credibilidade.

Isso faz com que os usuários, automaticamente deixem de te seguir, ou deixem de comprar o seu produto, por isso é fundamental criar reels mostrando os bastidores da sua empresa e gerando credibilidade para o seu negócio.

Além de ser uma excelente forma de fortalecer a imagem do seu negócio, você consegue alcançar o sucesso no Instagram.

7° Dica: Não publique vídeos com a marca d’água de outros aplicativos 

Se o seu intuito é impulsionar o reels é imprescindível não reciclar vídeos com a marca d’água de outros aplicativos.

Pois além de ser prejudicial para o desempenho do seu vídeo, pode limitar o alcance do seu reels e consequentemente fazer com que você perca o seu engajamento.

 

Além disso, o objetivo do reels é ser uma ferramenta voltada exclusivamente para a criação de conteúdos originais e não para reprodução de vídeos criados de outros aplicativos.

 

Sendo assim,  caso for publicar conteúdos de outros aplicativos não esqueça de remover a marca d ‘água e verificar a qualidade dos vídeos.

 

Por isso, uma boa dica para remover a marca d’água é utilizar aplicativos específicos para isso, como o snaptik.

O snaptik é um aplicativo que permite baixar vídeos do Tik Tok sem a marca d’água e com uma excelente qualidade, disponível para android e ios, o aplicativo é ideal para quem deseja compartilhar seus vídeos no Instagram sem perder a qualidade, de forma gratuita e sem logotipo.

O que é Reels?

Os Reels são um formato de vídeos curtos, semelhante ao tik tok, possui no máximo 90 segundos e permite criar e compartilhar vídeos com os usuários do Instagram.

 

Possuindo diversas ferramentas  de edição, efeitos e músicas, o reels te possibilita criar vídeos divertidos, criativos e interativos, permitindo mostrar a personalidade da sua marca, gerando  identificação e assim criando uma conexão com os usuários.

 

Além de ser um dos recursos mais utilizados do Instagram, o reels possui um poder incrível de atrair novos seguidores, aumentar a sua visibilidade na rede e expandir o seu alcance.

 

Portanto, se o seu objetivo é melhorar a visibilidade do seu perfil, utilizar essa ferramenta pode ser valioso e totalmente estratégico para o seu negócio.

Como foi criado o Reels Instagram?

O reels faz parte de toda a história do Instagram, e hoje é considerado um grande marco da rede social, tendo sido criado em 2019, o Reels foi lançado globalmente em agosto de 2020 com o intuito de competir com os recursos do tik tok.

No entanto, a ferramenta do reels surgiu a partir de um antigo recurso chamado cenas e inicialmente os vídeos só possuíam apenas 15 segundos de duração.

 

Contudo, diante de tanto sucesso do reels e recursos que foram implementados ao longo dos anos, atualmente a ferramenta  possui até 1 minuto de duração.

 

E tem como objetivo gravar conteúdos atrativos, exclusivos, criativos, tutoriais e diversas outras possibilidades, como: challenges, filtros e áudios em alta, além disso o reels é uma das principais características do Instagram e tem se tornado cada vez mais popular entre os usuários.

 

Como funciona o algoritmo do Reels?

O algoritmo do reels funciona basicamente de acordo com a relevância do seu vídeo, ou seja, quanto mais curtidas, engajamento e relevância o seu conteúdo tiver, mais o seu vídeo será exibido para os seus seguidores e usuários da plataforma.

 

Entretanto, primeiro o algoritmo classifica os conteúdos com base nas preferências e comportamentos de navegação.

 

O algoritmo também leva em consideração fatores como: popularidade, engajamento, tempo de exibição e compartilhamento de vídeos para determinar quais vídeos que serão exibidos no explorar.

 

Portanto, uma boa dica para  usar o algoritmo do Instagram a seu favor é criar vídeos relevantes e com boa qualidade para o algoritmo identificar que os seus posts possuem autoridade e assim expandir o seu alcance na rede.

Como fazer meu vídeo reels aparecer no explorar?

Fazer vídeos reels aparecer no explorar nem sempre é uma tarefa tão fácil, entretanto existem algumas estratégias que podem te ajudar, como: produzir vídeos profissionais, utilizar hashtags relevantes e compartilhe com outros usuários.

Uma das maiores vantagens do explorar é que esse recurso possui o poder de promover o seu negócio e o seu perfil para potenciais clientes.

Por isso, diversas empresas que possuem o desejo de crescer no Instagram querem aparecer nessa aba tão importante.

No entanto, para investir no explorar você vai precisar de muito mais do que apenas criar conteúdos de qualidade, até porque para aparecer no explorar você precisa se dedicar e principalmente investir em : hashtags relevantes, incentivar a interação e escolher o melhor horário para as suas postagens.

Sendo assim, utilize a geolocalização, defina seu nicho e não esqueça de investir em relevância e principalmente qualidade para aumentar a sua visibilidade e assim obter mais chances de aparecer no explorar.

Qual a influência do Reels para a sua empresa?

O Instagram é utilizado por bilhões de usuários diariamente, e é uma das melhores redes para estabelecer uma proximidade com o seu público.

Já o reels possui uma enorme influência nessa plataforma, visto que as pessoas estão sempre buscando algo novo todos os dias, principalmente nos vídeos reels que é onde os usuários mais pesquisam.

Na maioria das vezes os usuários pesquisam por vídeos que mostram produtos, serviços e facilitem a sua compra, nesse sentido utilizar o reels é extremamente benéfico e essencial para o sucesso do seu negócio.

Isso significa que quanto mais pessoas buscam por produtos e serviços, melhor será a visibilidade do seu vídeo, entretanto, um outro ponto que pode influenciar diretamente na sua visibilidade é a quantidade de seguidores que você possui no perfil.

Todos nós sabemos que não é tão fácil crescer no Instagram, porém existem alguns métodos que podem facilitar o seu processo, que é a compra de seguidores.

Atualmente, comprar seguidores no Instagram se tornou uma das práticas mais comuns e mais utilizadas por diversas empresas e pessoas que desejam aumentar os seus seguidores e crescer no Instagram.

Além de ser totalmente segura e eficaz, é necessário que os seguidores sejam reais e brasileiros para obter engajamento na sua conta, uma outra dica é antes da compra, verifique se o site é seguro.

Sites seguros, emitem nota fiscal mediante o pagamento e entregam o serviço de forma imediata, sendo assim, invista no seu reels e na compra de seguidores para aumentar as visualizações do seu reels e principalmente para melhorar o seu engajamento.

Quantos reels posso fazer por dia?

Se o seu desejo é aumentar o seu engajamento, é recomendável postar reels pelo menos uma vez ao dia.

Isso  porque quantidade não significa qualidade, ou seja, de nada adianta você publicar vários vídeos em seu feed, se não possui qualidade.

Por isso, para melhorar a sua visualizações no reels o ideal é focar na qualidade e não na quantidade, priorize postar conteúdos relevantes, criar conteúdos voltados para as tendências do Instagram.

E não esqueça de  sempre verificar o Instagram insights para saber quais vídeos estão tendo mais engajamento e melhor resultado.

Como monetizar o reels no Instagram?

Para ter direito a monetizar o seu perfil, você precisa ser um criador de conteúdo, possuir uma empresa, e ter pelo menos 5 mil seguidores na sua conta.

No entanto, é necessário seguir alguns pequenos requisitos que incluem  possuir um perfil público e ativo, ter uma conta verificada, o perfil deve ser comercial e não ter histórico de penalidades por uso indevido do Instagram.

Sendo assim, existem duas formas para ganhar dinheiro com o reels do Instagram que pode ser através das suas visualizações que o próprio Instagram pode te remunerar e outra é através de parcerias e publicidades com marcas.

Afinal, quem nunca viu uma foto, ou um vídeo reels com o selo de parceria paga ou #publi?

 Isso é uma das formas de monetizar o seu reels, além dessas publicidades trazer dinheiro para o seu Instagram, traz outros benefícios, como o fortalecimento da sua imagem ou marca e traz muito mais visibilidade para o seu perfil.

Como não flopar o vídeos reels do Instagram?

Flopar é um termo utilizado nas redes sociais que basicamente significa fracassar, ou seja, quando um vídeo não viraliza, as pessoas utilizam esse termo para representar algum tipo de fracasso.

No entanto, para não flopar no vídeo reels, basta criar conteúdos que viralizam, criar conteúdos relevantes, divertidos que entretenha os seus seguidores e o mais importante não utilizar vídeos de outra rede com a marca d’água 

Se você deseja atrair novos seguidores e interações para o seu vídeo reels, preste bastante atenção nessas dicas para não flopá-los, e lembre-se abuse e use da sua criatividade, ela será responsável pelo seu destaque na rede.  

O que devo fazer para criar vídeos criativos no Reels?

O Primeiro é escolher um tema interessante e relevante para o seu público, depois escolha uma música que combine com o tema e que esteja em alta.

 

Terceiro passo invista em conteúdos de humor e entretenimento, segundo pesquisas 90% do público do Instagram tende a consumir conteúdos com bom humor e conteúdos que agregam algum valor.

 

Quarto passo utilize legendas em seus vídeos reels além de ser uma maneira de inclusão, também é uma forma de acessibilidade aos usuários impossibilitados de ouvir o seu vídeo no momento.

 

Quinto passo se você possui o desejo de se tornar influenciador digital não deve esquecer de caprichar na capa do seu reels e não esqueça de remover a marca d’água de outros aplicativos.

 

Portanto, para criar vídeos criativos no reels você só precisa de dedicação e utilizar as estratégias corretas para não perder a qualidade e nem a relevância do seu conteúdo.

Quais são as Hashtags mais populares para viralizar no reels?

Utilizar hashtags populares é uma das principais maneiras para viralizar no reels, por isso, pense muito além dos seus seguidores e pense em quais outros públicos você deseja atingir.

Sendo assim, utilize hashtags populares para atrair novos públicos e obter mais engajamento para o seu perfil.

 Entretanto é necessário utilizar hashtags de acordo com o seu nicho, ex: se você for um criador de conteúdo e o seu nicho for maquiagem, você pode utilizar hashtags adequadas para isso.

10# mais populares para viralizar no reels do Instagram

Existem vários tipos de hashtags dentro do Instagram, dependendo do seu nicho você pode utilizar a hashtag mais pesquisada do seu segmento, e para isso basta buscar no campo de pesquisa do Instagram.

Dentro do Instagram existem algumas hashtags que são tão virais, que independente do nicho que você atue, ela consegue te trazer resultados, pois há diversos usuários pesquisando simultaneamente com frequência por essas hashtags. 

Contudo, para te auxiliar nesse processo, trouxemos as hashtags mais populares para viralizar no reels, confiram:

  • #reels;
  • #viral;
  • #explore;
  • #foryou.
  • #love
  • #tbt;
  • #followme;
  • #instafollow;
  • #photo;
  • #like

O ideal é que você opte pelas opções mais populares e conhecidas, assim, você terá muito mais chances de viralizar.

Quais são as novas atualizações do reels no Instagram?

O Instagram está em constante atualização, e com o reels não seria diferente, além de possuir uma maior praticidade e agilidade, o reels vem passando por várias atualizações para melhorar cada vez mais a experiência dos usuários nessa ferramenta.

No entanto, para você se atentar as novidades, trouxemos as principais atualizações do reels, confiram:

  • Responder comentários com o reels ( umas das melhores novidades do reels é a possibilidade de responder os comentários nas postagens do vídeo reels, possibilitando uma maior interação com os seus seguidores)
  • Maior tempo ( Antes o reels só permitia vídeos  de apenas 15 segundo,  depois passou para 30 segundos, hoje em dia é possível gravar vídeos de  até 60 segundos, oferecendo um maior tempo para você transmitir sua mensagem, apresentar os seus serviços e produtos.)

Conclusão

Em suma, viralizar no reels não é tão difícil como muitos pensam, pelo contrário, pode se tornar um processo totalmente fácil e rápido utilizando todas essas dicas e estratégias que citamos acima.

 

Agora que você já sabe as melhores dicas e estratégias para viralizar no reels, está na hora de colocá-las em prática no seu Instagram e começar a ter um perfil atrativo de sucesso, atraindo novos seguidores através da ferramenta reels.

 

Lembre-se que é importante pensar em conteúdos criativos e relevantes para os seus seguidores e principalmente investir em qualidade e não apenas em quantidade, pois com tantos usuários na rede social, os conteúdos criativos e com qualidades se destacam como um grande diferencial.

 

Portanto, com dedicação, planejamento e seguindo todas nossas dicas e estratégias, é possível crescer no Instagram, viralizar no reels e expandir o seu alcance dentro dessa rede social,